Pular para o conteúdo principal

ganhador do Grammy pede fidelidade ao patrimônio musical da Igreja


 LONDRES, 20 Abr. 11 (ACI)


Joseph Cullen, diretor de música coral na Orquestra Sinfônica de Londres (Inglaterra) e ganhador do Grammy, pediu às conferências episcopais que atenham mais aos documentos da Igreja sobre música sacra, assim como implementar a capacitação nas paróquias nesta matéria.

Em um artigo publicado no dia 9 de abril no jornal católico inglês The Tablet, Cullen elogiou a música que acompanhou a visita do Papa Bento XVI ao Reino Unido em setembro de 2010. Entretanto, advertiu, "essa excelência é atípica na maioria de nossas igrejas católicas".

Cullen lamentou que se utilize hinos apoiados em música popular "com pouca atenção à incompatibilidade das palavras originais e conhecidas".

Para o reconhecido músico existe "uma evidente falta de compaixão pelo patrimônio, que deve ser a pedra angular da música sacra digna na Igreja de hoje".

Cullen, que ganhou o Grammy em 2006 junto a Sir Colin Davies pela gravação de "Falstaff" de Giuseppe Verdi, também reprovou o mau uso de uma só voz ante o microfone na música paroquial, o que denominou "um karaokê eclesiástico" que "parece ter assassinado o canto congregacional unificado".

Para o diretor inglês, o problema se originou com a busca de um novo acerto musical para a Missa do Novus Ordo na década de 1960, o que conduziu a um relaxamento no controle artístico do processo musical.

O resultado disto, indica Cullen, é que a maioria de missas nas paróquias usam hinos insuficientemente compostos como "recheio" durante a liturgia sagrada.

A crítica mais dura de Cullen esteve dirigida aos músicos oficiais diocesanos, que comissionam e promovem suas próprias melodias.

Cullen concluiu indicando que "os comitês eleitos de música sacra das conferências episcopais não podem ter interesses criados na promoção de sua própria música, ou tipo de música. Isto se consideraria corrupto em qualquer outro campo".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25 de março - fundação da primeira Congregação Mariana no mundo.

25 de março - solenidade da Anunciação do Senhor (Nossa Senhora da Anunciação) fundação da primeira Congregação Mariana no mundo Roma, 1563. "Roma e o Colégio Romano estavam fadados para o berço da primeira Congregação própriamente Mariana, cuja fundação Deus reservara a um jesuíta belga: o pe. Leunis. Em 1563 reunia este Padre, no princípio semanalmente, depois cada dia, aos pés de Nossa Senhora, os seus discípulos e muitos que não o eram, orando todos à Ssma. Virgem, e ouvindo a seguir uma breve leitura espiritual. Nos Domingos e Festas cantavam-se ainda as Vésperas solenes. Um ano depois, em 1564 eram já setenta os congregados e davam-se as primeiras Regras, cujo teor em resumo era: Fim primário: progresso na sólida piedade e no cumprimento dos próprios deveres, sob a proteção e com a ajuda da Virgem Ssma. Meios: confissão semanal, ouvir Missa cada dia, rezar o Rosário, e fazer outras orações do Manual. Nos dias de aula, depois desta, um quarto de hora de meditação, e ou

Coisas estranhas acontecem na noite de Natal

É fato conhecido, que a data em que mais almas são libertas do Purgatório é a Noite de Natal. Vários santos e aparições falam desse fato. Uma história impressionante aconteceu em uma Igreja na Missão. Isso ocorreu em uma paróquia no Alasca e isso foi escrito graças ao padre jesuíta Segundo Llorente Villa , um missionário no Círculo Ártico. Padre Llorente transcreveu o testemunho de outra cura da qual não cita o nome ( que pode ter sido o próprio):  Padre Segundo Llorente (1906-1989) trabalhou durante quarenta anos , difícil de levar o Evangelho aos nativos daquele lugar. Ele escreveu uma reflexão intitulada "Coisas estranhas acontecem na noite de Natal." . Esta peça perspicaz, que foi publicado no Boletim da Sociedade Católica de Evangelistas em fevereiro de 1998, é relevante para o nosso terceiro milênio cristão. Ele diz que um padre lhe contou o que aconteceu uma vez em sua primeira paróquia. Depois da Missa do Galo no Natal, ele, pessoalmente, fec