Pular para o conteúdo principal

Pregadores






Pe. Cléber Eduardo Dos Santos Dias

Diariamente me deparo nas redes sociais e mesmo com cartazes nalgumas igrejas alhures anunciando algum encontro, retiro ou atividade na qual estará presente tal ou qual pregador.

Em 99% dos casos o anunciado ou anunciada pregador/pregadora é festejado com os epítetos de "ungido", "vai trazer uma palavra forte", "com fogo", "incendeia", com ou sem pulos, gritos, sapateios e rodopios e outras importações do jargão de seitas pentecostais. Geralmente são "pregações" de baixíssimo nível teológico, com um pianinho tocando ao fundo, com palavrinhas melosas e psicologismo barato, com olhinhos molhados e que se adapta ao gosto do ouvinte.
Recordo a todos que a tarefa de pregação é de exclusividade dos ministros ordenados (diáconos, padres e bispos). No entanto, a Igreja permite que leigos - homens ou mulheres - devidamente capacitados e maximamente conhecedores da doutrina, possam ser pregadores desde que se dêem concomitantemente algumas condições:


a) Ausência de ministros ordenados,
b) Pregar fora da Santa Missa,
c) Com a devida autorização do Ordinário do lugar (do bispo). Presbíteros (padres) e diáconos não podem dar tal autorização.
d) Tal autorização é dada e recebida apenas ad actum (para aquele ato, momento), nunca de forma estável.

Obviamente que se são conhecedores da Doutrina também o devem ser das práticas e dos modos de orar/rezar legitimamente aprovados pela Tradição bimilenar da Igreja, não importando gestos e formas de seitas, nem desrespeitando as normas da Sagrada Liturgia. E isto tanto vale para os pregadores leigos como para os ministros ordenados. Os fiéis têm direito à pregação legítima da Igreja. Não existe uma coisa chamada "Ministério de Pregação" uma vez que nunca alguém pode ser estavelmente pregador/pregadora se não é ministro ordenado.


A norma geral da Igreja se encontra neste axioma: "Lex orandi lex credendi". Esta expressão deriva de: "Lex orandi statuat legem credendi" (A norma/lei da oração estabeleça a norma/lei da fé). Isto significa que, se alguém já não reza ou prega como católico, mas importa meios, gestos, formas e conteúdos do rezar das seitas; talvez já não creia no mesmo Credo transmitido pelo Apóstolos ou, no mínimo, desconhece aquilo que prega e crê e faz confusão. Cabe aos Bispos, mais do que nunca, o cumprimento de sua tarefa mais precípua: Vigiar/Supervisionar.



Como complemento cito a recente norma presente na Instrução Redemptionis Sacramentum (25 de março do 2004) emitida pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos que, por sua vez, traz em suas notas o Código de Direito Canônico:

"2. A pregação. 161. Como já se disse, a homilia na Missa, pela sua importância e natureza, está reservada ao Sacerdote ou ao Diácono[260]. No que se refere a outras formas de pregação, se, em circunstâncias especiais, a necessidade o requerer ou em casos específicos a utilidade o aconselhar, segundo a norma do direito podem admitir-se fiéis leigos a pregar numa igreja ou num oratório fora da Missa [261]. Mas isto só pode acontecer para suprir a exiguidade do número de ministros sagrados nalguns lugares, nunca podendo converter-se de caso absolutamente excepcional em fato ordinário, nem devendo ser entendido como promoção autêntica do laicado [262]. Além disso recorde-se que a faculdade de dar esta permissão, e sempre ad actum, compete aos ordinários do lugar e não a outros, nem sequer aos Presbíteros ou Diáconos."






NOTAS:
[260] Cf. Código de Direito Canônico, can. 767 § 1.
[261] Cf. ibidem, can. 766.
[262] Cf. Congregação para o Clero e outras, Instr. Ecclesiae de mysterio, Disposições práticas, art. 2 §§ 3-4: AAS 89 (1997) p. 865.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25 de março - fundação da primeira Congregação Mariana no mundo.

25 de março - solenidade da Anunciação do Senhor (Nossa Senhora da Anunciação) fundação da primeira Congregação Mariana no mundo Roma, 1563. "Roma e o Colégio Romano estavam fadados para o berço da primeira Congregação própriamente Mariana, cuja fundação Deus reservara a um jesuíta belga: o pe. Leunis. Em 1563 reunia este Padre, no princípio semanalmente, depois cada dia, aos pés de Nossa Senhora, os seus discípulos e muitos que não o eram, orando todos à Ssma. Virgem, e ouvindo a seguir uma breve leitura espiritual. Nos Domingos e Festas cantavam-se ainda as Vésperas solenes. Um ano depois, em 1564 eram já setenta os congregados e davam-se as primeiras Regras, cujo teor em resumo era: Fim primário: progresso na sólida piedade e no cumprimento dos próprios deveres, sob a proteção e com a ajuda da Virgem Ssma. Meios: confissão semanal, ouvir Missa cada dia, rezar o Rosário, e fazer outras orações do Manual. Nos dias de aula, depois desta, um quarto de hora de meditação, e ou

Coisas estranhas acontecem na noite de Natal

É fato conhecido, que a data em que mais almas são libertas do Purgatório é a Noite de Natal. Vários santos e aparições falam desse fato. Uma história impressionante aconteceu em uma Igreja na Missão. Isso ocorreu em uma paróquia no Alasca e isso foi escrito graças ao padre jesuíta Segundo Llorente Villa , um missionário no Círculo Ártico. Padre Llorente transcreveu o testemunho de outra cura da qual não cita o nome ( que pode ter sido o próprio):  Padre Segundo Llorente (1906-1989) trabalhou durante quarenta anos , difícil de levar o Evangelho aos nativos daquele lugar. Ele escreveu uma reflexão intitulada "Coisas estranhas acontecem na noite de Natal." . Esta peça perspicaz, que foi publicado no Boletim da Sociedade Católica de Evangelistas em fevereiro de 1998, é relevante para o nosso terceiro milênio cristão. Ele diz que um padre lhe contou o que aconteceu uma vez em sua primeira paróquia. Depois da Missa do Galo no Natal, ele, pessoalmente, fec