Pular para o conteúdo principal

"Religião nenhuma salva, quem salva é Jesus."...



Organizado e adaptado por: João Felipe Ferreira

 Quem nunca ouviu essa frase? Parece muito profundo e bonito, mas não é, pois este é um argumento NO MÍNIMO contraditório. Infelizmente nos dias de hoje a palavra religião está sendo interpretada como má, inclusive por alguns crentes. Acontece que as pessoas se confundem por não saber ao certo a real definição das palavras. 

A palavra "religião" vem do latim "religare", que significa religar. No âmbito cristão entendemos que o homem ao pecar rompeu sua ligação com o Criador, então Jesus veio ao mundo pra consertar isso e nos RELIGAR a Deus. Portanto existe uma ÚNICA religião que salva, pois essa VERDADEIRA RELIGIÃO foi fundada pelo próprio Cristo (que é a Salvação em Pessoa) e deixou a sua Igreja para nos RELIGAR ao Pai através do Filho, pelo Espírito Santo.

É muito difícil explicar isso para as pessoas, mais difícil ainda é elas aceitarem, pois muitos se perguntam: "Você está dizendo que só seremos salvos através da Igreja?". RESPOSTA: SIM, É EXATAMENTE ISSO QUE EU ESTOU DIZENDO, CASO CONTRÁRIO NÃO HÁ SALVAÇÃO. As pessoas se escandalizam com isso justamente por problemas de definição, pois não entendem o quão profundo pode ser a definição de Igreja. Existem várias definições, muitas delas corretas, mas dentre tantas definições, certas e erradas, existe uma que é "A" DEFINIÇÃO, a qual diz que a Igreja (povo de Deus) é o "Corpo de Cristo" que tem Jesus como "Cabeça":

"Ele é a Cabeça do corpo, da Igreja" (Colossenses 1, 18)

Então se você rejeitar a Igreja (que é o Corpo Místico de Cristo) automaticamente você estará rejeitando a Cabeça (que é o próprio Cristo). Pois quando se fere o corpo, a cabeça sente. Cristo está intimamente ligado a sua Igreja e vice-versa. Por isso que, rejeitar a Religião e a Igreja é o mesmo que rejeitar a Cristo, que é o mesmo que rejeitar a Salvação:
“Quem vos ouve, a Mim ouve; quem vos rejeita, a Mim rejeita, e quem Me rejeita, rejeita Aquele que me enviou” (Lc 10,16)

Ficou surpreso? E se eu te disser que "O mundo foi criado tendo em vista a Igreja"?... Pois é, é isso mesmo que você leu! Essa é uma citação tirada de um autor antigo, antiquíssimo, tão antigo quanto o novo testamento. Não sabemos ao certo quem foi que escreveu, mas conhecemos a obra, é o chamado "Pastor de Hermas".

Ele quer dizer que, diferente do que muitos pensam, não é que Deus criou o mundo e depois pensou na Igreja, na verdade é ao contrário: Deus pensou na Igreja e POR ISSO fez o mundo. Dentro do projeto divino Ela é anterior ao mundo. Com isso nos perguntamos: Mas por que essa Igreja é tão importante? R.: Porque a Igreja é a Vida de Deus na vida de suas criaturas. É a participação na Vida de Deus por parte das suas criaturas. Deus vive em nós, Ele veio viver a nossa vida para que nós possamos viver nossa vida em Deus!

Espero que agora você compreenda que a Igreja é maior do que apenas "padres e bispos brigando e cometendo pecados", que é exatamente essa a falsa ideia que muitos têm de "igreja". Outros ainda veem um documentário tendencioso na televisão ou uma falsa notícia denegrindo a reputação do Clero e acabam se prendendo, achando que a igreja é isso, pior, acham que é só isso. Se quisermos bem compreender o que é a Igreja precisamos compreender a sua origem e também entender o que é a "Igreja Triunfante", que chama-se Reino dos Céus! Se você quando pensa na definição de Igreja, pensa somente nos escritórios do Vaticano, você não entendeu NADA! Quando você pensar na Igreja é necessário ter em mente a multidão que está conosco, a multidão que nos precede, que são os santos de Deus que nos dão o exemplo e indicam o caminho que é Jesus.

