Pular para o conteúdo principal

Psiquiatra adverte: “Não veja “50 Tons de Cinza”



Uma carta da psiquiatra Miriam Grossman foi publicada on-line alertando os jovens para que não sejam manipulados pelas mensagens contidas no filme “50 Tons de Cinza” (Fifty Shades of Grey).

Na carta, Grossman chama o filme de "negro", alertando que "a sua mensagem tóxica está se infiltrando na nossa cultura, e poderia plantar ideias perigosas nas nossas cabeças."
Ela pede às pessoas para não ver o filme, dizendo que 'não vejam 50 Tons'. Se informem,conheçam os fatos e expliquem aos seus amigos por que eles também não devem ver isso."

Abaixo está a carta na íntegra.

Não há nada de cinza sobre “50 Tons de Cinza”. É tudo preto.


Deixe-me explicar.

Eu ajudo as pessoas que estão partidas por dentro. Ao contrário de médicos que utilizam raios X ou exames de sangue para determinar por que alguém está com dor, as feridas que me interessam estão ocultas. Faço perguntas e escuto atentamente as respostas. É assim que eu descubro por que a pessoa na minha frente está "sangrando".
Anos de escuta atenta me ensinaram muito. Uma coisa que eu aprendi é que os jovens são totalmente confuso sobre o amor - procurando-o e mantendo-o. Eles fazem escolhas erradas, e acabam em muita dor.
Eu não quero que você sofra como as pessoas que vejo em meu escritório, por isso estou avisando sobre um novo filme chamado “50 Tons de Cinza”. Mesmo que você não veja o filme, sua mensagem tóxica está se infiltrando na nossa cultura, e poderia plantar ideias perigosas em sua cabeça.
“50 Tons de Cinza” está sendo liberado para Dia dos Namorados1, então você vai pensar que é um romance, mas não caia nisso. O filme é realmente sobre uma relação doente e perigosa preenchida com abuso físico e emocional. Parece glamouroso, porque os atores são lindos, têm carros caros e aviões, e Beyonce está na trilha sonora. Você pode concluir que Christian e Ana são legais, e que seu relacionamento é aceitável.
Não se permita ser manipulado! As pessoas por trás do filme só querem o seu dinheiro; eles não têm nenhuma preocupação sobre você e seus sonhos.
Abuso não é glamouroso ou legal. Nunca é certo, sob quaisquer circunstâncias.
Isto é o que você precisa saber sobre “50 Tons de Cinza”: quando criança, Christian Grey foi terrivelmente negligenciado. Ele está confuso sobre o amor porque ele nunca experimentou realmente. Em sua mente, o sentimento amoroso está emaranhado com maus sentimentos como dor e constrangimento. Christian gosta de machucar mulheres de formas bizarras. Anastasia é uma menina imatura que se apaixona por olhares e riqueza de Christian, e tolamente vai junto com seus desejos.
No mundo real, essa história iria acabar mal, com Christian na cadeia, e Ana em um abrigo - ou necrotério. Ou Christian continuaria batendo em Ana, e ela ficaria e sofreria. De qualquer maneira, as suas vidas claramente não seriam um conto de fadas. Confie em mim nisso.
Como médica, eu estou pedindo-lhe: não veja “50 Tons de Cinza”. Se informe, conheça os fatos e explique aos seus amigos por que eles não devem ver isso também.

Aqui estão algumas das ideias perigosas promovidas por “50 Tons de Cinza”:

1. As meninas querem caras como Christian que dominam tudo ao seu redor.


Não! Uma mulher psicologicamente saudável evita dor. Ela quer se sentir segura, respeitada e cuidada por um homem em quem ela pode confiar. Ela sonha com vestidos de casamento, e não com algemas.

2. Rapazes querem uma garota como Anastasia que é mansa e insegura.


Errado. Um homem psicologicamente saudável quer uma mulher que pode erguer-se por si mesma. Se ele está fora da linha, ele quer que ela o corrija.

3. Anastasia exerce livre escolha quando ela consente em se machucar, então ninguém pode julgar sua decisão.


Lógica falha. Claro, Anastasia tinha livre escolha - e ela escolheu mal. A decisão auto-destrutiva é uma má decisão.

4. Anastasia faz escolhas sobre Christian de forma pensativa e detalhista.

Duvidoso. Christian constantemente fornece álcool a Anastasia, prejudicando seu julgamento. Além disso, Anastasia se torna sexualmente ativa justamente com Christian - sua primeira experiência - logo após conhecê-lo. A Neurociência sugere que sua intimidade poderia iniciar seus sentimentos de apego e confiança, antes que ela estivesse certa de que ele os merecia. O sexo é uma experiência poderosa - particularmente a primeira vez. Finalmente, Christian manipula Anastasia em assinar um acordo que proíbe-a de dizer a ninguém que ele é um abusador de longa data.
Álcool, sexo, manipulação - dificilmente os ingredientes de uma decisão individual e meditada.

