Pular para o conteúdo principal

Papa envia terço abençoado para cada um dos mineiros presos no Chile

Cardeal Errázuriz celebra uma Missa junto à mina São José
COPIAPÓ, sexta-feira, 3 de setembro de 2010 (ZENIT.org) - O cardeal Francisco Javier Errázuriz celebrou ontem a Eucaristia junto à mina de São José, em Atacama, e fez entrega de um terço abençoado por Bento XVI aos familiares dos 33 mineiros presos.

O purpurado destacou o gesto do Santo Padre, que no domingo dedicou umas palavras, antes da oração do Ângelus, a expressar sua proximidade dos mineiros chilenos e de seus familiares, remetendo sua oração por um resgate rápido. Agora, o Papa quis manifestar de outra forma seu afeto e especial preocupação, por meio da entrega de um terço a cada um dos mineiros, mediante seus familiares mais próximos.

"É impressionante como este fato nos uniu como família e não há ninguém no Chile que não esteja acompanhando dia-a-dia o que lhes ocorre", destacou o arcebispo de Santiago na coletiva de imprensa de ontem, nas dependências do bispado de Copiapó, junto ao pastor diocesano, Dom Gaspar Quintana.

O purpurado destacou o valor dos trabalhadores, a força, alegria, solidariedade e disciplina com que estão enfrentando esta situação, e valorizou a imensa fé que estão expressando durante todo esse tempo, seu amor ao Senhor, sua devoção a Nossa Senhora da Candelária e a São Lourenço.

Também mostrou a importância da colaboração de todos os setores para seguir adiante no resgate. "Quantos trabalhos importantes no Chile poderíamos abordar com este espírito de solidariedade!", destacou.

"Este esforço proclama o valor de toda vida humana, que não tem preço", concluiu o cardeal Errázuriz.

Junto à Eucaristia celebrada no Acampamento Esperança, o cardeal Errázuriz se comunicou com os trabalhadores por meio do fio telefônico.

O purpurado lhes disse que estava orgulhoso deles, e também comunicou que o Papa rezou o Ângelus dominical pelos 33 mineiros. "Eu lhes disse que estávamos orgulhosos deles; que o espírito com o qual foram enfrentando esta enorme dificuldade - com muita fortaleza, com muita disciplina entre eles, com muita fé, e não só esperança, mas também alegria - era um grande presente no começo das comemorações do bicentenário", comentou.

Os mineiros "têm um ânimo esperançoso, solidário, de muita fé, que nos dá a esperança de que podem resistir até serem resgatados", disse o cardeal Errázuriz.

"Todos os dias há um momento de oração pelos mineiros", acrescentou. O cardeal disse também que "o Chile inteiro" está acompanhando o caso dos mineiros, presos a 688 metros de profundidade após um deslizamento na mina São José, no meio do deserto do Atacama.

"O presidente, ministros, equipes de resgate e todo o Chile estão voltados a isso", afirmou o cardeal.

Contudo, também se referiu à criação da comissão investigadora no Congresso, destacando que "não quero ser juiz (...); não pode ser que uma mina não tenha vias de escape habilitadas".

Após o breve comunicado, ele se dirigiu ao Acampamento Esperança, onde presidiu uma Missa com as famílias dos mineiros.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque chamamos as pessoas de "senhor" ou "senhora"?

Rodrigo Lavôr No Rio, quando você chama alguém de "senhor" ou "senhora" é comum que as pessoas te respondam: "deixa de ser formal. O Senhor ou a Senhora estão no Céu!". Trate-me de "você"! Bem, não deixa de ser bonito, dado que "você" é abreviação de "vossa mercê". Porém, por desconhecimento da raiz latina da palavra "senhor", perdemos muitas vezes a oportunidade de receber um grande elogio. "Senhor" vem de "dominus, i", o que significa: senhor, dono. Antigamente, se dizia "senhor" e "senhora" a toda pessoa a qual se desejava dizer: "você é dono (a) de si mesmo (a)", ou seja, você é uma pessoa madura, que tem "self mastery" ou uma pessoa muito virtuosa porque tem areté (= virtude, no grego). Sendo assim, não percamos a oportunidade de deixar que nos chamem "senhores de nós mesmos" quando acharmos que as coisas, de fato, são assim. Não tem nada a

25 de março - fundação da primeira Congregação Mariana no mundo.

25 de março - solenidade da Anunciação do Senhor (Nossa Senhora da Anunciação) fundação da primeira Congregação Mariana no mundo Roma, 1563. "Roma e o Colégio Romano estavam fadados para o berço da primeira Congregação própriamente Mariana, cuja fundação Deus reservara a um jesuíta belga: o pe. Leunis. Em 1563 reunia este Padre, no princípio semanalmente, depois cada dia, aos pés de Nossa Senhora, os seus discípulos e muitos que não o eram, orando todos à Ssma. Virgem, e ouvindo a seguir uma breve leitura espiritual. Nos Domingos e Festas cantavam-se ainda as Vésperas solenes. Um ano depois, em 1564 eram já setenta os congregados e davam-se as primeiras Regras, cujo teor em resumo era: Fim primário: progresso na sólida piedade e no cumprimento dos próprios deveres, sob a proteção e com a ajuda da Virgem Ssma. Meios: confissão semanal, ouvir Missa cada dia, rezar o Rosário, e fazer outras orações do Manual. Nos dias de aula, depois desta, um quarto de hora de meditação, e ou

Um olhar por trás da controvérsia da Eucaristia da JMJ Lisboa

  por Filipe d'Avillez 11 de agosto de 2023 . 14h08     Enquanto a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa termina, o debate persiste sobre algumas decisões litúrgicas tomadas durante o festival de uma semana realizado para peregrinos católicos de todo o mundo.  O Papa Francisco disse que Lisboa foi a Jornada Mundial da Juventude mais bem organizada que ele já viu como papa, mas alguns católicos estão criticando, com polêmica nas redes sociais sobre o tratamento da Eucaristia em Lisboa.  A Eucaristia reservada em uma tenda na Jornada Mundial da Juventude, na forma prescrita pela Fundação Jornada Mundial da Juventude. Crédito: MN. Havia dois pontos principais de discórdia. Uma delas tem a ver com a cibória usada numa missa ligada à Jornada Mundi