Pular para o conteúdo principal

Santa Sé reitera que católicos não podem ser maçons

 Imagem da basílica de São Pedro ??

Basílica de São Pedro, no Vaticano. Imagem ilustrativa. | dade72/Shutterstock

O Dicastério para a Doutrina da Fé da Santa Sé reafirmou ontem (15) que católicos não podem ser maçons.

Documento assinado pelo papa Francisco e pelo prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, dom Victor cardeal Fernández, foi escrito em resposta ao bispo de Dumaguete, Filipinas, dom Julito Cortes, que expressou preocupação com o número crescente de católicos em sua diocese que participam da maçonaria e pediu sugestões sobre como responder pastoralmente.

A resposta do dicastério, emitida na segunda (13), apela a “uma estratégia coordenada” envolvendo todos os bispos do país para promover a catequese “em todas as paróquias sobre as razões da irreconciliabilidade entre a fé católica e a maçonaria”.

Os maçons são a maior sociedade secreta mundial juramentada. A maçonaria promove ideias e rituais incompatíveis com a fé católica, incluindo o indiferentismo, ou a posição de que uma pessoa pode agradar a Deus enquanto permanece em qualquer religião, e o conceito deísta de um “Grande Arquiteto do Universo”.

O documento da Santa Sé reafirma que “aqueles que estão formal e conscientemente inscritos em Lojas Maçônicas e que abraçaram os princípios maçônicos” enquadram-se nas disposições da “Declaração sobre Associações Maçônicas” da Igreja Católica publicada em 1983 sob o pontificado de são João Paulo II.

A declaração de 1983, assinada pelo cardeal Joseph Ratzinger, futuro papa Bento XVI, quando era prefeito da então Congregação para a Doutrina da Fé, declara que os católicos que “pertencem às associações maçônicas estão em estado de pecado grave e não podem aproximar-se da Sagrada Comunhão”.

O novo documento do Dicastério para a Doutrina da Fé esclarece ainda que estas medidas “também se aplicam a quaisquer clérigos inscritos na maçonaria”.

O dicastério convida os bispos nas Filipinas a considerarem fazer uma declaração pública sobre o ensinamento da Igreja sobre a maçonaria.

“A adesão à maçonaria é muito significativa nas Filipinas; envolve não apenas aqueles que estão formalmente inscritos em lojas maçônicas, mas, de forma mais geral, um grande número de simpatizantes e associados que estão pessoalmente convencidos de que não há oposição entre a adesão à Igreja Católica e às lojas maçônicas”, diz o documento do dicastério.

“No nível doutrinal, deve recordar-se que a adesão ativa à maçonaria por parte de um fiel é proibida devido à inconciliabilidade entre a doutrina católica e a maçonaria”, acrescenta.

 

fonte: ACIDIGITAL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque chamamos as pessoas de "senhor" ou "senhora"?

Rodrigo Lavôr No Rio, quando você chama alguém de "senhor" ou "senhora" é comum que as pessoas te respondam: "deixa de ser formal. O Senhor ou a Senhora estão no Céu!". Trate-me de "você"! Bem, não deixa de ser bonito, dado que "você" é abreviação de "vossa mercê". Porém, por desconhecimento da raiz latina da palavra "senhor", perdemos muitas vezes a oportunidade de receber um grande elogio. "Senhor" vem de "dominus, i", o que significa: senhor, dono. Antigamente, se dizia "senhor" e "senhora" a toda pessoa a qual se desejava dizer: "você é dono (a) de si mesmo (a)", ou seja, você é uma pessoa madura, que tem "self mastery" ou uma pessoa muito virtuosa porque tem areté (= virtude, no grego). Sendo assim, não percamos a oportunidade de deixar que nos chamem "senhores de nós mesmos" quando acharmos que as coisas, de fato, são assim. Não tem nada a

25 de março - fundação da primeira Congregação Mariana no mundo.

25 de março - solenidade da Anunciação do Senhor (Nossa Senhora da Anunciação) fundação da primeira Congregação Mariana no mundo Roma, 1563. "Roma e o Colégio Romano estavam fadados para o berço da primeira Congregação própriamente Mariana, cuja fundação Deus reservara a um jesuíta belga: o pe. Leunis. Em 1563 reunia este Padre, no princípio semanalmente, depois cada dia, aos pés de Nossa Senhora, os seus discípulos e muitos que não o eram, orando todos à Ssma. Virgem, e ouvindo a seguir uma breve leitura espiritual. Nos Domingos e Festas cantavam-se ainda as Vésperas solenes. Um ano depois, em 1564 eram já setenta os congregados e davam-se as primeiras Regras, cujo teor em resumo era: Fim primário: progresso na sólida piedade e no cumprimento dos próprios deveres, sob a proteção e com a ajuda da Virgem Ssma. Meios: confissão semanal, ouvir Missa cada dia, rezar o Rosário, e fazer outras orações do Manual. Nos dias de aula, depois desta, um quarto de hora de meditação, e ou

Um olhar por trás da controvérsia da Eucaristia da JMJ Lisboa

  por Filipe d'Avillez 11 de agosto de 2023 . 14h08     Enquanto a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa termina, o debate persiste sobre algumas decisões litúrgicas tomadas durante o festival de uma semana realizado para peregrinos católicos de todo o mundo.  O Papa Francisco disse que Lisboa foi a Jornada Mundial da Juventude mais bem organizada que ele já viu como papa, mas alguns católicos estão criticando, com polêmica nas redes sociais sobre o tratamento da Eucaristia em Lisboa.  A Eucaristia reservada em uma tenda na Jornada Mundial da Juventude, na forma prescrita pela Fundação Jornada Mundial da Juventude. Crédito: MN. Havia dois pontos principais de discórdia. Uma delas tem a ver com a cibória usada numa missa ligada à Jornada Mundi