Pular para o conteúdo principal

Que sacrário mais esquisito!

A pomba era bonitinha? Até que era. Mas pelamor… será que não dá pra esses artistas sacros deixarem um pouco a vaidade de lado, o desejo de querer imprimir seu próprio estilo e fazer algo “diferente” (ou melhor, ESQUISITO), colocando seu talento de forma mais humilde a serviço da fé?
Um fiel entra na casa de Deus, qual a primeira coisa que ele procura? O dono da casa, Jesus. Tal presença precisa estar em local evidente, sem chance para equívocos. É demais para que um sacrário se pareça com um sacrário e não com…

…a caixa mágica do Mister M (1).

…o olho de Sauron (2).

…a taça Fifa (3).

…a caixa de correio dos Flintstones (4).

…um “troço” (5).




Depois de admirar tanta belezura, reparem o que o Catecismo diz sobre o sacrário:

“1379. […] por isso que o sacrário deve ser colocado num lugar particularmente digno da igreja; deve ser construído de tal modo que sublinhe e manifeste a verdade da presença real de Cristo no Santíssimo Sacramento.”
 
Como está dito, o sacrário deve, com sua estética, manifestar a presença real e divina de Cristo no Santíssimo Sacramento. Ora, o que poderia cumprir melhor essa função do que uma PANELA DE BARRO? É isso mesmo!


Todos os sacrários que apesentamos acima são ma-ra-vi-tos-cos, mas o prêmio Sacrário Mondrongo vai para… A “Panebicha Caipira”, da capela dos Jesuítas, no Centro Loyola de Fé e Cultura, em Goiânia. Contemplem:



Uma panela de barro fazendo as vezes de sacrário: genial! Como o Vaticano não teve essa ideia antes, colocando, sei lá, um escorredor de macarrão como sacrário (espaguete… Itália… sacaram?)? Por fim, a echarpe de seda dá um toque de sofisticação discreta, um ar de “mona da roça” todo especial. Parabéns!


Na Bíblia, apenas para guardar as pedras da Lei, Deus encomendou a Moisés uma arca  ricamente adornada.
O que vocês acham que Deus Pai pensa ao ver os homens depositando o Sacratíssimo Corpo de Seu Filho em recipientes tão prosaicos?


E nem venham com papo furado de manjedoura. Deus Pai, e em Sua infinita sabedoria, achou bom fazer nascer o Menino Jesus em um abrigo de animais. Mas você, tendo uma casa, se Santa Maria e São José batessem em sua porta, você teria mesmo a cara de pau de hospedá-los no quintal, junto com os cachorros? Ou lhes daria ou melhor quarto da casa?


Por falar em pobreza, vejamos o que dizia São Francisco de Assis:


“Consideremos todos nós clérigos o grande pecado e ignorância que alguns manifestam  com relação ao santíssimo corpo e sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo e  seu santíssimo nome. (…) Onde quer que o santíssimo corpo e sangue de  Nosso Senhor Jesus Cristo for conservado de modo inconveniente ou  simplesmente deixado em alguma parte, que o tirem dali para colocá-lo e encerrá-lo num lugar ricamente adornado.”
- Carta a todos os clérigos
“E se em alguma parte o corpo do Senhor estiver sendo conservado muito pobremente, reponham-no em lugar ricamente adornado e ali o guardem cuidadosamente encerrado segundo as determinações da  Igreja, levem-no sempre com grande respeito e ministrem-no com muita  discrição.”
- Carta I – A todos os custódios
Toda religião conhece o poder dos símbolos, mas nas últimas décadas os líderes da Igreja Católica parecem que querem dar um tiro no pé. Estão empobrecendo o simbolismo místico católico de forma assombrosa, e isso atinge de forma drástica a evangelização. Constroem igrejas que parecem prédios comerciais, esvaziam e vulgarizam a liturgia e  relativizam a importância do hábito eclesiástico (tirando a visibilidade do sacerdote no mundo).


Quem quiser aprofundar esse tema, recomendamos os artigos:
A força dos símbolos“, do site da Arquidiocese de São Paulo (clicar em “Editorial”);
O esvaziamento da Igreja Católica“, do blog do André Brandalise.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque chamamos as pessoas de "senhor" ou "senhora"?

Rodrigo Lavôr No Rio, quando você chama alguém de "senhor" ou "senhora" é comum que as pessoas te respondam: "deixa de ser formal. O Senhor ou a Senhora estão no Céu!". Trate-me de "você"! Bem, não deixa de ser bonito, dado que "você" é abreviação de "vossa mercê". Porém, por desconhecimento da raiz latina da palavra "senhor", perdemos muitas vezes a oportunidade de receber um grande elogio. "Senhor" vem de "dominus, i", o que significa: senhor, dono. Antigamente, se dizia "senhor" e "senhora" a toda pessoa a qual se desejava dizer: "você é dono (a) de si mesmo (a)", ou seja, você é uma pessoa madura, que tem "self mastery" ou uma pessoa muito virtuosa porque tem areté (= virtude, no grego). Sendo assim, não percamos a oportunidade de deixar que nos chamem "senhores de nós mesmos" quando acharmos que as coisas, de fato, são assim. Não tem nada a

25 de março - fundação da primeira Congregação Mariana no mundo.

25 de março - solenidade da Anunciação do Senhor (Nossa Senhora da Anunciação) fundação da primeira Congregação Mariana no mundo Roma, 1563. "Roma e o Colégio Romano estavam fadados para o berço da primeira Congregação própriamente Mariana, cuja fundação Deus reservara a um jesuíta belga: o pe. Leunis. Em 1563 reunia este Padre, no princípio semanalmente, depois cada dia, aos pés de Nossa Senhora, os seus discípulos e muitos que não o eram, orando todos à Ssma. Virgem, e ouvindo a seguir uma breve leitura espiritual. Nos Domingos e Festas cantavam-se ainda as Vésperas solenes. Um ano depois, em 1564 eram já setenta os congregados e davam-se as primeiras Regras, cujo teor em resumo era: Fim primário: progresso na sólida piedade e no cumprimento dos próprios deveres, sob a proteção e com a ajuda da Virgem Ssma. Meios: confissão semanal, ouvir Missa cada dia, rezar o Rosário, e fazer outras orações do Manual. Nos dias de aula, depois desta, um quarto de hora de meditação, e ou

Um olhar por trás da controvérsia da Eucaristia da JMJ Lisboa

  por Filipe d'Avillez 11 de agosto de 2023 . 14h08     Enquanto a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa termina, o debate persiste sobre algumas decisões litúrgicas tomadas durante o festival de uma semana realizado para peregrinos católicos de todo o mundo.  O Papa Francisco disse que Lisboa foi a Jornada Mundial da Juventude mais bem organizada que ele já viu como papa, mas alguns católicos estão criticando, com polêmica nas redes sociais sobre o tratamento da Eucaristia em Lisboa.  A Eucaristia reservada em uma tenda na Jornada Mundial da Juventude, na forma prescrita pela Fundação Jornada Mundial da Juventude. Crédito: MN. Havia dois pontos principais de discórdia. Uma delas tem a ver com a cibória usada numa missa ligada à Jornada Mundi