Isuchie Dojo

Nossa Congregação promove um Clube de Judô. 
O esporte é uma forma de desenvolvimento da pessoa humana, uma das metas das Congregações Marianas.


Conforme nos ensina o Santo Padre:

Os atletas são “modelos para seus coetâneos”, por isso seu exemplo pode ser para eles “determinante ao construir positivamente seu futuro”. Por esta razão, exortou-lhes a ser então “campeões no esporte e na vida!”.
Ao receber atletas do campeonato mundial de natação na Vila Esportiva de Roma.


“Através da atividade esportiva a comunidade eclesiástica contribui à formação da juventude, gerando um âmbito para seu crescimento humano e espiritual. (...)As iniciativas esportivas aparecem como ocasiões proveitosas nas quais os sacerdotes, religiosos e leigos podem converter-se em verdadeiros educadores e mestres de vida para os jovens. [O esporte tem o lado positivo de estimular a] competitividade, o valor e a tenacidade para perseguir objetivos".

SS. Bento XVI 
Mensagem ao Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, por ocasião do seminário “Esporte, educação, fé: por uma nova etapa do movimento esportivo católico”. (

* * *

“Se o talento permite antecipar condições favoráveis de vitória, esta pode se esvair facilmente quando não há um lastro de humanidade e de formação integral, escolar, familiar e social que mantenha os indivíduos talentosos equilibrados nos embates próprios da proposta de vitória. [isso se aprende] no âmbito do esporte, que se joga e se projeta em todas as condições da vida, sobretudo, no exercício de responsabilidades cidadãs e nas tarefas de importância social e política no conjunto do funcionamento de uma sociedade”.

+ d. Walmor Oliveira de Azevedo
arcebispo de Belo Horizonte (MG)

 * * *

Sensei Alexandre Martins é 1º Dan de Judô pela Liga Nacional de Judô, recebendo seu grau do Shirran Antonio Vieira (9º Dan) em 2007.

Comentários