Pular para o conteúdo principal

Justiça britânica manda desligar aparelhos e bebê morre


Indi Gregory  
Indi Gregory. | Christian Concern

A bebê britânica Indi Gregory morreu na madrugada de hoje (13) depois que os aparelhos que a mantinham viva foram removidos no fim de semana por ordem judicial.

Gregory, de oito meses, morreu nos braços da mãe em uma clínica para doentes com expectativa de vida menos do que seis meses à 1h45 de hoje (13), horário de Londres, segundo o grupo de defesa da liberdade religiosa britânico Christian Concern.

Em comunicado divulgado pela Christian Concern, os pais de Gregory disseram que “estão zangados, com o coração partido e envergonhados. O NHS e os tribunais não só lhe tiraram a oportunidade de viver uma vida mais longa, mas também a dignidade de morrer na casa da família que era seu lugar”.

O processo para remover os aparelhos de Gregory começou no sábado (11), com a extubação de seu tubo respiratório e a transferência para a clínica, onde os demais aparelhos foram retiradas, segundo o grupo pró-vida italiano, “Pro Vita e Famiglia”.

Indi Gregory, nascida em fevereiro e batizada em setembro, sofria de uma rara doença mitocondrial degenerativa. Ela estava no Queen's Medical Center em Nottingham, Inglaterra.

Depois que o tribunal superior da Inglaterra decidiu que era do “melhor interesse” da criança ter os aparelhos retirados, contra a vontade dos pais, o governo italiano concedeu à criança cidadania italiana em 6 de novembro e aceitou cobrir os custos dos cuidados médicos no hospital pediátrico da Santa Sé, Bambino Gesù.

Os pais de Gregory, Dean Gregory e Claire Staniforth, apelaram aos tribunais do Reino Unido para poderem levar o bebê a Roma para tratamento, mas o segundo tribunal mais alto do Reino Unido decidiu na sexta-feira (10) que os aparelhos que a mantinham viva tinham que ser removidos “imediatamente”.

A decisão de sexta (10) declarou que a tentativa de intervenção italiana no caso de Gregory é “totalmente mal concebida” e “não está no espírito” da Convenção de Haia de 1996, da qual tanto o Reino Unido como a Itália são partes.

“Claire e eu estamos novamente enojados com outra decisão unilateral dos juízes. O mundo inteiro está assistindo e está chocado com a forma como fomos tratados”, disse Dean Gregory, segundo Christian Concern.

O Bambino Gesù, administrado pela Santa Sé, ofereceu-se para tratar outras crianças britânicas com doenças terminais no passado, como Alfie Evans em 2018 e Charlie Gard em 2017.

O tratamento de Indi Gregory no Bambino Gesù teria sido realizado sem nenhum custo para os contribuintes do Reino Unido.

Uma declaração da Santa Sé no sábado (11) dizia que o papa Francisco estava rezando por Gregory e por sua família.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque chamamos as pessoas de "senhor" ou "senhora"?

Rodrigo Lavôr No Rio, quando você chama alguém de "senhor" ou "senhora" é comum que as pessoas te respondam: "deixa de ser formal. O Senhor ou a Senhora estão no Céu!". Trate-me de "você"! Bem, não deixa de ser bonito, dado que "você" é abreviação de "vossa mercê". Porém, por desconhecimento da raiz latina da palavra "senhor", perdemos muitas vezes a oportunidade de receber um grande elogio. "Senhor" vem de "dominus, i", o que significa: senhor, dono. Antigamente, se dizia "senhor" e "senhora" a toda pessoa a qual se desejava dizer: "você é dono (a) de si mesmo (a)", ou seja, você é uma pessoa madura, que tem "self mastery" ou uma pessoa muito virtuosa porque tem areté (= virtude, no grego). Sendo assim, não percamos a oportunidade de deixar que nos chamem "senhores de nós mesmos" quando acharmos que as coisas, de fato, são assim. Não tem nada a

25 de março - fundação da primeira Congregação Mariana no mundo.

25 de março - solenidade da Anunciação do Senhor (Nossa Senhora da Anunciação) fundação da primeira Congregação Mariana no mundo Roma, 1563. "Roma e o Colégio Romano estavam fadados para o berço da primeira Congregação própriamente Mariana, cuja fundação Deus reservara a um jesuíta belga: o pe. Leunis. Em 1563 reunia este Padre, no princípio semanalmente, depois cada dia, aos pés de Nossa Senhora, os seus discípulos e muitos que não o eram, orando todos à Ssma. Virgem, e ouvindo a seguir uma breve leitura espiritual. Nos Domingos e Festas cantavam-se ainda as Vésperas solenes. Um ano depois, em 1564 eram já setenta os congregados e davam-se as primeiras Regras, cujo teor em resumo era: Fim primário: progresso na sólida piedade e no cumprimento dos próprios deveres, sob a proteção e com a ajuda da Virgem Ssma. Meios: confissão semanal, ouvir Missa cada dia, rezar o Rosário, e fazer outras orações do Manual. Nos dias de aula, depois desta, um quarto de hora de meditação, e ou

Um olhar por trás da controvérsia da Eucaristia da JMJ Lisboa

  por Filipe d'Avillez 11 de agosto de 2023 . 14h08     Enquanto a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa termina, o debate persiste sobre algumas decisões litúrgicas tomadas durante o festival de uma semana realizado para peregrinos católicos de todo o mundo.  O Papa Francisco disse que Lisboa foi a Jornada Mundial da Juventude mais bem organizada que ele já viu como papa, mas alguns católicos estão criticando, com polêmica nas redes sociais sobre o tratamento da Eucaristia em Lisboa.  A Eucaristia reservada em uma tenda na Jornada Mundial da Juventude, na forma prescrita pela Fundação Jornada Mundial da Juventude. Crédito: MN. Havia dois pontos principais de discórdia. Uma delas tem a ver com a cibória usada numa missa ligada à Jornada Mundi