Pular para o conteúdo principal

I JORNADA JOVEM MARIANA 13 de Março de 2011

Podemos apresentar nessa jornada as propostas da Juventude Mariana para Igreja hoje, com diretrizes geradas das Regras de Vida das Congregações Marianas do Brasil

1. Formação

Contemplar para a Juventude de Congregação Mariana que seus núcleos ofereçam segura formação religiosa, sócio-cultural e política, desenvolvendo o intelecto dos individuos.

2. Espiritualidade

A espiritualidade bem definida, inaciana de nascença, mas na espiritualidade da Igreja admitindo a experiencia de outros exercícios conforme a realidade local, conservando o marianismo cristocêntrico como principal fonte espiritual, sem perda da identidade mantida pela unidade nacional através da Confederação Nacional da Congregações  Marianas do Brasil com suas Coordenações Regionais e seus Departamentos Juvenis.

O Livro Congregações Marianas do Brasil, trazem consigo roteiros para nossos retiros espirituais, fonte da nossa unidade e renovação, apresentados em diversos moldes conforme o tempo a ser empregado, para garantir a manutenção do método que nos identificam, facilitando a sua aplicação,

3. Ação

A ação no conjunto de pastorais, especialmente da Juventude, sempre com o Departamento Juvenil Federativo a quem compete gerir tais ações, sem com isso abdicar de ações próprias que valorizam e identificam nossa matriz (Juventude das Congregações Marianas do Brasil).

Pode e a seção jovem da Congregação Mariana, da Federação (Arqui)Diocesana e /ou da Coordenação Regional, promover ações na dimensão religiosa, social, cultural, respondendo as necessidades e desafios do mundo de hoje na promoção humana, especialmente da Juventude, JORNADAS, FÓRUNS, DEBATES, usando os mais diversos recursos que dê amplitude ao alcance do público alvo.

Conclusão


Cremos que no desenvolvimento dessas três dimensões, Formação, Espiritualidade e Ação, a Juventude Mariana prestará a Igreja excepcional colaboração.

Essas três dimensões podem ser a tônica da nossa I Jornada,  traçando diretrizes que que validem nossa iniciativa e produzam frutos para o cumprimento da nossa meta 2010/2012 de fomentar a Juventude Mariana em todos nossos núcleos.

Apresentarmos um plano de ação paroquial com extensão diocesana, contemplando essas três  dimensões, responderá por certo, necessidades vigentes da Igreja, estaremos exercendo nosso papel conforme nossas Regras de Vida e desenvolvendo nossas Congregações Marianas.

Exemplificando:

Ações da Congregação Mariana da Boa Viagem - Salvador-BA, com seu Setor Jovem, empregadas como atividades paroquial

- Workshop (este ano na sua 3ª edição teve como tema : "Somos responsaveis por quem elegemos". Um trabalho de formação política na paróquia muito elogiado, inclusive pelo Bispo Auxilar de Salvador D. Josafá Menezes, que foi um dos palestrantes)

Terço Jovem em praça pública, um jeito jovem de rezar, criado no dia 1º de outubro de 2010

Coordenação Geral do Mês de Maria paroquial

Manutenção de  02 corais
       Um com maioria jovem (37 anos de existência), outro com maioria adolescentes(11 anos de existência) servindo a paróquia, a comunidade e a disposição das Congregações Marianas do Brasil.

              A Congregação Mariana da Boa Viagem tem conseguido sob os auspícios de Nossa Senhora ser o toque Jovem da Paróquia, fruto de muitas orações e persistência, lidar com as inconstâncias da juventude, as incompreenções dos adultos distantes da ardua tarefa de lidar com jovens, não tem sido uma tarefa fácil, cheio de altos e baixos e exaustivos trabalhos, sem nenhum outro recurso senão as orações e empenho uns poucos abnegados, tudo isso soma os 50 anos da Juventude Mariana da Boa Viagem, de onde saiu dos últimos tempos três Presidentes Jovens para a Federação das Congregações Marianas de Salvador, o 1º Coordenador do Departamento Juvenil Federativo e o atual Coordenador Regional do Nordeste 1 BA-SE, todos naturais da Juventude Mariana de uma mesma Congregação, não forte como podia se esperar, mas presente a 77 anos.