Nota-se que a Igreja é muito mais do que podemos ver, pois se trata também de uma realidade espiritual. A Igreja é, ao mesmo tempo, visível e invisível.

"Assim como a vontade de Deus é um ato e se chama mundo, assim também sua intenção é a salvação dos homens e se chama Igreja."

UNA, SANTA, CATÓLICA E APOSTÓLICA: A Igreja é a finalidade de todas as coisas!



Fontes:
Dicionário Informal, disponível em:
http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/religião/…/
Equipe Nihil Praeponere, disponível em:
https://padrepauloricardo.org/…/creio-na-santa-igreja-cato…/
https://padrepauloricardo.org/…/origem-fundacao-e-a-missao…/
Catecismo da Igreja Católica: Parágrafo 760
Hermas, Pastor 8, 1 (Visio 2, 4, 1): SC 53, 96; cf. Aristides, Apologia 16, 7: BP 11, 125.
Clemente de Alexandria, Paedagogus 1, 6, 27, 2: GCS 12, 106 (PG 8, 281).
São Justino, Apologia 2, 7: CA 216-218 (PG 6, 456).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um olhar por trás da controvérsia da Eucaristia da JMJ Lisboa

  por Filipe d'Avillez 11 de agosto de 2023 . 14h08     Enquanto a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa termina, o debate persiste sobre algumas decisões litúrgicas tomadas durante o festival de uma semana realizado para peregrinos católicos de todo o mundo.  O Papa Francisco disse que Lisboa foi a Jornada Mundial da Juventude mais bem organizada que ele já viu como papa, mas alguns católicos estão criticando, com polêmica nas redes sociais sobre o tratamento da Eucaristia em Lisboa.  A Eucaristia reservada em uma tenda na Jornada Mundial da Juventude, na forma prescrita pela Fundação Jornada Mundial da Juventude. Crédito: MN. Havia dois pontos principais de discórdia. Uma delas tem a ver com a cibória usada numa missa ligada à Jornada Mundi

Porque chamamos as pessoas de "senhor" ou "senhora"?

Rodrigo Lavôr No Rio, quando você chama alguém de "senhor" ou "senhora" é comum que as pessoas te respondam: "deixa de ser formal. O Senhor ou a Senhora estão no Céu!". Trate-me de "você"! Bem, não deixa de ser bonito, dado que "você" é abreviação de "vossa mercê". Porém, por desconhecimento da raiz latina da palavra "senhor", perdemos muitas vezes a oportunidade de receber um grande elogio. "Senhor" vem de "dominus, i", o que significa: senhor, dono. Antigamente, se dizia "senhor" e "senhora" a toda pessoa a qual se desejava dizer: "você é dono (a) de si mesmo (a)", ou seja, você é uma pessoa madura, que tem "self mastery" ou uma pessoa muito virtuosa porque tem areté (= virtude, no grego). Sendo assim, não percamos a oportunidade de deixar que nos chamem "senhores de nós mesmos" quando acharmos que as coisas, de fato, são assim. Não tem nada a

25 de março - fundação da primeira Congregação Mariana no mundo.

25 de março - solenidade da Anunciação do Senhor (Nossa Senhora da Anunciação) fundação da primeira Congregação Mariana no mundo Roma, 1563. "Roma e o Colégio Romano estavam fadados para o berço da primeira Congregação própriamente Mariana, cuja fundação Deus reservara a um jesuíta belga: o pe. Leunis. Em 1563 reunia este Padre, no princípio semanalmente, depois cada dia, aos pés de Nossa Senhora, os seus discípulos e muitos que não o eram, orando todos à Ssma. Virgem, e ouvindo a seguir uma breve leitura espiritual. Nos Domingos e Festas cantavam-se ainda as Vésperas solenes. Um ano depois, em 1564 eram já setenta os congregados e davam-se as primeiras Regras, cujo teor em resumo era: Fim primário: progresso na sólida piedade e no cumprimento dos próprios deveres, sob a proteção e com a ajuda da Virgem Ssma. Meios: confissão semanal, ouvir Missa cada dia, rezar o Rosário, e fazer outras orações do Manual. Nos dias de aula, depois desta, um quarto de hora de meditação, e ou