Pular para o conteúdo principal

imagem da Virgem Maria que sobreviveu ao inferno atômico vira símbolo da paz



NAGASAKI, Japão (AFP) - Quando a bomba atômica americana "Fat Boy" destruiu Nagasaki há 65 anos, um dos prédios reduzidos a cinzas foi a Catedral Urakami, uma das maiores da Ásia.
A rajada de vento infernal da deflagração que devastou a cidade no dia 9 de agosto de 1945, fazendo mais de 70 mil mortos, pulverizou os vitrais e as paredes do edifício, queimou o altar e derreteu o sino.

Mas a cabeça da estátua de madeira da Virgem Maria sobreviveu ao fogo, permanecendo escondida entre os escombros da igreja românica. O evento foi qualificado pelos católicos japoneses de milagre.

O ícone conservou estigmas da guerra: os olhos ficaram queimados, deixando em seu lugar as duas órbitas negras, a face direita ficou enegrecida e uma rachadura ao longo do rosto lembra uma lágrima.

"Quando eu a vi pela primeira vez, pensei que a Virgem estivesse chorando", contou Shigemi Fukahori, um paroquiano de 79 anos que conheceu a estátua antes da explosão.

"Era como se ela quisesse nos lembrar dos horrores da guerra, sacrificando-se", acrescentou, lançando um olhar emocionado para a estátua. "É um símbolo importante da paz que deve ser preservado para sempre".

A estátua mutilada fica exposta na nova igreja construída no mesmo local, a apenas 500 metros do ponto central onde a bomba de plutônio explodiu.

Mas a relíquia já fez inúmeras viagens ao redor do mundo como símbolo da paz. No último mês de maio, ela foi a Nova York, onde acontecia a conferência da ONU sobre o desarmamento nuclear, e foi exposta em missa na Catedral Saint Patrick da cidade.

Ao longo do caminho, os líderes religiosos de Nagasaki apresentaram a estátua no Vaticano, onde ela foi abençoada pelo Papa Bento XVI, e também durante uma cerimônia em Guernica, em memória às vítimas dos ataques aéreos nazistas durante a Guerra Civil Espanhola.

"Viajamos por toda a parte com a estátua, com esperança de que a Virgem Maria possa levar a paz", declarou à AFP monsenhor Joseph Mitsuaki Takami, arcebispo de Nagasaki.

"Há várias formas de pedir paz, através de fotos, de filmes ou contando sobre o horror da guerra, mas a Virgem 'nuclear' parece ter um poder diferente".

No momento do bombardeio, Nagasaki abrigava a maior comunidade cristã do Japão. Cerca de 8.500 deles foram mortos na explosão ou depois pela radiação e queimaduras.

Muitos dos sobreviventes tentam ver a tragédia como uma prova enviada por Deus, mas o sofrimento está profundamente enraizado em suas memórias.

"Estava triste demais para chorar, já que isto tudo era simplesmente desumano", explicou Fukahori, que estava dentro de uma usina no momento que a nuvem atômica encobriu a cidade.

"Muitos sobreviventes ainda sofrem com os efeitos secundários da radiação", continuou. "Eu espero que Nagasaki seja o último lugar a ser atingido por uma bomba atômica".

Inúmeros americanos ainda estão convencidos de que os dois ataques nucleares contra Hiroshima e Nagasaki foram necessários para colocar um fim à guerra e evitar mais derramamento de sangue, mas Monsenhor Takami não concorda com este ponto de vista.

"O Japão matou milhões de pessoas na Ásia, mas isso não significa que a utilização de bombas atômicas fosse justificada", disse. "A simples posse de armas nucleares já é um pecado".


_____________________________________________________
desenhista animador
cm
fone: 55 (21) 2.605.5250
www.estudiomartins.com.br

Chat Google Talk: pendotiba
Contact Me YoutubeFacebookOrkutBlogger


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque chamamos as pessoas de "senhor" ou "senhora"?

Rodrigo Lavôr No Rio, quando você chama alguém de "senhor" ou "senhora" é comum que as pessoas te respondam: "deixa de ser formal. O Senhor ou a Senhora estão no Céu!". Trate-me de "você"! Bem, não deixa de ser bonito, dado que "você" é abreviação de "vossa mercê". Porém, por desconhecimento da raiz latina da palavra "senhor", perdemos muitas vezes a oportunidade de receber um grande elogio. "Senhor" vem de "dominus, i", o que significa: senhor, dono. Antigamente, se dizia "senhor" e "senhora" a toda pessoa a qual se desejava dizer: "você é dono (a) de si mesmo (a)", ou seja, você é uma pessoa madura, que tem "self mastery" ou uma pessoa muito virtuosa porque tem areté (= virtude, no grego). Sendo assim, não percamos a oportunidade de deixar que nos chamem "senhores de nós mesmos" quando acharmos que as coisas, de fato, são assim. Não tem nada a

25 de março - fundação da primeira Congregação Mariana no mundo.

25 de março - solenidade da Anunciação do Senhor (Nossa Senhora da Anunciação) fundação da primeira Congregação Mariana no mundo Roma, 1563. "Roma e o Colégio Romano estavam fadados para o berço da primeira Congregação própriamente Mariana, cuja fundação Deus reservara a um jesuíta belga: o pe. Leunis. Em 1563 reunia este Padre, no princípio semanalmente, depois cada dia, aos pés de Nossa Senhora, os seus discípulos e muitos que não o eram, orando todos à Ssma. Virgem, e ouvindo a seguir uma breve leitura espiritual. Nos Domingos e Festas cantavam-se ainda as Vésperas solenes. Um ano depois, em 1564 eram já setenta os congregados e davam-se as primeiras Regras, cujo teor em resumo era: Fim primário: progresso na sólida piedade e no cumprimento dos próprios deveres, sob a proteção e com a ajuda da Virgem Ssma. Meios: confissão semanal, ouvir Missa cada dia, rezar o Rosário, e fazer outras orações do Manual. Nos dias de aula, depois desta, um quarto de hora de meditação, e ou

Um olhar por trás da controvérsia da Eucaristia da JMJ Lisboa

  por Filipe d'Avillez 11 de agosto de 2023 . 14h08     Enquanto a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa termina, o debate persiste sobre algumas decisões litúrgicas tomadas durante o festival de uma semana realizado para peregrinos católicos de todo o mundo.  O Papa Francisco disse que Lisboa foi a Jornada Mundial da Juventude mais bem organizada que ele já viu como papa, mas alguns católicos estão criticando, com polêmica nas redes sociais sobre o tratamento da Eucaristia em Lisboa.  A Eucaristia reservada em uma tenda na Jornada Mundial da Juventude, na forma prescrita pela Fundação Jornada Mundial da Juventude. Crédito: MN. Havia dois pontos principais de discórdia. Uma delas tem a ver com a cibória usada numa missa ligada à Jornada Mundi