Pular para o conteúdo principal

cantora irlandesa no “Pub JP 2”

Uma iniciativa no espírito de João Paulo II


ROMA, sexta-feira, 4 de março de 2011 (ZENIT.org)

 O desfile de carnaval romano atraiu milhares de pessoas às ruas na fria tarde de ontem. A Via del Corso foi finalmente coberta por confetes coloridos -um privilégio reservado aos pedestres só nessa noite.
Havia centenas de jovens reunidos perto da majestosa Basílica de São Carlos, cuja cúpula, que pode ser vista da colina da Trinità dei Monti, parece ser maior do que a da Basílica de São Pedro. Algumas pessoas pareciam saber para onde iam; outras, porém, as observavam enquanto caminhavam pelo Vicolo del Grottino, que começa perto da igreja.
Sob a direção de Vicolo del Grottino 3b , encontramos subterrâneos estilosos sob a poderosa basílica, reformados como clubes especiais para jovens. As portas se abriram e os turistas foram recebidos pelo som poderoso do rock. Isso impressionou inclusive um grupo de turistas de língua inglesa, que, curioso, tentou descer as escadas velhas que levam aos calabouços, iluminadas com velas. Mas o seu guia romano gentilmente levou o grupo de volta a um bar das proximidades.
O badalado clube JP2 é uma iniciativa da pastoral da juventude católica de Roma. Este espaço aberto foi criado em sintonia com o espírito de João Paulo II, que apreciava a cultura da juventude, a música, o espírito informal e amistoso como um terreno no qual cultivar os apóstolos o futuro. O elegante Grotto possui uma atmosfera agradável e, desta vez, os organizadores do clube JP2 conseguiram convidar a cantora e missionária irlandesa Maeve Heaney. Eles contaram com Maeve Heaney e sua banda para apresentar no palco "Música ao vivo, Maeve Heaney e a oração de longa distância em concerto", como anunciado no site http://www.gpdue.it. Normalmente, o show começaria por volta das 21h, segundo explicou o diretor do programa.
Jovens que servem cerveja, sucos e paninis romanos com profissionalismo e amor são todos voluntários. Generosamente, estão dispostos a realizar este serviço, depois das aulas ou do trabalho. As pessoas costumam ficar no pub até de madrugada. Na entrada, são discretamente colocados adesivos e panfletos. Muitas cadeiras também são espalhadas por todo o grotto. Pouco mais de 180 pessoas estiveram lá para ouvir um concerto na tarde do sábado, explicaram os funcionários a ZENIT. No entanto, eles queriam fazer "mais publicidade" deste evento.
Durante essa tarde, Maeve Heaney cantou suas músicas com todo o seu ser. Lá, as músicas e letras que ela havia escolhido despertaram o desejo de mais, a sede de vida e de amor, a sede de Deus. O público estava muito emocionado. Alguns cantavam e dançavam; a música fluía e fazia as paredes poderosas da basílica vibrarem, paredes que abraçam o sustentam o grotto de JP2.
Para Maeve Heaney, que tem participado das diversas Jornadas Mundiais da Juventude, essa tarde foi uma maneira de realizar a sua missão.
Maeve Heaney, doutora em Teologia, trabalhou por muitos anos no mundo fascinante da música como uma ponte até Deus. "É uma ponte que acolhe todos os que estão afastados da Igreja", disse a ZENIT. Certamente, a música é algo que toca a pessoa em todo o seu ser. "Se sua mente bloqueia e reprime uma experiência vivida, a música pode alcançar os sentimentos e chegar ao fundo", disse com um sorriso.
"O que significa isso?", perguntamos. Mas após horas de show, Maeve simplesmente se referiu à publicação de seu primeiro livro, "A música como prática teológica". Trata da questão das "dimensões da música contemporânea como meio para alcançar a fé". Com a publicação da sua tese de doutorado, que foi aceita pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Maeve Heaney quer dar um novo impulso ao ministério de evangelização através da música. "Deus quer conquistar os corações e é capaz disso, também através da música", explicou Maeve. Esta é a sua convicção, este é o sentido de sua jornada com a música. "A música alcança e penetra diretamente o coração da pessoa; é como o amor de Deus, que quer simplesmente tocar a vida das pessoas diretamente."
(Angela Reddemann)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque chamamos as pessoas de "senhor" ou "senhora"?

Rodrigo Lavôr No Rio, quando você chama alguém de "senhor" ou "senhora" é comum que as pessoas te respondam: "deixa de ser formal. O Senhor ou a Senhora estão no Céu!". Trate-me de "você"! Bem, não deixa de ser bonito, dado que "você" é abreviação de "vossa mercê". Porém, por desconhecimento da raiz latina da palavra "senhor", perdemos muitas vezes a oportunidade de receber um grande elogio. "Senhor" vem de "dominus, i", o que significa: senhor, dono. Antigamente, se dizia "senhor" e "senhora" a toda pessoa a qual se desejava dizer: "você é dono (a) de si mesmo (a)", ou seja, você é uma pessoa madura, que tem "self mastery" ou uma pessoa muito virtuosa porque tem areté (= virtude, no grego). Sendo assim, não percamos a oportunidade de deixar que nos chamem "senhores de nós mesmos" quando acharmos que as coisas, de fato, são assim. Não tem nada a

25 de março - fundação da primeira Congregação Mariana no mundo.

25 de março - solenidade da Anunciação do Senhor (Nossa Senhora da Anunciação) fundação da primeira Congregação Mariana no mundo Roma, 1563. "Roma e o Colégio Romano estavam fadados para o berço da primeira Congregação própriamente Mariana, cuja fundação Deus reservara a um jesuíta belga: o pe. Leunis. Em 1563 reunia este Padre, no princípio semanalmente, depois cada dia, aos pés de Nossa Senhora, os seus discípulos e muitos que não o eram, orando todos à Ssma. Virgem, e ouvindo a seguir uma breve leitura espiritual. Nos Domingos e Festas cantavam-se ainda as Vésperas solenes. Um ano depois, em 1564 eram já setenta os congregados e davam-se as primeiras Regras, cujo teor em resumo era: Fim primário: progresso na sólida piedade e no cumprimento dos próprios deveres, sob a proteção e com a ajuda da Virgem Ssma. Meios: confissão semanal, ouvir Missa cada dia, rezar o Rosário, e fazer outras orações do Manual. Nos dias de aula, depois desta, um quarto de hora de meditação, e ou

Um olhar por trás da controvérsia da Eucaristia da JMJ Lisboa

  por Filipe d'Avillez 11 de agosto de 2023 . 14h08     Enquanto a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa termina, o debate persiste sobre algumas decisões litúrgicas tomadas durante o festival de uma semana realizado para peregrinos católicos de todo o mundo.  O Papa Francisco disse que Lisboa foi a Jornada Mundial da Juventude mais bem organizada que ele já viu como papa, mas alguns católicos estão criticando, com polêmica nas redes sociais sobre o tratamento da Eucaristia em Lisboa.  A Eucaristia reservada em uma tenda na Jornada Mundial da Juventude, na forma prescrita pela Fundação Jornada Mundial da Juventude. Crédito: MN. Havia dois pontos principais de discórdia. Uma delas tem a ver com a cibória usada numa missa ligada à Jornada Mundi