Pular para o conteúdo principal

?Por qué llamamos a las personas de "señor" o "señora"?



Rodrigo Lavôr

En Río, cuando tú llamas a alguien de "señor" o "señora" es comun que las personas te contesten: "deja de ser formal. !El Señor o la Señora están en el Cielo! Trateme de "usted" (en portugués, esto es muy coloquial). Bien, no deja de ser bello, dado que "usted" es la abreviación de "vuestra merced" o "su merced" (en el caso del portugués). Sin embargo, por desconocimiento de la raíz latina de la palabra "señor", perdemos muchas veces la oportunidad de recibir un gran elogio. "Señor" viene de "dominus, i", lo que significa: "señor, dueño". Antiguamente, se decía "señor" y "señora" a toda la persona a la cual se deseaba decir: "tú eres dueño (a) de ti mismo (a)", es decir, tú eres una persona llena de madurez, que tiene "self mastery" o una persona muy virtuosa porque tiene areté (=virtud, en griego). De este modo, no perdamos la oportunidad de permitir que nos llamen "señores de nosotros mismos" cuando pensemos que las cosas, de hecho, son de esta manera. No tiene nada que ver con la edad corporal, pero con la altura y el peso interiores. En efecto, "señorita" es una "señora pequeña", es decir, alguien que viene entrenándose en el arte de ser "señora de sí misma". Lastimosamente, no hay "señorito", pero la idea es la misma. Sólo una persona recogida en su interior, capaz de vivir todos los silencios: palabra, cuerpo, imaginación, memoria, fantasía, entendimiento, voluntad,...es la que puede ser llamada propiamente de "señor". El Senor Jesús tenía todo ello en grado sumo. La Virgen tambien. Y nosotros estamos llamados a llegar a ello, según el máximo de nuestras capacidades y posibilidades, en todas las circunstancias concretas de nuestra vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdade sobre o dom de línguas

  “O dom das línguas é um milagre não para os fiéis , mas para os infiéis” (1Cor 14,22). O Papa São Gregório Magno comenta esse versículo: "Estes sinais foram necessários no começo da Igreja . Para que a Fé crescesse, era preciso nutri-la com milagres. Também nós, quando nós plantamos árvores, nós as regamos até que as vemos bem implantadas na terra. Uma vez que elas se enraizaram, cessamos de regá-las. Eis porque São Paulo dizia: “O dom das línguas é um milagre não para os fiéis, mas para os infiéis” (I Cor, XIV,22)." ( Sermões sobre o Evangelho, Livro II, Les éditions du Cerf, Paris, 2008, volume II, pp. 205 a 209). As línguas faladas em pentecostes eram "idiomas" (At 2,8ss). “Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotámia, Judéia, Capadócia, Ponto e Asia, e Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em n

Porque chamamos as pessoas de "senhor" ou "senhora"?

Rodrigo Lavôr No Rio, quando você chama alguém de "senhor" ou "senhora" é comum que as pessoas te respondam: "deixa de ser formal. O Senhor ou a Senhora estão no Céu!". Trate-me de "você"! Bem, não deixa de ser bonito, dado que "você" é abreviação de "vossa mercê". Porém, por desconhecimento da raiz latina da palavra "senhor", perdemos muitas vezes a oportunidade de receber um grande elogio. "Senhor" vem de "dominus, i", o que significa: senhor, dono. Antigamente, se dizia "senhor" e "senhora" a toda pessoa a qual se desejava dizer: "você é dono (a) de si mesmo (a)", ou seja, você é uma pessoa madura, que tem "self mastery" ou uma pessoa muito virtuosa porque tem areté (= virtude, no grego). Sendo assim, não percamos a oportunidade de deixar que nos chamem "senhores de nós mesmos" quando acharmos que as coisas, de fato, são assim. Não tem nada a

Um olhar por trás da controvérsia da Eucaristia da JMJ Lisboa

  por Filipe d'Avillez 11 de agosto de 2023 . 14h08     Enquanto a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa termina, o debate persiste sobre algumas decisões litúrgicas tomadas durante o festival de uma semana realizado para peregrinos católicos de todo o mundo.  O Papa Francisco disse que Lisboa foi a Jornada Mundial da Juventude mais bem organizada que ele já viu como papa, mas alguns católicos estão criticando, com polêmica nas redes sociais sobre o tratamento da Eucaristia em Lisboa.  A Eucaristia reservada em uma tenda na Jornada Mundial da Juventude, na forma prescrita pela Fundação Jornada Mundial da Juventude. Crédito: MN. Havia dois pontos principais de discórdia. Uma delas tem a ver com a cibória usada numa missa ligada à Jornada Mundi