Pular para o conteúdo principal

Conheça a história do pedaço da Bíblia fundido nos escombros do 11 de setembro


  

Há vinte e dois anos, os bombeiros encontraram fragmentos da Bíblia incrustados em peças de aço derretido nos escombros dos ataques terroristas de 11 de Setembro no World Trade Center de Nova Iorque.

 Este ataque terrorista foi o que São João Paulo II chamou de "um dia negro na história da humanidade". 

Em 30 de março de 2002, quando os escombros do World Trade Center emergiram, os bombeiros encontraram fragmentos da Bíblia literalmente “incrustados” nas telhas e alertaram um fotógrafo próximo.  

Quando o fotógrafo Joel Meyerowitz viu a descoberta, ficou surpreso ao descobrir que as páginas incrustadas no aço fundido eram passagens do Sermão da Montanha:

 "Olho por olho e dente por dente. Mas eu digo a você: não resista ao maligno. Em vez disso, se alguém lhe bater na face direita, ofereça a outra também ".

Algum tempo depois, o fotógrafo entregou a obra no 9/11 Memorial Museum, em Nova York, onde ainda pode ser vista pelos visitantes. 

 “Este pedaço da Bíblia, queimado e coberto de escombros, foi-me entregue pelas mãos amorosas de um bombeiro que sabia que eu era o guardião do Marco Zero”, disse Maelowitz em 2015. num e-mail vindo de  Itália.  “Quando abri a  Bíblia em suas páginas, fiquei surpreso e percebi que a mensagem da Bíblia é atemporal e cada geração deve interpretar seus ensinamentos de acordo com suas necessidades”, disse ele.  

 O ataque  

 Em 11 de setembro de 2001, a organização terrorista Al Qaeda sequestrou quatro aviões de passageiros nos Estados Unidos. Dois dos aviões atingiram as torres gêmeas do World Trade Center, destruindo completamente os edifícios.  

Os terroristas sequestram mais dois aviões, um dos quais bate em uma das paredes do Pentágono na Virgínia, e o outro avião é pilotado pelos terroristas na tentativa de colidir com a Casa Branca em Washington, D.C.  

O ataque matou cerca de 3.000 pessoas  e feriu outras 6.000.  

O local das Torres Gêmeas  foi renomeado como Marco Zero, um termo arquitetônico para o local onde começa um projeto para toda a cidade. 

O Papa Bento XVI visitou-o em Abril de 2008 para rezar pelas vítimas desta tragédia. 

No dia 25 de setembro de 2015, o Papa Francisco também visitou o monumento durante a sua visita apostólica aos Estados Unidos. “Este é um lugar onde  choramos, onde choramos pela dor que vem com o sentimento de impotência contra a injustiça e o fratricídio, diante da incapacidade de resolver as diferenças através do diálogo”, disse o Papa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Pouca Quantidade de [Católicos] que São Salvos

  por São Leonardo de Porto Maurício, OFM*   Este sermão é logicamente dividido em duas partes. A primeira demonstra que a maioria dos católicos é condenada, e é baseada na revelação, tradição, opinião de teólogos eruditos, bem como "razão, experiência e senso comum dos fiéis". A segunda é mais especulativa, na qual São Leonardo avança a proposição, que não ouvi raramente (e que eu mesmo afirmei), de que as pessoas só são condenadas se quiserem. Considero que isso seja possivelmente errôneo. A segunda também contém uma proposição evidentemente falsa, pelo menos em uma leitura óbvia. Portanto, embora contenha muito que é admirável, omiti essa parte da discussão. De qualquer forma, deve-se notar ao ler o texto que o Santo está preocupado apenas em discutir católicos aqui, pois é da fé que todos os que morrem como não católicos são condenados; portanto, quando ele usa a palavra "cristão", deve-se estar ciente de que ele está se referindo apenas ...

Porque chamamos as pessoas de "senhor" ou "senhora"?

Rodrigo Lavôr No Rio, quando você chama alguém de "senhor" ou "senhora" é comum que as pessoas te respondam: "deixa de ser formal. O Senhor ou a Senhora estão no Céu!". Trate-me de "você"! Bem, não deixa de ser bonito, dado que "você" é abreviação de "vossa mercê". Porém, por desconhecimento da raiz latina da palavra "senhor", perdemos muitas vezes a oportunidade de receber um grande elogio. "Senhor" vem de "dominus, i", o que significa: senhor, dono. Antigamente, se dizia "senhor" e "senhora" a toda pessoa a qual se desejava dizer: "você é dono (a) de si mesmo (a)", ou seja, você é uma pessoa madura, que tem "self mastery" ou uma pessoa muito virtuosa porque tem areté (= virtude, no grego). Sendo assim, não percamos a oportunidade de deixar que nos chamem "senhores de nós mesmos" quando acharmos que as coisas, de fato, são assim. Não tem nada a...

Arcebispo funda a Ordem das Virgens em Fortaleza e já há três candidatas

  As candidatas à ordem das virgens Samara Marcolino, Vitória Vasconcelos e Roberta Moreira com a madre Bernadete, dom Gregório Paixão e padre Evaristo Marcos | Arquidiocese de Fortaleza     Por Natalia Zimbrão 24 de mai de 2024 às 13:29    O arcebispo de Fortaleza (CE), dom Gregório Paixão, publicou o decreto de fundação da Ordo Virginum (Ordem das Virgens) em sua arquidiocese, que já tem três candidatas. O decreto foi assinado na segunda-feira (20), dia da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja. “Achei bastante inspirada essa data, porque a ordem das virgens é realmente uma resposta à...