Pular para o conteúdo principal

POPE2YOU.NET: Papa mais perto dos jovens na internet e no facebook

POPE2YOU.NET: Papa mais perto dos jovens na internet e no facebook


Iniciativa do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais

Por Mercedes de la Torre

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 18 de maio de 2009 (ZENIT.org).- Nesta quinta-feira, surge na internet www.Pope2you.net, uma iniciativa do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais que, através dos novos meios de comunicação, como o Facebook, permite aproximar os jovens da mensagem de Bento XVI. 

O arcebispo Claudio Maria Celli, presidente do dicastério vaticano, sem esconder suas esperanças, explicou a ZENIT que este projeto surge pela decisão do Papa de dirigir neste ano sua mensagem por ocasião da Jornada Mundial para a s Comunicações Sociais (24 de maio) à “geração digital” (Cf. “Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade”). 

“Pensamos em utilizar as novas tecnologias para que esta mensagem seja mais conhecida e difundida pelos jovens e, por isso, pensamos que era interessante ter um site com um lema juvenil: ‘Pope2You’, ‘O Papa para você’”, afirma o prelado italiano. 

“O interessante é que os jovens, através deste site, podem enviar cartões virtuais aos amigos, cartões com uma imagem simpática do Papa, com uma frase tirada de seus discursos”, explica. 

“É uma man eira para difundir valores em que cremos. Nós esperamos que os jovens saibam aproveitar este meio para fazer que a mensagem do Evangelho seja conhecida pelos jovens do mundo de hoje. Esta é a razão deste site”, assegura. 

O prelado explica que a primeira novidade é um lugar no Facebook, ainda que deixa claro que “o Papa não aparecerá no Facebook com um perfil seu. Não se trata disto. Na realidade, aproveitamos um aplicativo do Facebook para enviar os cartões virtuais”. 

Em segundo lugar, declara Dom Celli, o site web oferece um wiki sobre a visão que o Papa tem das comunicações sociais, realizado pela Sala para as Comunicações Sociais da Conferência Episcopal Italiana. É “um instrumento para que um jovem possa aprofundar no texto da mensagem do Papa, feito de uma maneira juvenil mais adaptada”, acrescenta. 

“A terceira novidade é o emprego do Iphone para receber as imagens do Papa e suas palavras”, declara. 

A quarta área da página é um acesso ao canal vaticano do YouTube; não se trata, portanto, de uma novidade, declara o presidente do conselho vaticano, mas de uma nova janela a esta experiência de contato com a palavra do Papa, que estão realizando os milhões de usuários desta rede de vídeos. 

Por sua parte, Dom Paul Tighe, secretário do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, explicou a Zenit que a iniciativa é complementar às páginas web do vaticano, como o caso de www.vatican.va, ou www.pccs.va, pois estas se caracterizam sobretud o por apresentar documentos, enquanto www.Pope2You.net  quer falar a linguagem dos jovens, da interatividade e do gosto por compartilhar. 

Com esta iniciativa, acrescenta, procura-se “criar novas formas de relação com a juventude”, pois “o Papa quer falar aos jovens para levar-lhes a mensagem da esperança e da alegria”. 

Dom Giuseppe Scotti, secretário adjunto do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, explica a Zenit que esta iniciativa segue uma campanha que se fez no Facebook, ao final de janeiro passado, quando se distribuiu a mensagem do Papa sobre as comunicações entre cerca de 200 mil jovens. “Muitos deles haviam estado em Sydney”. 

Deste modo, declara, o Conselho se deu conta de “que o Papa entre os jovens é muito mais amado do que os grandes mei os de comunicação dão a entender”. 

E sublinha que “a Igreja não tem medo do mundo digital” nem “dos meios de comunicação”. Como em todo o mundo, declara, “há coisas negativas”, mas o homem de fé não tem medo, pois crê em Deus, e “a Igreja se põe à disposição da mídia”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um olhar por trás da controvérsia da Eucaristia da JMJ Lisboa

  por Filipe d'Avillez 11 de agosto de 2023 . 14h08     Enquanto a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa termina, o debate persiste sobre algumas decisões litúrgicas tomadas durante o festival de uma semana realizado para peregrinos católicos de todo o mundo.  O Papa Francisco disse que Lisboa foi a Jornada Mundial da Juventude mais bem organizada que ele já viu como papa, mas alguns católicos estão criticando, com polêmica nas redes sociais sobre o tratamento da Eucaristia em Lisboa.  A Eucaristia reservada em uma tenda na Jornada Mundial da Juventude, na forma prescrita pela Fundação Jornada Mundial da Juventude. Crédito: MN. Havia dois pontos principais de discórdia. Uma delas tem a ver com a cibória usada numa missa ligada à Jornada Mundi

Porque chamamos as pessoas de "senhor" ou "senhora"?

Rodrigo Lavôr No Rio, quando você chama alguém de "senhor" ou "senhora" é comum que as pessoas te respondam: "deixa de ser formal. O Senhor ou a Senhora estão no Céu!". Trate-me de "você"! Bem, não deixa de ser bonito, dado que "você" é abreviação de "vossa mercê". Porém, por desconhecimento da raiz latina da palavra "senhor", perdemos muitas vezes a oportunidade de receber um grande elogio. "Senhor" vem de "dominus, i", o que significa: senhor, dono. Antigamente, se dizia "senhor" e "senhora" a toda pessoa a qual se desejava dizer: "você é dono (a) de si mesmo (a)", ou seja, você é uma pessoa madura, que tem "self mastery" ou uma pessoa muito virtuosa porque tem areté (= virtude, no grego). Sendo assim, não percamos a oportunidade de deixar que nos chamem "senhores de nós mesmos" quando acharmos que as coisas, de fato, são assim. Não tem nada a

25 de março - fundação da primeira Congregação Mariana no mundo.

25 de março - solenidade da Anunciação do Senhor (Nossa Senhora da Anunciação) fundação da primeira Congregação Mariana no mundo Roma, 1563. "Roma e o Colégio Romano estavam fadados para o berço da primeira Congregação própriamente Mariana, cuja fundação Deus reservara a um jesuíta belga: o pe. Leunis. Em 1563 reunia este Padre, no princípio semanalmente, depois cada dia, aos pés de Nossa Senhora, os seus discípulos e muitos que não o eram, orando todos à Ssma. Virgem, e ouvindo a seguir uma breve leitura espiritual. Nos Domingos e Festas cantavam-se ainda as Vésperas solenes. Um ano depois, em 1564 eram já setenta os congregados e davam-se as primeiras Regras, cujo teor em resumo era: Fim primário: progresso na sólida piedade e no cumprimento dos próprios deveres, sob a proteção e com a ajuda da Virgem Ssma. Meios: confissão semanal, ouvir Missa cada dia, rezar o Rosário, e fazer outras orações do Manual. Nos dias de aula, depois desta, um quarto de hora de meditação, e ou