Pular para o conteúdo principal

Nova bem-aventurada Congregada mariana.

Madre María da Puríssima da Cruz

Alexandre Martins, cm.


Bento XVI, antes de rezar a oração mariana do Ângelus, ao concluir a Celebração Eucarística de beatificação do cardeal John Henry Newman (1801-1890), em Birminghan, Inglaterra, disse:

"Desejo enviar minha saudação ao povo de Sevilha, onde ontem foi beatificada a Madre Maria da Puríssima da Cruz. Que a beata Maria inspire os jovens a seguir seu exemplo de amor incondicional a Deus e ao próximo."


Madre María de la Purísima

(no século: María Isabel Salvat Romero) nasceu em Madrid aos 20 de Fevereiro de 1926 na rua Claudio Coello nº 25, no seio de uma distinta família de alto nivel social. Foi batizada na Paróquia da Conceição, na rua Goya de Madrid.

Em 10 de dezembro de 1943, faz sua consagração à Santíssima Virgem e recebe a medalha de Congregada mariana no Colégio de la Bemaventurada Virgem Maria das Madres Irlandesas, (atual "Instituto de la Bienaventurada Virgen María") em Madrid.

No dia 8 de dezembro de  1944, aos 18 anos, ingressou  na Companhia da Cruz (Irmãs da Companhia da Cruz, congregação fundada em Sevilha no ano de 1875 por Santa Angela da Cruz). Tomou hábitos em 1945, professou temporariamente em 1947 e fez votos perpétuos em 1952. Culta e distinta, falava três idiomas (francês, inglês e italiano). Devido a sua piedade, não foi estranho a sua família a decisão religiosa.

Fiel seguidora de Santa Angela e observadora tenaz das regras do Instituto, manteve intacto o carisma fundacional. Foi eleita Madre geral das Irmãs da Companhia da Cruz em 11 de Fevereiro de 1977, sendo antes Superiora das casas de Estepa e Villanueva del Río y Minas, Mestra de noviças e Conselheira geral.

Austera e pobre para consigo mesma - "Do pouco, pouco", dizia - fazia viver as irmãs no espírito do Instituto e na fidelidade às coisas pequenas e se entregou a todos os que dela necessitavam, especialmente as meninas dos internos. Também os pobres e enfermos ocupavam lugar privilegiado em seu coração. Assim atendia com verdadeiro carinho às anciãs enfermas das "cuevas" de Villanueva del Río y Minas, quando esteve ali  como Superiora. Diariamente pela manhã ia até as "cuevas" para atende-las: as lavava, fazia sua comida, e lavava suas roupas. Sempre separava para si mesma os mais duros trabalhos.
Governou a Companhia com incansável zelo e grande espírito de Irmã da Cruz. Seu ideal foi fazer viver o carisma da Santa Madre Fundadora e com sua vida simples, humilde e cheia de fé, dar exemplo. Foi fiel seguidora de sua obra, e deixou no coração de todas suas filhas desejos ardentes de imitar seu amor a Deus e a seu Santo Instituto.

Faleceu em 31 de outubro de 1998.

Foi beatificada em 18 de setembro de 2010, em Sevilha, Espanha.


Oração

Te damos graças Senhor e nosso Pai
por haver glorificado em sua Igreja a Madre Maria da Puríssima da Cruz,
que renunciou a tudo para seguir-te pelo caminho de humildade e pobreza,
imitando assim a seu Filho Jesus Cristo Nosso Senhor.

Faz que o exemplo de sua vida suscite em muitas almas o desejo de seguir-te mais de perto,
servindo-lhe  na pessoa dos pobres e enfermos necessitados.

Digna-te conceder-nos por tua intercessão, a graça que te pedimos. Amém.
P-N, A-M e G-P



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um olhar por trás da controvérsia da Eucaristia da JMJ Lisboa

  por Filipe d'Avillez 11 de agosto de 2023 . 14h08     Enquanto a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa termina, o debate persiste sobre algumas decisões litúrgicas tomadas durante o festival de uma semana realizado para peregrinos católicos de todo o mundo.  O Papa Francisco disse que Lisboa foi a Jornada Mundial da Juventude mais bem organizada que ele já viu como papa, mas alguns católicos estão criticando, com polêmica nas redes sociais sobre o tratamento da Eucaristia em Lisboa.  A Eucaristia reservada em uma tenda na Jornada Mundial da Juventude, na forma prescrita pela Fundação Jornada Mundial da Juventude. Crédito: MN. Havia dois pontos principais de discórdia. Uma delas tem a ver com a cibória usada numa missa ligada à Jornada Mundi

Porque chamamos as pessoas de "senhor" ou "senhora"?

Rodrigo Lavôr No Rio, quando você chama alguém de "senhor" ou "senhora" é comum que as pessoas te respondam: "deixa de ser formal. O Senhor ou a Senhora estão no Céu!". Trate-me de "você"! Bem, não deixa de ser bonito, dado que "você" é abreviação de "vossa mercê". Porém, por desconhecimento da raiz latina da palavra "senhor", perdemos muitas vezes a oportunidade de receber um grande elogio. "Senhor" vem de "dominus, i", o que significa: senhor, dono. Antigamente, se dizia "senhor" e "senhora" a toda pessoa a qual se desejava dizer: "você é dono (a) de si mesmo (a)", ou seja, você é uma pessoa madura, que tem "self mastery" ou uma pessoa muito virtuosa porque tem areté (= virtude, no grego). Sendo assim, não percamos a oportunidade de deixar que nos chamem "senhores de nós mesmos" quando acharmos que as coisas, de fato, são assim. Não tem nada a

25 de março - fundação da primeira Congregação Mariana no mundo.

25 de março - solenidade da Anunciação do Senhor (Nossa Senhora da Anunciação) fundação da primeira Congregação Mariana no mundo Roma, 1563. "Roma e o Colégio Romano estavam fadados para o berço da primeira Congregação própriamente Mariana, cuja fundação Deus reservara a um jesuíta belga: o pe. Leunis. Em 1563 reunia este Padre, no princípio semanalmente, depois cada dia, aos pés de Nossa Senhora, os seus discípulos e muitos que não o eram, orando todos à Ssma. Virgem, e ouvindo a seguir uma breve leitura espiritual. Nos Domingos e Festas cantavam-se ainda as Vésperas solenes. Um ano depois, em 1564 eram já setenta os congregados e davam-se as primeiras Regras, cujo teor em resumo era: Fim primário: progresso na sólida piedade e no cumprimento dos próprios deveres, sob a proteção e com a ajuda da Virgem Ssma. Meios: confissão semanal, ouvir Missa cada dia, rezar o Rosário, e fazer outras orações do Manual. Nos dias de aula, depois desta, um quarto de hora de meditação, e ou