Pular para o conteúdo principal

“Se um futuro Papa ensinar algo contrário à Fé Católica..."


Os Rad-Trads vira e mexe aparecem com uma frase falsamente atribuída ao Papa Pio IX a um tal de bispo Brinzen, dizendo: “Se um futuro Papa ensinar algo contrário à Fé Católica, não o sigam.” - Pio IX, Carta ao Bispo Brizen, citado em “In His Name”, E. Christopher Reyes, 2010.


ESTA FRASE É FALSA!!!


Esta suposta frase de Pio IX está circulando na internet como se fosse autêntica. Mas não é o que parece. Provavelmente trata-se de uma citação espúria. As páginas tradicionalistas fazem referência ao livro de Christopher Reyes, In His Name (2010)

Este é um livro anticristão, que não pode ser usado como fonte fidedigna para nada. Vejamos o que diz: “Hoje, o Vaticano, em toda a sua glória, em toda a sua magnificência, em toda a todo o seu esplendor, se destaca como um tributo à grandeza esmagadora dos crimes da Igreja, em sua busca pela dominação do mundo. Sua história velado em chavões religiosos para apaziguar as massas ignorantes que muitas vezes sabem pouco ou nada sobre os crimes hediondos cometidos em nome de Jesus Cristo, seu Deus e Salvador.” Nenhum católico sério iria referenciar uma citação a partir de uma obra de acatólica, que justamente está atacando a Igreja em seu conteúdo.

O primeiro a levantar essa frase foi o Rev. Dominique Boulet da FSSPX, num escrito de 2004 contra o sedevacantismo.

Dominique Boulet ao lado dessa frase levantou outras, todas elas ele usou como fonte ou livro posto no Índice de livros proibidos por S. Pio X (Viollet teólogo, Infalibilidade Papal e a Syllabus, (1908).) ou outra, num livro anti-católico chamado: Vigários de Cristo, o Lado Negro do Papado, por . Peter De Rosa (p. 204).

A página do último assim expressa uma fraudulenta citação de Papa Adriano VI († 1523):
“If by the Roman church you mean its head or pontiff, it is beyond question that he can err even in matters touching the faith. He does this when he teaches heresy by his own judgement or decretal. In truth, many Roman Pontiffs were heretics. The last of them was Pope John XXII [1316-1334].”

É sério que os rad trads estão usando livros CONTRA O PAPADO, feitos por suspeitos de heresia, ateus e protestantes? Do ponto de vista moral, será lícito espalhar tal citação, tendo em vista os livros onde elas são retiradas?

E afinal, quem é esse tal Bispo Brizen? Um Bispo que chegou a receber uma carta do Papa Pio IX... Não teria vasta bibliografia sobre ele? Não teria, pelo menos, um site falando de sua pessoa? Todas essas informações nos levam a suspeitar da veracidade dessa citação. Sem falar que o conteúdo dela é totalmente errôneo.

O Papa nunca irá ensinar algo contra a fé. É certo que o Magistério puramente autêntico pode ter certas deficiências em um ou outro ponto [detalhes], mas é falso presumir disto que ele pode ser herético (contra a fé). Isso é contrário a segurança devida aos ensinamentos Magisteriais

Segue-se algumas citações

Cardeal Ratzinger

Sustentado pelas promessas de Cristo, ele [o Papa] nunca poderá pôr em oposição na Igreja o seu Magistério autêntico e a Santa Tradição.
Carta a Dom Marcel Lefebvre 28 de julho de 1987...

Michael Schmaus

“Não há, pois, perigo de que o poder papal se converta em perdição da Igreja, como acreditou Lutero. Tampouco causará jamais uma ruptura da tradição na Igreja, já que deve precisamente proteger, guardar, cuidar e transmitir a herança confiada por Cristo à Igreja, isto é, de sua inseparável união com Cristo crucificado e ressuscitado.”
 (Teologia Dogmática, IV. A Igreja, pág. 467, Madrid, 1960)

Santo Tomás de Aquino

"Ademais a Igreja universal não pode errar: porque aquele que em todas as coisas foi ouvido por sua reverência, disse a Pedro, sobre cuja confissão foi fundada a Igreja: Eu roguei por ti, para que tua fé não desfaleça. Mas a Igreja universal aprova as indulgências: logo as indulgências tem valor diante de Deus"
 (In Sent. IV, D. 20, Q. 1. A.3)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um olhar por trás da controvérsia da Eucaristia da JMJ Lisboa

  por Filipe d'Avillez 11 de agosto de 2023 . 14h08     Enquanto a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa termina, o debate persiste sobre algumas decisões litúrgicas tomadas durante o festival de uma semana realizado para peregrinos católicos de todo o mundo.  O Papa Francisco disse que Lisboa foi a Jornada Mundial da Juventude mais bem organizada que ele já viu como papa, mas alguns católicos estão criticando, com polêmica nas redes sociais sobre o tratamento da Eucaristia em Lisboa.  A Eucaristia reservada em uma tenda na Jornada Mundial da Juventude, na forma prescrita pela Fundação Jornada Mundial da Juventude. Crédito: MN. Havia dois pontos principais de discórdia. Uma delas tem a ver com a cibória usada numa missa ligada à Jornada Mundi

Porque chamamos as pessoas de "senhor" ou "senhora"?

Rodrigo Lavôr No Rio, quando você chama alguém de "senhor" ou "senhora" é comum que as pessoas te respondam: "deixa de ser formal. O Senhor ou a Senhora estão no Céu!". Trate-me de "você"! Bem, não deixa de ser bonito, dado que "você" é abreviação de "vossa mercê". Porém, por desconhecimento da raiz latina da palavra "senhor", perdemos muitas vezes a oportunidade de receber um grande elogio. "Senhor" vem de "dominus, i", o que significa: senhor, dono. Antigamente, se dizia "senhor" e "senhora" a toda pessoa a qual se desejava dizer: "você é dono (a) de si mesmo (a)", ou seja, você é uma pessoa madura, que tem "self mastery" ou uma pessoa muito virtuosa porque tem areté (= virtude, no grego). Sendo assim, não percamos a oportunidade de deixar que nos chamem "senhores de nós mesmos" quando acharmos que as coisas, de fato, são assim. Não tem nada a

25 de março - fundação da primeira Congregação Mariana no mundo.

25 de março - solenidade da Anunciação do Senhor (Nossa Senhora da Anunciação) fundação da primeira Congregação Mariana no mundo Roma, 1563. "Roma e o Colégio Romano estavam fadados para o berço da primeira Congregação própriamente Mariana, cuja fundação Deus reservara a um jesuíta belga: o pe. Leunis. Em 1563 reunia este Padre, no princípio semanalmente, depois cada dia, aos pés de Nossa Senhora, os seus discípulos e muitos que não o eram, orando todos à Ssma. Virgem, e ouvindo a seguir uma breve leitura espiritual. Nos Domingos e Festas cantavam-se ainda as Vésperas solenes. Um ano depois, em 1564 eram já setenta os congregados e davam-se as primeiras Regras, cujo teor em resumo era: Fim primário: progresso na sólida piedade e no cumprimento dos próprios deveres, sob a proteção e com a ajuda da Virgem Ssma. Meios: confissão semanal, ouvir Missa cada dia, rezar o Rosário, e fazer outras orações do Manual. Nos dias de aula, depois desta, um quarto de hora de meditação, e ou