5. problemas emocionais de Christian são curados pelo amor de Anastasia.


Apenas em um filme. No mundo real, Christian não mudaria de forma significativa. Se Anastasia foi compelida a ajudar pessoas emocionalmente perturbadas, deveria ter se tornado uma psiquiatra ou assistente social.

6. É bom experimentar com a sexualidade.


Talvez para os adultos em uma saudável, duradoura, comedida relação monogâmica, chamada "casamento". Caso contrário, você está em alto risco para doenças sexualmente transmissíveis, gravidez e agressão sexual. É sábio ter muito cuidado com quem você permite chegar perto, física ou emocionalmente, porque apenas um encontro pode lhe perder e mudar sua vida para sempre.
Basicamente: as idéias de “50 Tons de Cinza” são perigosas e pode levar à confusão e más decisões sobre o amor. Existem grandes diferenças entre os relacionamentos saudáveis ​​e não saudáveis, mas o filme mistura essas diferenças, de modo que você começa a se perguntar: “o que é saudável em um relacionamento?” “O que é doente?” “Há tantos tons de cinza ...eu não tenho certeza.”
Olhe, é sobre sua segurança e seu futuro que estamos falando aqui. Não há margem para dúvidas: uma relação íntima que inclui violência, consensual ou não, é completamente inaceitável.

Isso é preto no branco. Não existem tons de cinza aqui. Nenhum.



Traduzido e adaptado por Alexandre Martins a partir do texto original em
http://yournewswire.com/do-not-see-fifty-shades-of-grey-psychiatrist-warns/




____________________________________________________________________
1- Na maioria dos países, na data de Fevereiro é comemorado o “Valentine's Day” ou o Dia de São Valentim, o padroeiro dos namorados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque chamamos as pessoas de "senhor" ou "senhora"?

Rodrigo Lavôr No Rio, quando você chama alguém de "senhor" ou "senhora" é comum que as pessoas te respondam: "deixa de ser formal. O Senhor ou a Senhora estão no Céu!". Trate-me de "você"! Bem, não deixa de ser bonito, dado que "você" é abreviação de "vossa mercê". Porém, por desconhecimento da raiz latina da palavra "senhor", perdemos muitas vezes a oportunidade de receber um grande elogio. "Senhor" vem de "dominus, i", o que significa: senhor, dono. Antigamente, se dizia "senhor" e "senhora" a toda pessoa a qual se desejava dizer: "você é dono (a) de si mesmo (a)", ou seja, você é uma pessoa madura, que tem "self mastery" ou uma pessoa muito virtuosa porque tem areté (= virtude, no grego). Sendo assim, não percamos a oportunidade de deixar que nos chamem "senhores de nós mesmos" quando acharmos que as coisas, de fato, são assim. Não tem nada a

25 de março - fundação da primeira Congregação Mariana no mundo.

25 de março - solenidade da Anunciação do Senhor (Nossa Senhora da Anunciação) fundação da primeira Congregação Mariana no mundo Roma, 1563. "Roma e o Colégio Romano estavam fadados para o berço da primeira Congregação própriamente Mariana, cuja fundação Deus reservara a um jesuíta belga: o pe. Leunis. Em 1563 reunia este Padre, no princípio semanalmente, depois cada dia, aos pés de Nossa Senhora, os seus discípulos e muitos que não o eram, orando todos à Ssma. Virgem, e ouvindo a seguir uma breve leitura espiritual. Nos Domingos e Festas cantavam-se ainda as Vésperas solenes. Um ano depois, em 1564 eram já setenta os congregados e davam-se as primeiras Regras, cujo teor em resumo era: Fim primário: progresso na sólida piedade e no cumprimento dos próprios deveres, sob a proteção e com a ajuda da Virgem Ssma. Meios: confissão semanal, ouvir Missa cada dia, rezar o Rosário, e fazer outras orações do Manual. Nos dias de aula, depois desta, um quarto de hora de meditação, e ou

Um olhar por trás da controvérsia da Eucaristia da JMJ Lisboa

  por Filipe d'Avillez 11 de agosto de 2023 . 14h08     Enquanto a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa termina, o debate persiste sobre algumas decisões litúrgicas tomadas durante o festival de uma semana realizado para peregrinos católicos de todo o mundo.  O Papa Francisco disse que Lisboa foi a Jornada Mundial da Juventude mais bem organizada que ele já viu como papa, mas alguns católicos estão criticando, com polêmica nas redes sociais sobre o tratamento da Eucaristia em Lisboa.  A Eucaristia reservada em uma tenda na Jornada Mundial da Juventude, na forma prescrita pela Fundação Jornada Mundial da Juventude. Crédito: MN. Havia dois pontos principais de discórdia. Uma delas tem a ver com a cibória usada numa missa ligada à Jornada Mundi