Pular para o conteúdo principal

Livro lançado em Roma exalta virtudes de João Paulo II


Roma (Quarta, 27-10-2010, Gaudium Press)


Foi lançado ontem, em Roma, um livro sobre o pontificado e a vida do Papa João Paulo II. "Perché è Santo" ("Porque é Santo") foi escrito pelo jornalista e escritor italiano Saverio Gaeta e por Dom SLawomir Oder, postulador da causa de beatificação do papa polonês. A apresentação da obra ao público e a imprensa, além dos autores da obra, contou também com a presença do Cardeal José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para a Causa dos Santos.

O livro é o primeiro escrito a partir da documentação apresentada durante o processo de beatificação do Papa Wojtyla e arrola em suas páginas, cerca de 114 testemunhas, não identificadas, de milagres e virtudes de João Paulo II.

João Paulo II "sempre foi um santo e, como todos os santos, era uma pessoa humana", diz o Cardeal José Saraiva Martins na apresentação do livro.

Cardeal Martins salientou o exemplo de Papa Wojtyla que dizia que "humanismo e santidade não são coisas contrárias", porque os santos também têm defeitos. A santidade não se trata de não ter defeitos, mas de superá-los.

Na apresentação, Dom Oder relatou que depois da morte de João Paulo II, em 28 de abril de 2005, o cardeal Ruini, ainda vigário geral de Sua Santidade para a diocese de Roma, apresentou pedido para que fosse desconsiderado o período tradicional de cinco anos de espera após o falecimento para que o candidato às honras do altar pudesse ter um processo de beatificação aberto.

Em 3 de maio, Bento XVI concedeu a dispensa desse período, que, seis dias depois, em 9 de maio, foi confirmada em um decreto oficial da Congregação das Causas dos Santos. O anúncio oficial aconteceu em 13 de maio, feito pelo Papa ao final de um encontro com o clero. Foi o processo mais rápido que já aconteceu.

Dom Oder revelou ainda que, no dia 2 de abril, quando o Papa João Paulo II faleceu, teve vontade de gritar que havia morrido um santo. Quando tornou-se postulador da causa de sua beatificação, teve início o que classificou de "a fase mais bela" de sua vida. "Me sentia como um monge oriental que escreve uma mensagem sobre um ícone no qual se toca algo de íntimo de Deus", disse o postulador.

Segundo Dom Oder, João Paulo II era uma "pessoa transparente", um homem de Deus, "verdadeiro e íntegro", e que tinha amor pelo Senhor. Ainda de acordo com o postulador, João Paulo II sabia reagir, podia até mesmo zangar-se e tinha uma queda por doces. O livro afirma que João Paulo II tinha revelações sobrenaturais, que ouvia Nossa Senhora e via e falava com Padre Pio e que praticava o autoflagelo.

O obstáculo principal, segundo os autores, se encontrou no acesso ao material dos arquivos secretos do Vaticano. O testemunho das pessoas que trabalharam com João Paulo II em diversos documentos compensou a dificuldade de acessibilidade aos documentos.

 
------------------------------------------------------------------------
O Servo de Deus João Paulo II (Karol Wojtyla) era Congregado mariano em uma CM colegial em Wadowice, Polônia, em sua adolescência. Nesta CM, foi Presidente por duas vezes.


____________________________________________________
Congregação Mariana Sede da Sabedoria
Blog "O Apologeta Mariano"

A Jesus por Maria
Contact Me Blogger


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque chamamos as pessoas de "senhor" ou "senhora"?

Rodrigo Lavôr No Rio, quando você chama alguém de "senhor" ou "senhora" é comum que as pessoas te respondam: "deixa de ser formal. O Senhor ou a Senhora estão no Céu!". Trate-me de "você"! Bem, não deixa de ser bonito, dado que "você" é abreviação de "vossa mercê". Porém, por desconhecimento da raiz latina da palavra "senhor", perdemos muitas vezes a oportunidade de receber um grande elogio. "Senhor" vem de "dominus, i", o que significa: senhor, dono. Antigamente, se dizia "senhor" e "senhora" a toda pessoa a qual se desejava dizer: "você é dono (a) de si mesmo (a)", ou seja, você é uma pessoa madura, que tem "self mastery" ou uma pessoa muito virtuosa porque tem areté (= virtude, no grego). Sendo assim, não percamos a oportunidade de deixar que nos chamem "senhores de nós mesmos" quando acharmos que as coisas, de fato, são assim. Não tem nada a

25 de março - fundação da primeira Congregação Mariana no mundo.

25 de março - solenidade da Anunciação do Senhor (Nossa Senhora da Anunciação) fundação da primeira Congregação Mariana no mundo Roma, 1563. "Roma e o Colégio Romano estavam fadados para o berço da primeira Congregação própriamente Mariana, cuja fundação Deus reservara a um jesuíta belga: o pe. Leunis. Em 1563 reunia este Padre, no princípio semanalmente, depois cada dia, aos pés de Nossa Senhora, os seus discípulos e muitos que não o eram, orando todos à Ssma. Virgem, e ouvindo a seguir uma breve leitura espiritual. Nos Domingos e Festas cantavam-se ainda as Vésperas solenes. Um ano depois, em 1564 eram já setenta os congregados e davam-se as primeiras Regras, cujo teor em resumo era: Fim primário: progresso na sólida piedade e no cumprimento dos próprios deveres, sob a proteção e com a ajuda da Virgem Ssma. Meios: confissão semanal, ouvir Missa cada dia, rezar o Rosário, e fazer outras orações do Manual. Nos dias de aula, depois desta, um quarto de hora de meditação, e ou

Um olhar por trás da controvérsia da Eucaristia da JMJ Lisboa

  por Filipe d'Avillez 11 de agosto de 2023 . 14h08     Enquanto a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa termina, o debate persiste sobre algumas decisões litúrgicas tomadas durante o festival de uma semana realizado para peregrinos católicos de todo o mundo.  O Papa Francisco disse que Lisboa foi a Jornada Mundial da Juventude mais bem organizada que ele já viu como papa, mas alguns católicos estão criticando, com polêmica nas redes sociais sobre o tratamento da Eucaristia em Lisboa.  A Eucaristia reservada em uma tenda na Jornada Mundial da Juventude, na forma prescrita pela Fundação Jornada Mundial da Juventude. Crédito: MN. Havia dois pontos principais de discórdia. Uma delas tem a ver com a cibória usada numa missa ligada à Jornada Mundi