Pular para o conteúdo principal

Sobre a necessidade de lutar e de vigiar fazendo silêncio...

Rodrigo Lavor
 
A meados do século XX, diria o pai do personalismo, Emmanuel Mounier que faz-se necessário um novo espírito de luta no homem moderno. 
 
No seu relato histórico, ele constatava como o homem deixou de lutar pelo que quer conquistar a partir do momento em que começou a especular com os números, fazendo que o seu capital cresça o diminua de modo virtual. Se entronizou no ser humano o espírito burguês, acomodado, instalado e, isto, sustenta o autor: pisou a dignidade humana. Não lutar na vida vai em contra a mesma vida: desde o seio materno já lutamos para viver e sair do ventre é toda uma vitória da vida humana, a qual teve desde o momento da fecundação que passar por muitas etapas. Esta verdade também está presente no livro de Jó: "a vida é uma eterna milícia". 
 
Já o escritor e piloto de aviação francês, cujo avião foi abatido na 2a Guerra mundial, Antoine de Saint Exupèry, autor do Pequeno Príncipe e de muitos outros livros condena no seu texto "o velho burocrata", o qual emprega todos os seus esforços em tampar as saídas para a luz. E esta atitude impede que mais Mozarts venham a nascer... A pessoa instalada impede que os gênios que habitam dentro de si saiam ou nasçam em outros. Por outro lado, Exupèry fala na sua obra "Cidadela", talvez a mais difícil escrita por ele, dos "sentinelas" que vigiam quando a cidade dorme. Se eles pestanejam, a cidade é invadida. 
 
Pareceu-me muito bela a figura porque ela corresponde ao que eu escutei uma vez de um abade de um mosteiro beneditino na Colômbia: nós, os monges, vivemos o silêncio porque somos sentinelas do mundo. Enquanto este dorme no meio do seu barulho e caos, nós vigiamos com a nossa oração e estamos atentos para ajudar no que seja necessário". 
 
De fato, o Papa João Paulo II pedia aos jovens ser "sentinelas da nova alvorada". Conseguirão? Não sei... O que sei é que tem muito autor francês bem interessante e, antes que alguém diga que o meu pensamento é muito católico, começarei mencionando a dois ateus existencialistas: Sartre e Camus. Os outros são católicos mesmo: Gabriel Marcel, Jacques Maritain, León Bloy e muitos mais.... Também têm ortodoxos excelentes... Alguns dos personalistas falam sobre a rotina e dão luzes bem esperançadoras sobre o tema; outros sobre el significado da realidade "problema"... Também existem muitos pensadores espanhóis (católicos ou não), alemães (protestantes, ateus), dinamarquês (protestante) bem bom. Tem agnósticos americanos e ingleses também muito interessantes. 
 
É até interessante saber que o "Big Brother" que sai na Rede Globo, na verdade, saiu da literatura de um inglês chamado Georges Orwell, no seu livro e filme "1984", cuja personagem controladora do mundo se chamava o "grande irmão" e vigiava todo o planeta desde câmeras instaladas em todos os aposentos do mundo...Daí a ideia concretizada na Globo e nos BB's que existem pelo mundo afora..

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque chamamos as pessoas de "senhor" ou "senhora"?

Rodrigo Lavôr No Rio, quando você chama alguém de "senhor" ou "senhora" é comum que as pessoas te respondam: "deixa de ser formal. O Senhor ou a Senhora estão no Céu!". Trate-me de "você"! Bem, não deixa de ser bonito, dado que "você" é abreviação de "vossa mercê". Porém, por desconhecimento da raiz latina da palavra "senhor", perdemos muitas vezes a oportunidade de receber um grande elogio. "Senhor" vem de "dominus, i", o que significa: senhor, dono. Antigamente, se dizia "senhor" e "senhora" a toda pessoa a qual se desejava dizer: "você é dono (a) de si mesmo (a)", ou seja, você é uma pessoa madura, que tem "self mastery" ou uma pessoa muito virtuosa porque tem areté (= virtude, no grego). Sendo assim, não percamos a oportunidade de deixar que nos chamem "senhores de nós mesmos" quando acharmos que as coisas, de fato, são assim. Não tem nada a

25 de março - fundação da primeira Congregação Mariana no mundo.

25 de março - solenidade da Anunciação do Senhor (Nossa Senhora da Anunciação) fundação da primeira Congregação Mariana no mundo Roma, 1563. "Roma e o Colégio Romano estavam fadados para o berço da primeira Congregação própriamente Mariana, cuja fundação Deus reservara a um jesuíta belga: o pe. Leunis. Em 1563 reunia este Padre, no princípio semanalmente, depois cada dia, aos pés de Nossa Senhora, os seus discípulos e muitos que não o eram, orando todos à Ssma. Virgem, e ouvindo a seguir uma breve leitura espiritual. Nos Domingos e Festas cantavam-se ainda as Vésperas solenes. Um ano depois, em 1564 eram já setenta os congregados e davam-se as primeiras Regras, cujo teor em resumo era: Fim primário: progresso na sólida piedade e no cumprimento dos próprios deveres, sob a proteção e com a ajuda da Virgem Ssma. Meios: confissão semanal, ouvir Missa cada dia, rezar o Rosário, e fazer outras orações do Manual. Nos dias de aula, depois desta, um quarto de hora de meditação, e ou

Um olhar por trás da controvérsia da Eucaristia da JMJ Lisboa

  por Filipe d'Avillez 11 de agosto de 2023 . 14h08     Enquanto a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa termina, o debate persiste sobre algumas decisões litúrgicas tomadas durante o festival de uma semana realizado para peregrinos católicos de todo o mundo.  O Papa Francisco disse que Lisboa foi a Jornada Mundial da Juventude mais bem organizada que ele já viu como papa, mas alguns católicos estão criticando, com polêmica nas redes sociais sobre o tratamento da Eucaristia em Lisboa.  A Eucaristia reservada em uma tenda na Jornada Mundial da Juventude, na forma prescrita pela Fundação Jornada Mundial da Juventude. Crédito: MN. Havia dois pontos principais de discórdia. Uma delas tem a ver com a cibória usada numa missa ligada à Jornada Mundi