Pular para o conteúdo principal

O que o Papa Francisco fará por esta portuguesa confusa e desesperançada no Sábado Santo


Por Marta Jiménez

 
 
ROMA, 26 Fev. 15 / 03:51 pm (ACI).-

Helena Lobato, uma pintora da diocese do Setúbal (Portugal), escreveu uma carta ao Papa Francisco quando atravessava uma etapa de confusão e desesperança em sua vida. A sua surpresa foi grande quando recebeu uma resposta na qual o Santo Padre a convidava a participar da Vigília Pascal do Sábado Santo.
 
Na carta enviada a esta mulher, assinala a agência portuguesa Ecclesia, o Papa Francisco indica que “a luz” chega pelo Batismo, dirigindo-lhe o convite para participar da missa mais importante do calendário litúrgico, para ser batizada.
 
 
“O Papa transmitiu-me que iria rezar por mim para que essa luz chegasse à minha vida”, afirma.
 
“Eu estive cerca de dois meses para aceitar de coração o convite que o Santo Padre me dirigiu”, acrescenta Helena.
 
Faz um tempo Lobato via uma reportagem na televisão que resumia o primeiro ano do pontificado de Francisco e decidiu escrever-lhe contando as suas dúvidas e o desespero que atravessava nessa época de sua vida.
 
“Via as grandes causas que ele tinha abraçado, os resultados nas vidas das pessoas que tinham sido tocadas por ele. De repente, afastei as tintas e os pincéis e, dei por mim a escrever uma carta ao Papa”, explica Lobato.
 
A mulher assegura que escreveu a carta entre lágrimas “uma maneira muito particular, muito chorada”, a partir não tanto da cabeça, mas do coração. “Perguntei se o Santo Padre de alguma maneira poderia, na sua oração com Deus, pedir que ele desse uma luz a pessoas como eu”, recorda.
 
“Só depois de colocar a carta no correio é que me dei conta do que tinha feito”, explica Lobato, acrescentando que apenas queria compartilhar a sua angústia e que não esperava uma resposta. A carta da Papa foi certamente uma surpresa.
 
A pintora faz agora a sua preparação para o batismo na paróquia da Cova da Piedade da Almada, Portugal, onde o pároco a convidou para frequentar um grupo de catequese para adultos.
 
Na noite do sábado santo, na Vigília Pascal, Helena Lobato estará em Roma, diante do Papa Francisco para receber o batismo e terá a seu lado o Padre José Gil Pinheiro, pároco da sua nova comunidade cristã e seu padrinho de batismo.
 
A Vigília Pascal é uma Missa que comemora a Ressurreição de Jesus e ocorre na noite do Sábado Santo. É a celebração litúrgica mais importante, mais bela e mais extensa. Está carregada de uma grande quantidade de simbolismos como o fogo, a luz e a água. Nesta ocasião também é de costume batizar os catecúmenos que esperam o sacramento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Pouca Quantidade de [Católicos] que São Salvos

  por São Leonardo de Porto Maurício, OFM*   Este sermão é logicamente dividido em duas partes. A primeira demonstra que a maioria dos católicos é condenada, e é baseada na revelação, tradição, opinião de teólogos eruditos, bem como "razão, experiência e senso comum dos fiéis". A segunda é mais especulativa, na qual São Leonardo avança a proposição, que não ouvi raramente (e que eu mesmo afirmei), de que as pessoas só são condenadas se quiserem. Considero que isso seja possivelmente errôneo. A segunda também contém uma proposição evidentemente falsa, pelo menos em uma leitura óbvia. Portanto, embora contenha muito que é admirável, omiti essa parte da discussão. De qualquer forma, deve-se notar ao ler o texto que o Santo está preocupado apenas em discutir católicos aqui, pois é da fé que todos os que morrem como não católicos são condenados; portanto, quando ele usa a palavra "cristão", deve-se estar ciente de que ele está se referindo apenas ...

Porque chamamos as pessoas de "senhor" ou "senhora"?

Rodrigo Lavôr No Rio, quando você chama alguém de "senhor" ou "senhora" é comum que as pessoas te respondam: "deixa de ser formal. O Senhor ou a Senhora estão no Céu!". Trate-me de "você"! Bem, não deixa de ser bonito, dado que "você" é abreviação de "vossa mercê". Porém, por desconhecimento da raiz latina da palavra "senhor", perdemos muitas vezes a oportunidade de receber um grande elogio. "Senhor" vem de "dominus, i", o que significa: senhor, dono. Antigamente, se dizia "senhor" e "senhora" a toda pessoa a qual se desejava dizer: "você é dono (a) de si mesmo (a)", ou seja, você é uma pessoa madura, que tem "self mastery" ou uma pessoa muito virtuosa porque tem areté (= virtude, no grego). Sendo assim, não percamos a oportunidade de deixar que nos chamem "senhores de nós mesmos" quando acharmos que as coisas, de fato, são assim. Não tem nada a...

Arcebispo funda a Ordem das Virgens em Fortaleza e já há três candidatas

  As candidatas à ordem das virgens Samara Marcolino, Vitória Vasconcelos e Roberta Moreira com a madre Bernadete, dom Gregório Paixão e padre Evaristo Marcos | Arquidiocese de Fortaleza     Por Natalia Zimbrão 24 de mai de 2024 às 13:29    O arcebispo de Fortaleza (CE), dom Gregório Paixão, publicou o decreto de fundação da Ordo Virginum (Ordem das Virgens) em sua arquidiocese, que já tem três candidatas. O decreto foi assinado na segunda-feira (20), dia da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja. “Achei bastante inspirada essa data, porque a ordem das virgens é realmente uma resposta à...