Pular para o conteúdo principal

“Ele está no meio de nós” - D. Orani Tempesta, Ocist

"Ele está no meio de nós"


Nesta quinta-feira, celebraremos a solenidade de "Corpus Christi", ou seja, do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Em nossa Arquidiocese está sendo preparada, através da 84ª Semana Eucarística, nas concentrações e celebrações que ocorrem no Santuário Nacional da Adoração Perpétua, na Matriz de Santana, servida pelos Padres Sacramentinos. Ali, durante o ano todo, diariamente o Santíssimo Sacramento é adorado 24 horas, ecoando em nossa cidade a oração contínua do povo fiel.

Durante esta semana, os vários grupos, pastorais, movimentos se sucedem para rezar e refletir, à luz da Palavra de Deus, sobre alguns caminhos para encontrar Jesus Cristo: na comunidade de fé, na Palavra de Deus, na celebração dos Sacramentos e em especial da Eucaristia, na oração, no serviço aos necessitados, pobres e sofredores, no anúncio alegre da Boa Notícia aos irmãos e irmãs, quando abraçamos as cruzes que a vida coloca sobre nós. Jesus Cristo é o Caminho que nos leva ao Pai! Somos chamados a sempre recomeçar de Cristo, a sempre retomar nossa vida voltando às fontes e aos inícios de nossa jornada cristã. É bom poder expressar neste tempo a "alegria de sermos discípulos do Senhor e de termos sido enviados com o tesouro do Evangelho" (DAp 28).        

Nestes dias de preparação, e agora vivenciando a grande solenidade desta quinta-feira, "desejamos que a alegria que recebemos no encontro com Jesus Cristo, a quem reconhecemos como o Filho de Deus encarnado e redentor, chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades; desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão." "Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-Lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-Lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria" (cfr. DAp 29).  

A nossa vida é povoada de presenças visíveis ou invisíveis, presenciais ou virtuais, e todas elas nos ajudam na vida cotidiana. Nós encontramos Jesus de diversas formas e em especial, celebrando o seu "memorial". Eucaristia "é o lugar privilegiado do encontro do discípulo com Jesus Cristo" (DAp 251).        

A presença real de Jesus Cristo na Eucaristia nunca foi problema para os primeiros cristãos. Basta refletirmos sobre o capítulo 6º do Evangelho de São João. Porém, com o passar dos anos foi necessário que a Igreja declarasse oficialmente sua fé e, através dos sinais na história, empreendesse celebrações mais populares para manifestar seu modo de crer. A missa e procissão de "Corpus Christi" é um desses sinais. É a nossa "Festa da Unidade", quando anunciamos que no deserto da vida e em nossa caminhada, o Senhor nos alimenta com o Seu Corpo e Seu Sangue!   

Esta solenidade que é realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade é uma festa de preceito, isto é, devemos participar da celebração da Missa neste dia. A procissão pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (Cân. 944), que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e do Sangue de Cristo". É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (Cân. 395, parágrafo 3º).

É costume solenizar e visibilizar o nosso amor por este grande mistério ornamentando as ruas por onde passa a procissão com tapetes coloridos e desenhos de inspiração religiosa. Estes enfeites, de longa data se constituem uma tradição no Brasil, recordando a nossa vida que deve estar bela e preparada para estar com Cristo.  

A atual solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. Instituída pelo Papa Urbano IV(1262-1264), através da bula "Transiturus", de 11 de Agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que acontece  no domingo depois de Pentecostes. Urbano IV, antes de ser escolhido Papa, foi Cônego de Liége (Bélgica) e atendia a freira Juliana de Liége, que, em sua vida mística, pedia uma festa da Eucaristia no calendário litúrgico. Esta solenidade entra no calendário litúrgico da Igreja para evidenciar e enfatizar a presença real  do Senhor Jesus no pão e no cálice consagrados. Após a consagração, o pão e o vinho tornam-se Jesus sacramentado.   

Um fato que ajudou a criar essa festa foi graças ao milagre de Bolsena (Itália) que durante a celebração da missa do sacerdote Pedro de Praga que, na época, se dirigia em peregrinação a Roma, ao túmulo dos Apóstolos para pedir o dom da fé, pois tinha dúvidas com relação à Eucaristia. Por solicitação do Papa Urbano IV, os sinais dessa revelação particular foram para Orviedo em solene procissão. Esta teria sido a primeira procissão eucarística. Em 11 de  Agosto de 1264, o Papa lançou de Orviedo para o mundo Católico o preceito de uma festa solene em honra ao Corpo e Sangue do Senhor.

