I JORNADA JOVEM MARIANA 13 de Março de 2011

Podemos apresentar nessa jornada as propostas da Juventude Mariana para Igreja hoje, com diretrizes geradas das Regras de Vida das Congregações Marianas do Brasil

1. Formação

Contemplar para a Juventude de Congregação Mariana que seus núcleos ofereçam segura formação religiosa, sócio-cultural e política, desenvolvendo o intelecto dos individuos.

2. Espiritualidade

A espiritualidade bem definida, inaciana de nascença, mas na espiritualidade da Igreja admitindo a experiencia de outros exercícios conforme a realidade local, conservando o marianismo cristocêntrico como principal fonte espiritual, sem perda da identidade mantida pela unidade nacional através da Confederação Nacional da Congregações  Marianas do Brasil com suas Coordenações Regionais e seus Departamentos Juvenis.

O Livro Congregações Marianas do Brasil, trazem consigo roteiros para nossos retiros espirituais, fonte da nossa unidade e renovação, apresentados em diversos moldes conforme o tempo a ser empregado, para garantir a manutenção do método que nos identificam, facilitando a sua aplicação,

3. Ação

A ação no conjunto de pastorais, especialmente da Juventude, sempre com o Departamento Juvenil Federativo a quem compete gerir tais ações, sem com isso abdicar de ações próprias que valorizam e identificam nossa matriz (Juventude das Congregações Marianas do Brasil).

Pode e a seção jovem da Congregação Mariana, da Federação (Arqui)Diocesana e /ou da Coordenação Regional, promover ações na dimensão religiosa, social, cultural, respondendo as necessidades e desafios do mundo de hoje na promoção humana, especialmente da Juventude, JORNADAS, FÓRUNS, DEBATES, usando os mais diversos recursos que dê amplitude ao alcance do público alvo.

Conclusão


Cremos que no desenvolvimento dessas três dimensões, Formação, Espiritualidade e Ação, a Juventude Mariana prestará a Igreja excepcional colaboração.

Essas três dimensões podem ser a tônica da nossa I Jornada,  traçando diretrizes que que validem nossa iniciativa e produzam frutos para o cumprimento da nossa meta 2010/2012 de fomentar a Juventude Mariana em todos nossos núcleos.

Apresentarmos um plano de ação paroquial com extensão diocesana, contemplando essas três  dimensões, responderá por certo, necessidades vigentes da Igreja, estaremos exercendo nosso papel conforme nossas Regras de Vida e desenvolvendo nossas Congregações Marianas.

Exemplificando:

Ações da Congregação Mariana da Boa Viagem - Salvador-BA, com seu Setor Jovem, empregadas como atividades paroquial

- Workshop (este ano na sua 3ª edição teve como tema : "Somos responsaveis por quem elegemos". Um trabalho de formação política na paróquia muito elogiado, inclusive pelo Bispo Auxilar de Salvador D. Josafá Menezes, que foi um dos palestrantes)

Terço Jovem em praça pública, um jeito jovem de rezar, criado no dia 1º de outubro de 2010

Coordenação Geral do Mês de Maria paroquial

Manutenção de  02 corais
       Um com maioria jovem (37 anos de existência), outro com maioria adolescentes(11 anos de existência) servindo a paróquia, a comunidade e a disposição das Congregações Marianas do Brasil.

              A Congregação Mariana da Boa Viagem tem conseguido sob os auspícios de Nossa Senhora ser o toque Jovem da Paróquia, fruto de muitas orações e persistência, lidar com as inconstâncias da juventude, as incompreenções dos adultos distantes da ardua tarefa de lidar com jovens, não tem sido uma tarefa fácil, cheio de altos e baixos e exaustivos trabalhos, sem nenhum outro recurso senão as orações e empenho uns poucos abnegados, tudo isso soma os 50 anos da Juventude Mariana da Boa Viagem, de onde saiu dos últimos tempos três Presidentes Jovens para a Federação das Congregações Marianas de Salvador, o 1º Coordenador do Departamento Juvenil Federativo e o atual Coordenador Regional do Nordeste 1 BA-SE, todos naturais da Juventude Mariana de uma mesma Congregação, não forte como podia se esperar, mas presente a 77 anos.

Joselito Conceição Bispo
CORENE 1 BA-SE

Aguardo manifestações.

------------------
------------------


Comentários

Salve Maria!
Bom dia, Joselito!

Apoiado! Quanto mais fomentarmos a renovação das CCMM's, conseguiremos quebrar mais suas grandes barreiras e conseguiremos alcançar os jovens!

Alexandre, postei sobre o curso de liturgia em nosso blog. Esperamos ter contribuído, apesar de ter sido em cima da hora.

http://congregacaodagloria.blogspot.com/2010/11/curso-de-liturgia-na-congregacao.html

Postagens mais visitadas