Pular para o conteúdo principal

A Igreja Católica em Decadência ?

Vito Nunziante*


A palavra Igreja Católica envolve vários significados: uma construção dedicada ao culto, um lugar onde se ora ou realizam reuniões, elementos reunidos no seguimento de Cristo sob a orientação do ...

A palavra Igreja Católica envolve vários significados: uma construção dedicada ao culto, um lugar onde se ora ou realizam reuniões, elementos reunidos no seguimento de Cristo sob a orientação do Papa ou a instituição religiosa que tem por fundador Jesus Cristo sob a presidência do Papa, sucessor do Apóstolo Pedro.

No entanto, quando os adversários fazem referência a ela, quase sempre se referem à última  identificação, exatamente à instituição divina, a única indefectível.

Não poucas vezes ouve-se dizer que a Igreja Católica, baseados em números fornecidos pelas pesquisas, está em decadência.

Trata-se de conclusões pura e simplesmente superficiais de quem não percebeu ainda que a Igreja Católica, em sua trajetória milenar, busca não tanto aumentar o número dos seguidores de Cristo mas, acima de tudo, evangelizar e fazer com que os homens vivam e pratiquem o anúncio da Boa Nova segundo a mensagem de Jesus Cristo seu Fundador, que se preocupa com a qualidade mais que com a quantidade.

Neste contexto, não faz alarde das conquistas e, menos ainda, das deserções. Ela faz o anúncio deixando a responsabilidade, de segui-la ou não, aos ouvintes.

Ante esta constatação, temos de admitir de que a mídia, provavelmente ficará alheia às conversões entre os hindus e de inteiras comunidades na Polônia, ao reaproximar-se de grupos como Luteranos, Metodistas, Presbiterianos e anglicanos formando o CONIC – Conselho das Igrejas Cristãs e outras mais. Não será a mídia a divulgar o fervor da Fé católica que sobreviveu à perseguição comunista do bloco soviético ou que sobrevive como fogo sob as cinzas em Países ateus ou anticristãos.

Assim mesmo, volta e meia, mostra ao mundo os seus heróis a fim de estimular a emulação em todas as épocas. Quem não se lembra da irmã Dulce que entregou sua vida no cuidado aos pobres e doentes? Por acaso ficou no esquecimento dona Zilda Arns que doou seu tempo às crianças abandonadas do Brasil e do mundo? Que dizer da freira Edith Stein martirizada por insensatos usurpadores da justiça e dos direitos alheios? São os frutos dessa Igreja que, segundo São Pio X, será sempre perseguida como adiantou o Rabi da Galiléia.

A esta altura diríamos que não é a Igreja Católica que está em decadência e sim a Sociedade. O ser humano que está deixando a racionalidade para aderir ao animalesco.  Pior ainda, realiza atos que nem mesmo as bestas teriam coragem de realizar quando, com requinte de crueldade: mata inocentes e indefesos; os pais matam seus próprios filhos, filhos eliminando friamente seus próprios pais.

A Igreja lembra e ensina de não roubar e não mentir, de respeitar e amar seu semelhante, mas os homens preferem passar os outros para trás ou transformá-los em escravos e objetos de um simples  prazer que satisfaça seus instintos. Estão aviltando os valores humanos e divinos.

Enquanto persiste uma voz a condenar o mal, esta é a Igreja viva ultrapassando os milênios.



(*) Vito Nunziante é Congregado mariano,
Ministro extraordinário da Sagrada Comunhão,
membro da Pastoral do Batismo e
Presidente da Região Norte da Federação das Congregações Marianas
da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

publicado em Caritatis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque chamamos as pessoas de "senhor" ou "senhora"?

Rodrigo Lavôr No Rio, quando você chama alguém de "senhor" ou "senhora" é comum que as pessoas te respondam: "deixa de ser formal. O Senhor ou a Senhora estão no Céu!". Trate-me de "você"! Bem, não deixa de ser bonito, dado que "você" é abreviação de "vossa mercê". Porém, por desconhecimento da raiz latina da palavra "senhor", perdemos muitas vezes a oportunidade de receber um grande elogio. "Senhor" vem de "dominus, i", o que significa: senhor, dono. Antigamente, se dizia "senhor" e "senhora" a toda pessoa a qual se desejava dizer: "você é dono (a) de si mesmo (a)", ou seja, você é uma pessoa madura, que tem "self mastery" ou uma pessoa muito virtuosa porque tem areté (= virtude, no grego). Sendo assim, não percamos a oportunidade de deixar que nos chamem "senhores de nós mesmos" quando acharmos que as coisas, de fato, são assim. Não tem nada a

25 de março - fundação da primeira Congregação Mariana no mundo.

25 de março - solenidade da Anunciação do Senhor (Nossa Senhora da Anunciação) fundação da primeira Congregação Mariana no mundo Roma, 1563. "Roma e o Colégio Romano estavam fadados para o berço da primeira Congregação própriamente Mariana, cuja fundação Deus reservara a um jesuíta belga: o pe. Leunis. Em 1563 reunia este Padre, no princípio semanalmente, depois cada dia, aos pés de Nossa Senhora, os seus discípulos e muitos que não o eram, orando todos à Ssma. Virgem, e ouvindo a seguir uma breve leitura espiritual. Nos Domingos e Festas cantavam-se ainda as Vésperas solenes. Um ano depois, em 1564 eram já setenta os congregados e davam-se as primeiras Regras, cujo teor em resumo era: Fim primário: progresso na sólida piedade e no cumprimento dos próprios deveres, sob a proteção e com a ajuda da Virgem Ssma. Meios: confissão semanal, ouvir Missa cada dia, rezar o Rosário, e fazer outras orações do Manual. Nos dias de aula, depois desta, um quarto de hora de meditação, e ou

Um olhar por trás da controvérsia da Eucaristia da JMJ Lisboa

  por Filipe d'Avillez 11 de agosto de 2023 . 14h08     Enquanto a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa termina, o debate persiste sobre algumas decisões litúrgicas tomadas durante o festival de uma semana realizado para peregrinos católicos de todo o mundo.  O Papa Francisco disse que Lisboa foi a Jornada Mundial da Juventude mais bem organizada que ele já viu como papa, mas alguns católicos estão criticando, com polêmica nas redes sociais sobre o tratamento da Eucaristia em Lisboa.  A Eucaristia reservada em uma tenda na Jornada Mundial da Juventude, na forma prescrita pela Fundação Jornada Mundial da Juventude. Crédito: MN. Havia dois pontos principais de discórdia. Uma delas tem a ver com a cibória usada numa missa ligada à Jornada Mundi