Pular para o conteúdo principal

João Paulo II amava a Virgem Maria também quando escrevia


 ROMA, 05 Abr. 11 (ACI) .-

 O Cardeal italiano Giovanni Coppa, Núncio Emérito de República Tcheca, recorda que João Paulo II expressava seu profundo amor à Virgem Maria também por escrito, colocando de punho e letra em cada uma das páginas de seus discursos, homilias e encíclicas, uma linha da oração de São Luis María Grignon de Monfort da que tomou a frase para seu lema episcopal, "Totus tuus" (Todo teu).

Em um artigo publicado pelo L'Osservatore Romano no dia 1º de abril, o Cardeal recorda um costume de Karol Wojtyla quando redigia: "o Papa não só recitava cada dia esta oração (de São Luis Maria Grignon do Monfort), mas escrevia uma parte em cada uma das páginas de suas homilias, discursos, encíclicas, na parte superior direita das folhas".

"Na primeira página escrevia o início da oração: Tuus totus ego sum, 'Sou todo teu'; na segunda, Et omnia mea sua sunt, 'E todas minhas coisas te pertencem'; na terceira, Accipio Te in mea omnia, 'Ponho-te ao centro de minha vida'; na quarta, Praebe mihi cor tuum, 'Dá-me teu coração'".

Sobre este hábito Mariano do Papa, o Cardeal recorda que deste modo, o Pontífice "prosseguia na seguinte página, repetindo, se era necessário, as invocações particulares, até terminar de escrever".

"Nos arquivos da Secretaria de Estado temos milhares destas páginas, onde João Paulo II manifestou de modo muito íntimo e comovedor seu amor à Virgem".

Este costume do Papa peregrino mostra, afirma o Cardeal Coppa, "o amor de João Paulo II pela Virgem foi um amor sem limites. Nunca deixou faltar ocasião para falar de Maria. Dedicou-lhe a encíclica Redemptoris Mater: a redenção foi de fato o fio condutor de seu magistério petrino".

"E quase ao final do pontificado, celebrou o Ano do Rosário, que teve tantos frutos de devoção e renovação espiritual. Recordo suas peregrinações a Lourdes e a Fátima. Em cada uma de suas viagens, ademais, programou uma visita aos mais importantes santuários marianos do mundo", concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25 de março - fundação da primeira Congregação Mariana no mundo.

25 de março - solenidade da Anunciação do Senhor (Nossa Senhora da Anunciação) fundação da primeira Congregação Mariana no mundo Roma, 1563. "Roma e o Colégio Romano estavam fadados para o berço da primeira Congregação própriamente Mariana, cuja fundação Deus reservara a um jesuíta belga: o pe. Leunis. Em 1563 reunia este Padre, no princípio semanalmente, depois cada dia, aos pés de Nossa Senhora, os seus discípulos e muitos que não o eram, orando todos à Ssma. Virgem, e ouvindo a seguir uma breve leitura espiritual. Nos Domingos e Festas cantavam-se ainda as Vésperas solenes. Um ano depois, em 1564 eram já setenta os congregados e davam-se as primeiras Regras, cujo teor em resumo era: Fim primário: progresso na sólida piedade e no cumprimento dos próprios deveres, sob a proteção e com a ajuda da Virgem Ssma. Meios: confissão semanal, ouvir Missa cada dia, rezar o Rosário, e fazer outras orações do Manual. Nos dias de aula, depois desta, um quarto de hora de meditação, e ou

Porque chamamos as pessoas de "senhor" ou "senhora"?

Rodrigo Lavôr No Rio, quando você chama alguém de "senhor" ou "senhora" é comum que as pessoas te respondam: "deixa de ser formal. O Senhor ou a Senhora estão no Céu!". Trate-me de "você"! Bem, não deixa de ser bonito, dado que "você" é abreviação de "vossa mercê". Porém, por desconhecimento da raiz latina da palavra "senhor", perdemos muitas vezes a oportunidade de receber um grande elogio. "Senhor" vem de "dominus, i", o que significa: senhor, dono. Antigamente, se dizia "senhor" e "senhora" a toda pessoa a qual se desejava dizer: "você é dono (a) de si mesmo (a)", ou seja, você é uma pessoa madura, que tem "self mastery" ou uma pessoa muito virtuosa porque tem areté (= virtude, no grego). Sendo assim, não percamos a oportunidade de deixar que nos chamem "senhores de nós mesmos" quando acharmos que as coisas, de fato, são assim. Não tem nada a