Pular para o conteúdo principal

Cardeal Damasceno toma posse em igreja romana

Cardeal Damasceno em Assembléia Nacional das CCMM (Aparecida, SP, 2009)
ROMA, domingo, 3 de abril de 2011 (ZENIT.org) -
O cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (Brasil), tomou posse neste domingo como titular da Igreja da Imaculada Conceição e São João Berchmans, na Via Tiburtina, em Roma. A celebração eucarística de posse aconteceu às 11h (horário de Roma / 6h – horário de Brasília).
Dom Damasceno foi nomeado cardeal pelo Papa Bento XVI no dia 20 de novembro de 2010, durante Consistório realizado no Vaticano. Como cardeal, ele passa a ter o direito de ser o titular de uma igreja em Roma.

cardeal-presbítero

O cardeal-presbítero ou cardeal-padre formam a mais numerosa ordem dentro do Colégio de Cardeais. Os cardeais dividem-se em ordens, e, ao contrário do que popularmente se imagina, não são um grau superior dentro da hierarquia da Igreja.

No passado, certos padres (presbíteros) que ocupavam posições de relevo na diocese de Roma eram reconhecidos como cardeais, ou seja, padres que estavam à frente das mais antigas igrejas de Roma e eram escolhidos pelo papa para auxiliá-lo nas suas atividades como bispo de Roma. A cada um desses presbíteros era concedida uma Igreja em Roma da qual ele seria o pároco. Porém, com o tempo o título passou a ser algo honoríficopois dificilmente um cardeal teria tempo para cumprir suas tarefas paroquiais. Embora um pároco dirija aquela paróquia, ela oficialmente tem como titular o cardeal-presbítero vinculado a ela e tem seu brasão de armas no frontispício do prédio.

Hoje é aos cardeais-presbíteros que é atribuída a titularidade de uma determinada igreja na diocese de Roma, que dispõe desse privilégio.  Naturalmente estes títulos são apenas honoríficos, pois mais além do protocolo e de um certo patrocínio, os cardeais presbíteros não têm potestade de regime sobre as igrejas de que são titulares; têm mesmo expressamente proibido imiscuir-se nos assuntos ordinários das mesmas, segundo o Código de Direito Canónico (Cânon 357.1).

Embora desde logo deva prevalecer a qualidade pessoal do candidato, na hora de nomear cardeais-presbíteros ou de título recorre-se de preferência a critérios de representação geográfica, ou seja, por existirem no mundo determinadas sedes episcopais cujo titular deva ser "forçosamente" cardeal, ou pela importância intrínseca da diocese ou por trazer consigo a representação de todo um país. Por isso, e mediante esta norma não escrita, são chamados ao Colégio Cardinalício pessoas das nacionalidades mais diversas a fim de dar mostra e conteúdo da universalidade da Igreja Católica.

A Igreja da Imaculada Conceição e São João Berchmans está confiada à Congregação dos Padres Josefinos e tem como pároco o padre Antônio Molinaro.
Segundo Dom Damasceno, o pároco continuará desempenhando suas funções na igreja. “Eu como titular farei visitas pastorais quando estiver em Roma e celebrarei com a comunidade”.
Durante a celebração eucarística deste domingo, Dom Damasceno fez a entronização de uma imagem fac-simile de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, doada pelo Santuário Nacional, para veneração dos fiéis daquela comunidade.

coincidências

D. Raymundo Damasceno é Congregado mariano, atualmente Assistente Nacional das Congregações Marianas do Brasil. Curiosamente, o patrono da paróquia que o Cardeal Damasceno assumiu - s. João Berchmans - também foi um Congregado mariano, jovem, jesuíta, que compôs uma fórmula de Consagração Marial usada pelos Candidatos nas Congregações Marianas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque chamamos as pessoas de "senhor" ou "senhora"?

Rodrigo Lavôr No Rio, quando você chama alguém de "senhor" ou "senhora" é comum que as pessoas te respondam: "deixa de ser formal. O Senhor ou a Senhora estão no Céu!". Trate-me de "você"! Bem, não deixa de ser bonito, dado que "você" é abreviação de "vossa mercê". Porém, por desconhecimento da raiz latina da palavra "senhor", perdemos muitas vezes a oportunidade de receber um grande elogio. "Senhor" vem de "dominus, i", o que significa: senhor, dono. Antigamente, se dizia "senhor" e "senhora" a toda pessoa a qual se desejava dizer: "você é dono (a) de si mesmo (a)", ou seja, você é uma pessoa madura, que tem "self mastery" ou uma pessoa muito virtuosa porque tem areté (= virtude, no grego). Sendo assim, não percamos a oportunidade de deixar que nos chamem "senhores de nós mesmos" quando acharmos que as coisas, de fato, são assim. Não tem nada a

25 de março - fundação da primeira Congregação Mariana no mundo.

25 de março - solenidade da Anunciação do Senhor (Nossa Senhora da Anunciação) fundação da primeira Congregação Mariana no mundo Roma, 1563. "Roma e o Colégio Romano estavam fadados para o berço da primeira Congregação própriamente Mariana, cuja fundação Deus reservara a um jesuíta belga: o pe. Leunis. Em 1563 reunia este Padre, no princípio semanalmente, depois cada dia, aos pés de Nossa Senhora, os seus discípulos e muitos que não o eram, orando todos à Ssma. Virgem, e ouvindo a seguir uma breve leitura espiritual. Nos Domingos e Festas cantavam-se ainda as Vésperas solenes. Um ano depois, em 1564 eram já setenta os congregados e davam-se as primeiras Regras, cujo teor em resumo era: Fim primário: progresso na sólida piedade e no cumprimento dos próprios deveres, sob a proteção e com a ajuda da Virgem Ssma. Meios: confissão semanal, ouvir Missa cada dia, rezar o Rosário, e fazer outras orações do Manual. Nos dias de aula, depois desta, um quarto de hora de meditação, e ou