Pular para o conteúdo principal

Assunção de Maria reflete nosso destino...

... afirma o Papa Bento XVI

VATICANO, 19 Dez. 10 (ACI) .-


O Papa Bento XVI dirigiu uma mensagem aos participantes da 15ª sessão pública das Pontifícias Academias, no qual afirmou que no mistério da Assunção de Maria "vemos claramente refletido e anunciado nosso destino, nossa esperança".

O texto, enviado ao Presidente do Conselho de Coordenação das Pontifícias Academias, Cardeal Gianfranco Ravasi, foi lido pelo Secretário de estado, Cardeal Tarcisio Bertone. A sessão se realizou ontem no Palácio de São Pio X, em Roma.

Bento XVI tomou como referência o tema da sessão, "A Assunção de Maria, sinal de consolo e de segura esperança". A Constituição dogmática "Lumen gentium" do Concílio Vaticano II, recordou, "ensina que Maria é sinal de esperança certa e de consolo para o Povo de Deus peregrino na história".

Indicou que "os Padres e Doutores da Igreja, fazendo-se eco também do sentimento comum dos fiéis e refletindo sobre o que a liturgia celebrava, proclamaram o singular privilégio de Maria e ilustraram sua luminosa beleza, que sustenta e nutre nossa esperança".

"A reflexão teológica e espiritual, a liturgia, a devoção Mariana e a representação artística formam verdadeiramente um todo, uma mensagem completa e eficaz, capaz de suscitar a maravilha dos olhos, de tocar o coração e de chamar a inteligência a uma compreensão ainda mais profunda do mistério de Maria, naquilo que vemos claramente refletido e anunciado nosso destino, nossa esperança", acrescentou.

Nesse sentido, o Papa convidou os peritos em Teologia e Mariologia "a percorrerems a "via pulchritudinis", e expressou o desejo de que "também em nossos dias, graças a uma maior colaboração entre teólogos, liturgistas e artistas, se ofereçam à admiração e à contemplação de todos, mensagens incisivas e eficazes".

Por outro lado, o Pontífice, outorgou este ano o Prêmio das Pontifícias Academias Eclesiásticas à "Marian Academy of India", com sede em Bangalore (Índia) -representada por seu presidente Kulandaisamy Rayar-, e ao professor Luís Alberto Esteves dos Santos Casimiro por sua dissertação doutoral "A Anunciação do Senhor na pintura portuguesa quinhentista. Análise geométrica, iconográfica e significado iconológico".


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Pouca Quantidade de [Católicos] que São Salvos

  por São Leonardo de Porto Maurício, OFM*   Este sermão é logicamente dividido em duas partes. A primeira demonstra que a maioria dos católicos é condenada, e é baseada na revelação, tradição, opinião de teólogos eruditos, bem como "razão, experiência e senso comum dos fiéis". A segunda é mais especulativa, na qual São Leonardo avança a proposição, que não ouvi raramente (e que eu mesmo afirmei), de que as pessoas só são condenadas se quiserem. Considero que isso seja possivelmente errôneo. A segunda também contém uma proposição evidentemente falsa, pelo menos em uma leitura óbvia. Portanto, embora contenha muito que é admirável, omiti essa parte da discussão. De qualquer forma, deve-se notar ao ler o texto que o Santo está preocupado apenas em discutir católicos aqui, pois é da fé que todos os que morrem como não católicos são condenados; portanto, quando ele usa a palavra "cristão", deve-se estar ciente de que ele está se referindo apenas ...

Porque chamamos as pessoas de "senhor" ou "senhora"?

Rodrigo Lavôr No Rio, quando você chama alguém de "senhor" ou "senhora" é comum que as pessoas te respondam: "deixa de ser formal. O Senhor ou a Senhora estão no Céu!". Trate-me de "você"! Bem, não deixa de ser bonito, dado que "você" é abreviação de "vossa mercê". Porém, por desconhecimento da raiz latina da palavra "senhor", perdemos muitas vezes a oportunidade de receber um grande elogio. "Senhor" vem de "dominus, i", o que significa: senhor, dono. Antigamente, se dizia "senhor" e "senhora" a toda pessoa a qual se desejava dizer: "você é dono (a) de si mesmo (a)", ou seja, você é uma pessoa madura, que tem "self mastery" ou uma pessoa muito virtuosa porque tem areté (= virtude, no grego). Sendo assim, não percamos a oportunidade de deixar que nos chamem "senhores de nós mesmos" quando acharmos que as coisas, de fato, são assim. Não tem nada a...

Arcebispo funda a Ordem das Virgens em Fortaleza e já há três candidatas

  As candidatas à ordem das virgens Samara Marcolino, Vitória Vasconcelos e Roberta Moreira com a madre Bernadete, dom Gregório Paixão e padre Evaristo Marcos | Arquidiocese de Fortaleza     Por Natalia Zimbrão 24 de mai de 2024 às 13:29    O arcebispo de Fortaleza (CE), dom Gregório Paixão, publicou o decreto de fundação da Ordo Virginum (Ordem das Virgens) em sua arquidiocese, que já tem três candidatas. O decreto foi assinado na segunda-feira (20), dia da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja. “Achei bastante inspirada essa data, porque a ordem das virgens é realmente uma resposta à...