Pular para o conteúdo principal

Ou pregamos a verdade ...

 
Gabriel Vila Verde

Era uma vez, um padre de uma pequena cidade do interior. Nas suas homilias, falava muito sobre o ecumenismo e o diálogo entre as religiões. Dizia que todos os caminhos levam a Deus e que não precisava ser católico para se salvar. Isso era "teologia medieval" e servia de degrau para a intolerância religiosa. Os seus paroquianos ficavam na dúvida, mas não questionavam. 

Certo dia, chegou naquela cidade um grupo de pessoas bem vestidas, carregando malas e guarda-chuvas. Este grupo se dividiu em pares e começaram a visitar casa por casa, pregando uma nova religião. Segundo eles, era o único caminho para ser salvo.
Os paroquianos, que já estavam confusos e cansados daquela velha homilia do padre, resolveram fazer uma visita ao novo grupo religioso. Gostaram tanto da convicção deles que acabaram ficando por lá. 

Quando chegou o domingo, o padre ficou assustado pois a Igreja estava vazia. Não havia ninguém para lhe escutar. Até o bêbado que gostava de sentar no banco da frente, hoje estava andando de casa em casa, com sua pasta e seu guarda-chuva.


Para não morrer de fome, o padre deixou o ministério e foi estudar psicologia, porque até a senhorinha que lhe dava doces todos os fins de semana, a única coisa que agora lhe dava era as costas, quando ele passava na rua. 

Moral da história: ou pregamos a verdade com convicção e sem medo, ou as pessoas serão levadas por uma mentira bem contada. 

A Igreja Católica é a única religião fundada por Jesus Cristo (Mt 16,18).
A única que tem a Eucaristia, Pão Vivo descido do Céu (Jo 6, 51).
A única que tem o Sacramento da Confissão (Jo 20, 22-23).
A única que proclama as bem-aventuranças de Maria (Lc 1, 48).
A única que tem a Unção dos Enfermos (Tiago 5, 13-15).
A única Esposa que o Cordeiro virá buscar no Fim dos Tempos (Ap. 21, 2).

Diz o documento de Puebla: "A Igreja é inseparável de Cristo, porque Ele mesmo a fundou por um ato expresso de sua vontade (...) Por isto mesmo, aceitar a Cristo exige aceitar a sua Igreja" (DP 222,223).

Jacques Lacan, famoso psicanalista francês, afirma: "A verdadeira religião cristã é a Romana".

- Mas, se a Igreja Católica é a única de Cristo, as outras são o que?
A resposta está na segunda carta de São Pedro, capítulo 2. Leia e entenderás! 


Deus te abençoe sempre!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque chamamos as pessoas de "senhor" ou "senhora"?

Rodrigo Lavôr No Rio, quando você chama alguém de "senhor" ou "senhora" é comum que as pessoas te respondam: "deixa de ser formal. O Senhor ou a Senhora estão no Céu!". Trate-me de "você"! Bem, não deixa de ser bonito, dado que "você" é abreviação de "vossa mercê". Porém, por desconhecimento da raiz latina da palavra "senhor", perdemos muitas vezes a oportunidade de receber um grande elogio. "Senhor" vem de "dominus, i", o que significa: senhor, dono. Antigamente, se dizia "senhor" e "senhora" a toda pessoa a qual se desejava dizer: "você é dono (a) de si mesmo (a)", ou seja, você é uma pessoa madura, que tem "self mastery" ou uma pessoa muito virtuosa porque tem areté (= virtude, no grego). Sendo assim, não percamos a oportunidade de deixar que nos chamem "senhores de nós mesmos" quando acharmos que as coisas, de fato, são assim. Não tem nada a

25 de março - fundação da primeira Congregação Mariana no mundo.

25 de março - solenidade da Anunciação do Senhor (Nossa Senhora da Anunciação) fundação da primeira Congregação Mariana no mundo Roma, 1563. "Roma e o Colégio Romano estavam fadados para o berço da primeira Congregação própriamente Mariana, cuja fundação Deus reservara a um jesuíta belga: o pe. Leunis. Em 1563 reunia este Padre, no princípio semanalmente, depois cada dia, aos pés de Nossa Senhora, os seus discípulos e muitos que não o eram, orando todos à Ssma. Virgem, e ouvindo a seguir uma breve leitura espiritual. Nos Domingos e Festas cantavam-se ainda as Vésperas solenes. Um ano depois, em 1564 eram já setenta os congregados e davam-se as primeiras Regras, cujo teor em resumo era: Fim primário: progresso na sólida piedade e no cumprimento dos próprios deveres, sob a proteção e com a ajuda da Virgem Ssma. Meios: confissão semanal, ouvir Missa cada dia, rezar o Rosário, e fazer outras orações do Manual. Nos dias de aula, depois desta, um quarto de hora de meditação, e ou

Um olhar por trás da controvérsia da Eucaristia da JMJ Lisboa

  por Filipe d'Avillez 11 de agosto de 2023 . 14h08     Enquanto a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa termina, o debate persiste sobre algumas decisões litúrgicas tomadas durante o festival de uma semana realizado para peregrinos católicos de todo o mundo.  O Papa Francisco disse que Lisboa foi a Jornada Mundial da Juventude mais bem organizada que ele já viu como papa, mas alguns católicos estão criticando, com polêmica nas redes sociais sobre o tratamento da Eucaristia em Lisboa.  A Eucaristia reservada em uma tenda na Jornada Mundial da Juventude, na forma prescrita pela Fundação Jornada Mundial da Juventude. Crédito: MN. Havia dois pontos principais de discórdia. Uma delas tem a ver com a cibória usada numa missa ligada à Jornada Mundi