Pular para o conteúdo principal

?Por qué llamamos a las personas de "señor" o "señora"?



Rodrigo Lavôr

En Río, cuando tú llamas a alguien de "señor" o "señora" es comun que las personas te contesten: "deja de ser formal. !El Señor o la Señora están en el Cielo! Trateme de "usted" (en portugués, esto es muy coloquial). Bien, no deja de ser bello, dado que "usted" es la abreviación de "vuestra merced" o "su merced" (en el caso del portugués). Sin embargo, por desconocimiento de la raíz latina de la palabra "señor", perdemos muchas veces la oportunidad de recibir un gran elogio. "Señor" viene de "dominus, i", lo que significa: "señor, dueño". Antiguamente, se decía "señor" y "señora" a toda la persona a la cual se deseaba decir: "tú eres dueño (a) de ti mismo (a)", es decir, tú eres una persona llena de madurez, que tiene "self mastery" o una persona muy virtuosa porque tiene areté (=virtud, en griego). De este modo, no perdamos la oportunidad de permitir que nos llamen "señores de nosotros mismos" cuando pensemos que las cosas, de hecho, son de esta manera. No tiene nada que ver con la edad corporal, pero con la altura y el peso interiores. En efecto, "señorita" es una "señora pequeña", es decir, alguien que viene entrenándose en el arte de ser "señora de sí misma". Lastimosamente, no hay "señorito", pero la idea es la misma. Sólo una persona recogida en su interior, capaz de vivir todos los silencios: palabra, cuerpo, imaginación, memoria, fantasía, entendimiento, voluntad,...es la que puede ser llamada propiamente de "señor". El Senor Jesús tenía todo ello en grado sumo. La Virgen tambien. Y nosotros estamos llamados a llegar a ello, según el máximo de nuestras capacidades y posibilidades, en todas las circunstancias concretas de nuestra vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um olhar por trás da controvérsia da Eucaristia da JMJ Lisboa

  por Filipe d'Avillez 11 de agosto de 2023 . 14h08     Enquanto a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa termina, o debate persiste sobre algumas decisões litúrgicas tomadas durante o festival de uma semana realizado para peregrinos católicos de todo o mundo.  O Papa Francisco disse que Lisboa foi a Jornada Mundial da Juventude mais bem organizada que ele já viu como papa, mas alguns católicos estão criticando, com polêmica nas redes sociais sobre o tratamento da Eucaristia em Lisboa.  A Eucaristia reservada em uma tenda na Jornada Mundial da Juventude, na forma prescrita pela Fundação Jornada Mundial da Juventude. Crédito: MN. Havia dois pontos principais de discórdia. Uma delas tem a ver com a cibória usada numa missa ligada à Jornada Mundi

Porque chamamos as pessoas de "senhor" ou "senhora"?

Rodrigo Lavôr No Rio, quando você chama alguém de "senhor" ou "senhora" é comum que as pessoas te respondam: "deixa de ser formal. O Senhor ou a Senhora estão no Céu!". Trate-me de "você"! Bem, não deixa de ser bonito, dado que "você" é abreviação de "vossa mercê". Porém, por desconhecimento da raiz latina da palavra "senhor", perdemos muitas vezes a oportunidade de receber um grande elogio. "Senhor" vem de "dominus, i", o que significa: senhor, dono. Antigamente, se dizia "senhor" e "senhora" a toda pessoa a qual se desejava dizer: "você é dono (a) de si mesmo (a)", ou seja, você é uma pessoa madura, que tem "self mastery" ou uma pessoa muito virtuosa porque tem areté (= virtude, no grego). Sendo assim, não percamos a oportunidade de deixar que nos chamem "senhores de nós mesmos" quando acharmos que as coisas, de fato, são assim. Não tem nada a

25 de março - fundação da primeira Congregação Mariana no mundo.

25 de março - solenidade da Anunciação do Senhor (Nossa Senhora da Anunciação) fundação da primeira Congregação Mariana no mundo Roma, 1563. "Roma e o Colégio Romano estavam fadados para o berço da primeira Congregação própriamente Mariana, cuja fundação Deus reservara a um jesuíta belga: o pe. Leunis. Em 1563 reunia este Padre, no princípio semanalmente, depois cada dia, aos pés de Nossa Senhora, os seus discípulos e muitos que não o eram, orando todos à Ssma. Virgem, e ouvindo a seguir uma breve leitura espiritual. Nos Domingos e Festas cantavam-se ainda as Vésperas solenes. Um ano depois, em 1564 eram já setenta os congregados e davam-se as primeiras Regras, cujo teor em resumo era: Fim primário: progresso na sólida piedade e no cumprimento dos próprios deveres, sob a proteção e com a ajuda da Virgem Ssma. Meios: confissão semanal, ouvir Missa cada dia, rezar o Rosário, e fazer outras orações do Manual. Nos dias de aula, depois desta, um quarto de hora de meditação, e ou