A festa de "Corpus Christi" é um convite para uma meditação sobre o valor e a importância da Eucaristia em nossa vida. A Eucaristia é um dos sete Sacramentos e foi instituída na Última Ceia, quando Jesus disse: "Este é o meu Corpo... Isto é o meu Sangue... fazei isto em memória de mim" (Mt 26,26). Assim, vemos que quem pediu que nós ao longo dos tempos e da história celebrássemos a Eucaristia foi o próprio Cristo.  A Igreja Católica cumpre este mandato até hoje, para perpetuar a presença salvadora de Jesus na história, como deixa bem claro o texto bíblico do capítulo 6 de São João. Todo ele  é um discurso eucarístico de Jesus, que disse "Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele" (Jo 6,56). A Eucaristia é a  realização da promessa de Jesus, que disse: "Eis que estarei convosco até a consumação dos séculos"(Mt 28). 

Santo Tomás de Aquino afirmou "Nenhum outro sacramento é mais salutar do que a Eucaristia. Pois, nele os pecados são destruídos, crescem as virtudes e a alma é plenamente saciada de todos os dons espirituais. A Eucaristia é o memorial perene da paixão de Cristo, o cumprimento perfeito das figuras da antiga aliança". A celebração da solenidade de Corpus Christi consta de uma Missa, procissão, adoração e bênção com o Santíssimo Sacramento. Esta procissão com o Santíssimo nos recorda a caminhada do povo de Deus, como um povo peregrino neste mundo. No Antigo Testamento o povo foi alimentado pelo Maná, no deserto. Hoje, é alimentado com o próprio corpo e sangue de Cristo. Por isso, também um sinal concreto de nossa Arquidiocese nesse dia é a partilha dos alimentos que todos levam para a procissão, para serem depois repartidos com as diversas entidades que trabalham com os necessitados.

 A vida cristã consiste em viver  em Jesus Cristo, com Jesus Cristo e por Jesus Cristo neste mundo, ou seja, fazer da vida uma Eucaristia para os irmãos, como fez o Senhor Jesus.  Que o Senhor Jesus, visibilizado pelo dom celestial da Eucaristia, abençoe nossas famílias bem como toda a Nossa Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

+ Orani João Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque chamamos as pessoas de "senhor" ou "senhora"?

Rodrigo Lavôr No Rio, quando você chama alguém de "senhor" ou "senhora" é comum que as pessoas te respondam: "deixa de ser formal. O Senhor ou a Senhora estão no Céu!". Trate-me de "você"! Bem, não deixa de ser bonito, dado que "você" é abreviação de "vossa mercê". Porém, por desconhecimento da raiz latina da palavra "senhor", perdemos muitas vezes a oportunidade de receber um grande elogio. "Senhor" vem de "dominus, i", o que significa: senhor, dono. Antigamente, se dizia "senhor" e "senhora" a toda pessoa a qual se desejava dizer: "você é dono (a) de si mesmo (a)", ou seja, você é uma pessoa madura, que tem "self mastery" ou uma pessoa muito virtuosa porque tem areté (= virtude, no grego). Sendo assim, não percamos a oportunidade de deixar que nos chamem "senhores de nós mesmos" quando acharmos que as coisas, de fato, são assim. Não tem nada a

25 de março - fundação da primeira Congregação Mariana no mundo.

25 de março - solenidade da Anunciação do Senhor (Nossa Senhora da Anunciação) fundação da primeira Congregação Mariana no mundo Roma, 1563. "Roma e o Colégio Romano estavam fadados para o berço da primeira Congregação própriamente Mariana, cuja fundação Deus reservara a um jesuíta belga: o pe. Leunis. Em 1563 reunia este Padre, no princípio semanalmente, depois cada dia, aos pés de Nossa Senhora, os seus discípulos e muitos que não o eram, orando todos à Ssma. Virgem, e ouvindo a seguir uma breve leitura espiritual. Nos Domingos e Festas cantavam-se ainda as Vésperas solenes. Um ano depois, em 1564 eram já setenta os congregados e davam-se as primeiras Regras, cujo teor em resumo era: Fim primário: progresso na sólida piedade e no cumprimento dos próprios deveres, sob a proteção e com a ajuda da Virgem Ssma. Meios: confissão semanal, ouvir Missa cada dia, rezar o Rosário, e fazer outras orações do Manual. Nos dias de aula, depois desta, um quarto de hora de meditação, e ou

Um olhar por trás da controvérsia da Eucaristia da JMJ Lisboa

  por Filipe d'Avillez 11 de agosto de 2023 . 14h08     Enquanto a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa termina, o debate persiste sobre algumas decisões litúrgicas tomadas durante o festival de uma semana realizado para peregrinos católicos de todo o mundo.  O Papa Francisco disse que Lisboa foi a Jornada Mundial da Juventude mais bem organizada que ele já viu como papa, mas alguns católicos estão criticando, com polêmica nas redes sociais sobre o tratamento da Eucaristia em Lisboa.  A Eucaristia reservada em uma tenda na Jornada Mundial da Juventude, na forma prescrita pela Fundação Jornada Mundial da Juventude. Crédito: MN. Havia dois pontos principais de discórdia. Uma delas tem a ver com a cibória usada numa missa ligada à Jornada Mundi