Pular para o conteúdo principal

Conectados, ativos e fiéis: o perfil dos jovens da JMJ

 

 


 Francisco Borba



Desde 1987, quando foram criadas por João Paulo II, as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) se tornaram o maior evento internacional do catolicismo contemporâneo. Mais do que isso, elas são a representação mais emblemática do novo catolicismo do mundo globalizado e pós-moderno.

Reunindo centenas de milhares de jovens de diferentes países, elas combinam a capilaridade e a vida comunitária tradicionais da Igreja das paróquias e pequenas comunidades com a comunicação pela Internet, o Facebook e o Twitter, unindo jovens de países diferentes numa rede mundial que dá novo sentido e alcance ao termo católico (que vem do grego e significa “universal”).

Pouca gente tem noção da fantástica organização envolvida numa JMJ. Começa com o convite e a capacidade de envolver os jovens, em suas comunidades de origem, numa aventura internacional, que não deixa de ser cara e com muito menos atrativos lúdicos que uma viagem de férias convencional.

Atravessar o mundo para ver um velho papa? Para passar uma noite acordado em uma vigília de oração ao ar livre, cercado de milhares de outros jovens igualmente e desconfortavelmente instalados? Mesmo com o entusiasmo juvenil, é forçoso reconhecer que estamos diante de um grande ideal e de uma admirável capacidade de mobilização.

Depois temos a organização no país. Um evento de massa que supera Copas do Mundo, voltado a jovens (o que sempre aumenta a preocupação e a responsabilidade da organização). Mas o que mais impressiona, para quem conhece as JMJ, são as chamadas “pré-jornadas”, um evento que acontece na semana anterior à jornada propriamente dita, na qual estes milhares de jovens se espalham pelo país-sede, acolhidos em casas de família, conhecendo a realidade social e cultural do país, interagindo com jovens e famílias locais. Aqui se vê o diferencial de uma experiência religiosa e comunitária, nestas milhares de famílias que acolhem voluntária e gratuitamente os peregrinos de outros países e nos novos relacionamentos que nascem desta experiência de acolhida e convivência.

Nasce daí um novo tipo de católico. Ele é fiel à convivência e à militância em pequenas comunidades, tem uma religiosidade fortemente marcada pela afeição ao papa e pela boa formação doutrinal. Mas também está conectado às novas mídias, é capaz de rapidamente se comunicar e criar ocasiões de agregação com outros como ele, conhece e se movimenta com desenvoltura na cultura juvenil pós-moderna, com suas tribos e sua fluidez.

Pierre-Yves Gomez é professor universitário em Lyon e articulista do jornal “Le Monde”, membro da Comunidade Emanuel, um destes novos movimentos católicos que está no coração das JMJs.

Analisando as recentes manifestações políticas na França, que chegaram a reunir mais de 1 milhão de pessoas em Paris, vê claramente a influência desta nova juventude católica.

Assim como os R$ 0,20 no Brasil, foi um detalhe que gerou as manifestações: a lei de aprovação do “casamento gay”, visto como um gesto demagógico de um governo que não conseguia enfrentar os problemas da maioria da população. Mas esta fagulha gerou uma onda de indignação moral que sacudiu a França, com a mesma rapidez e espontaneidade das manifestações de junho e julho no Brasil. E, no caso francês, a jovem militância católica, agindo de forma autônoma e usando as novas mídias, teve um papel fundamental.

AS JMJs são mais que um grande evento de massa. Num mundo individualista e em crise, são escolas de vivência comunitária, de ação solidária e em rede, de busca de sentido e de protagonismo juvenil. São uma demonstração de como a Igreja Católica consegue se reinventar e permanecer atual, sem perder sua tradição e seus valores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque chamamos as pessoas de "senhor" ou "senhora"?

Rodrigo Lavôr No Rio, quando você chama alguém de "senhor" ou "senhora" é comum que as pessoas te respondam: "deixa de ser formal. O Senhor ou a Senhora estão no Céu!". Trate-me de "você"! Bem, não deixa de ser bonito, dado que "você" é abreviação de "vossa mercê". Porém, por desconhecimento da raiz latina da palavra "senhor", perdemos muitas vezes a oportunidade de receber um grande elogio. "Senhor" vem de "dominus, i", o que significa: senhor, dono. Antigamente, se dizia "senhor" e "senhora" a toda pessoa a qual se desejava dizer: "você é dono (a) de si mesmo (a)", ou seja, você é uma pessoa madura, que tem "self mastery" ou uma pessoa muito virtuosa porque tem areté (= virtude, no grego). Sendo assim, não percamos a oportunidade de deixar que nos chamem "senhores de nós mesmos" quando acharmos que as coisas, de fato, são assim. Não tem nada a

25 de março - fundação da primeira Congregação Mariana no mundo.

25 de março - solenidade da Anunciação do Senhor (Nossa Senhora da Anunciação) fundação da primeira Congregação Mariana no mundo Roma, 1563. "Roma e o Colégio Romano estavam fadados para o berço da primeira Congregação própriamente Mariana, cuja fundação Deus reservara a um jesuíta belga: o pe. Leunis. Em 1563 reunia este Padre, no princípio semanalmente, depois cada dia, aos pés de Nossa Senhora, os seus discípulos e muitos que não o eram, orando todos à Ssma. Virgem, e ouvindo a seguir uma breve leitura espiritual. Nos Domingos e Festas cantavam-se ainda as Vésperas solenes. Um ano depois, em 1564 eram já setenta os congregados e davam-se as primeiras Regras, cujo teor em resumo era: Fim primário: progresso na sólida piedade e no cumprimento dos próprios deveres, sob a proteção e com a ajuda da Virgem Ssma. Meios: confissão semanal, ouvir Missa cada dia, rezar o Rosário, e fazer outras orações do Manual. Nos dias de aula, depois desta, um quarto de hora de meditação, e ou

Um olhar por trás da controvérsia da Eucaristia da JMJ Lisboa

  por Filipe d'Avillez 11 de agosto de 2023 . 14h08     Enquanto a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa termina, o debate persiste sobre algumas decisões litúrgicas tomadas durante o festival de uma semana realizado para peregrinos católicos de todo o mundo.  O Papa Francisco disse que Lisboa foi a Jornada Mundial da Juventude mais bem organizada que ele já viu como papa, mas alguns católicos estão criticando, com polêmica nas redes sociais sobre o tratamento da Eucaristia em Lisboa.  A Eucaristia reservada em uma tenda na Jornada Mundial da Juventude, na forma prescrita pela Fundação Jornada Mundial da Juventude. Crédito: MN. Havia dois pontos principais de discórdia. Uma delas tem a ver com a cibória usada numa missa ligada à Jornada Mundi