Joselito Conceição Bispo
CORENE 1 BA-SE

Aguardo manifestações.

------------------
------------------


Comentários

Unknown disse…
Salve Maria!
Bom dia, Joselito!

Apoiado! Quanto mais fomentarmos a renovação das CCMM's, conseguiremos quebrar mais suas grandes barreiras e conseguiremos alcançar os jovens!

Alexandre, postei sobre o curso de liturgia em nosso blog. Esperamos ter contribuído, apesar de ter sido em cima da hora.

http://congregacaodagloria.blogspot.com/2010/11/curso-de-liturgia-na-congregacao.html

Postagens mais visitadas deste blog

Um olhar por trás da controvérsia da Eucaristia da JMJ Lisboa

  por Filipe d'Avillez 11 de agosto de 2023 . 14h08     Enquanto a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa termina, o debate persiste sobre algumas decisões litúrgicas tomadas durante o festival de uma semana realizado para peregrinos católicos de todo o mundo.  O Papa Francisco disse que Lisboa foi a Jornada Mundial da Juventude mais bem organizada que ele já viu como papa, mas alguns católicos estão criticando, com polêmica nas redes sociais sobre o tratamento da Eucaristia em Lisboa.  A Eucaristia reservada em uma tenda na Jornada Mundial da Juventude, na forma prescrita pela Fundação Jornada Mundial da Juventude. Crédito: MN. Havia dois pontos principais de discórdia. Uma delas tem a ver com a cibória usada numa missa ligada à Jornada Mundi

Porque chamamos as pessoas de "senhor" ou "senhora"?

Rodrigo Lavôr No Rio, quando você chama alguém de "senhor" ou "senhora" é comum que as pessoas te respondam: "deixa de ser formal. O Senhor ou a Senhora estão no Céu!". Trate-me de "você"! Bem, não deixa de ser bonito, dado que "você" é abreviação de "vossa mercê". Porém, por desconhecimento da raiz latina da palavra "senhor", perdemos muitas vezes a oportunidade de receber um grande elogio. "Senhor" vem de "dominus, i", o que significa: senhor, dono. Antigamente, se dizia "senhor" e "senhora" a toda pessoa a qual se desejava dizer: "você é dono (a) de si mesmo (a)", ou seja, você é uma pessoa madura, que tem "self mastery" ou uma pessoa muito virtuosa porque tem areté (= virtude, no grego). Sendo assim, não percamos a oportunidade de deixar que nos chamem "senhores de nós mesmos" quando acharmos que as coisas, de fato, são assim. Não tem nada a

25 de março - fundação da primeira Congregação Mariana no mundo.

25 de março - solenidade da Anunciação do Senhor (Nossa Senhora da Anunciação) fundação da primeira Congregação Mariana no mundo Roma, 1563. "Roma e o Colégio Romano estavam fadados para o berço da primeira Congregação própriamente Mariana, cuja fundação Deus reservara a um jesuíta belga: o pe. Leunis. Em 1563 reunia este Padre, no princípio semanalmente, depois cada dia, aos pés de Nossa Senhora, os seus discípulos e muitos que não o eram, orando todos à Ssma. Virgem, e ouvindo a seguir uma breve leitura espiritual. Nos Domingos e Festas cantavam-se ainda as Vésperas solenes. Um ano depois, em 1564 eram já setenta os congregados e davam-se as primeiras Regras, cujo teor em resumo era: Fim primário: progresso na sólida piedade e no cumprimento dos próprios deveres, sob a proteção e com a ajuda da Virgem Ssma. Meios: confissão semanal, ouvir Missa cada dia, rezar o Rosário, e fazer outras orações do Manual. Nos dias de aula, depois desta, um quarto de hora de meditação, e ou