Pular para o conteúdo principal

"Deus foi o 34.º mineiro..."

«Chefe» dos mineiros soterrados no Chile peregrinou a Fátima


FATIMA, 11 Dez. 10 (ACI) .-

 Luis Urzúa, «chefe» dos 33 mineiros resgatados a 13 de Outubro da Mina de S. José, no Chile, após dois meses a 700 metros de profundidade, peregrinou esta Sexta-feira ao Santuário de Fátima. Na ocasião o mineiro agradeceu a Nossa Senhora de Fátima pelo seu resgate e o dos seus companheiros. Chefe de turno, Luis Urzúa foi uma das principais figuras no processo que permitiu o resgate do grupo e o primeiro a falar para o exterior.

Segundo informou a Agência Ecclesia do episcopado português, à sua chegada à Reitoria, Luis Urzúa foi recebido pelo capelão do Santuário responsável pelo acolhimento aos Peregrinos de língua espanhola, o padre espanhol Ángel Alonso Ramirez. Durante a sua permanência em Fátima, o peregrino chileno foi saudado por funcionários, sacerdotes e por outros peregrinos.

"Estou em Portugal desde a Segunda-feira (6 de Dezembro). Regresso hoje ao Chile. O acolhimento dos portugueses foi maravilhoso. Ontem liguei para a minha mulher - tenho dois filhos – para dizer-lhes que viria hoje a Fátima. Ela ficou muito feliz", afirmou.

Durante a visita-guiada à exposição "Fátima Luz e Paz", Urzúa, ao passar ao lado de uma fotografia dos três videntes, disse: "Conheço-os muito bem, são os Três Pastorinhos de Fátima".

"Fátima é muito famosa no mundo latino", explicou para sublinhar que, quando saiu da mina, a 13 de Outubro, dia do aniversário da última aparição da Virgem em Fátima, sentiu que tinha de agradecer a Nossa Senhora pela sua vida e pela vida dos seus colegas de trabalho.

Durante o tempo em que o grupo esteve soterrado rezaram todos os dias. "Os primeiros tempos, até ao primeiro sinal de que nos tinham encontrado, foram muito duros, mas a fé e a esperança nunca nos abandonou", recordou, sublinhando que passaram fome, tiveram medo, mas não se deixaram nunca abater pelo desânimo, afirmou Urzúa à Agência Ecclesia.

"Deus foi o 34.º mineiro, esteve sempre conosco, ao nosso lado", afirmou o mineiro chileno.

Quando a 22 de Agosto, através de um bilhete fizeram saber ao mundo "Estamos bem no refúgio, os 33", já estava estabelecida a regra de rezar todos os dias. As diferentes religiões que cada homem soterrado professa – Luís Urzúa é católico – não impediu a vivência e união espiritual.

"A certa altura, pedíamos a Deus que as pessoas rezassem por nós e rezávamos também por quem trabalhava para nos salvar, para que não perdesse a força para fazer o que deviam fazer", recordou.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Pouca Quantidade de [Católicos] que São Salvos

  por São Leonardo de Porto Maurício, OFM*   Este sermão é logicamente dividido em duas partes. A primeira demonstra que a maioria dos católicos é condenada, e é baseada na revelação, tradição, opinião de teólogos eruditos, bem como "razão, experiência e senso comum dos fiéis". A segunda é mais especulativa, na qual São Leonardo avança a proposição, que não ouvi raramente (e que eu mesmo afirmei), de que as pessoas só são condenadas se quiserem. Considero que isso seja possivelmente errôneo. A segunda também contém uma proposição evidentemente falsa, pelo menos em uma leitura óbvia. Portanto, embora contenha muito que é admirável, omiti essa parte da discussão. De qualquer forma, deve-se notar ao ler o texto que o Santo está preocupado apenas em discutir católicos aqui, pois é da fé que todos os que morrem como não católicos são condenados; portanto, quando ele usa a palavra "cristão", deve-se estar ciente de que ele está se referindo apenas ...

Porque chamamos as pessoas de "senhor" ou "senhora"?

Rodrigo Lavôr No Rio, quando você chama alguém de "senhor" ou "senhora" é comum que as pessoas te respondam: "deixa de ser formal. O Senhor ou a Senhora estão no Céu!". Trate-me de "você"! Bem, não deixa de ser bonito, dado que "você" é abreviação de "vossa mercê". Porém, por desconhecimento da raiz latina da palavra "senhor", perdemos muitas vezes a oportunidade de receber um grande elogio. "Senhor" vem de "dominus, i", o que significa: senhor, dono. Antigamente, se dizia "senhor" e "senhora" a toda pessoa a qual se desejava dizer: "você é dono (a) de si mesmo (a)", ou seja, você é uma pessoa madura, que tem "self mastery" ou uma pessoa muito virtuosa porque tem areté (= virtude, no grego). Sendo assim, não percamos a oportunidade de deixar que nos chamem "senhores de nós mesmos" quando acharmos que as coisas, de fato, são assim. Não tem nada a...

Arcebispo funda a Ordem das Virgens em Fortaleza e já há três candidatas

  As candidatas à ordem das virgens Samara Marcolino, Vitória Vasconcelos e Roberta Moreira com a madre Bernadete, dom Gregório Paixão e padre Evaristo Marcos | Arquidiocese de Fortaleza     Por Natalia Zimbrão 24 de mai de 2024 às 13:29    O arcebispo de Fortaleza (CE), dom Gregório Paixão, publicou o decreto de fundação da Ordo Virginum (Ordem das Virgens) em sua arquidiocese, que já tem três candidatas. O decreto foi assinado na segunda-feira (20), dia da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja. “Achei bastante inspirada essa data, porque a ordem das virgens é realmente uma resposta à...