Pular para o conteúdo principal

Quem é o Coração de Jesus?

Quem é o Coração de Jesus?


É a segunda Pessoa da Santíssima Trindade, o Filho, o Verbo que se fez homem. É o Filho de Maria de Nazaré, nascido pobre e despojado, numa manjedoura.
Um Deus que se debruça sobre a nossa fragilidade, para nos apontar os caminhos da paz e da salvação, da
alegria de viver.
O Coração de Jesus é símbolo e sinal do amor do Pai e do Espírito Santo para conosco: É símbolo do amor, pois o coração é considerado a raiz última do ser humano, o núcleo da pessoa, o centro unificador de toda sua vida e atividade. Nada há de mais íntimo, profundo e pessoal.
O Coração de Jesus é Cristo por dentro: manso, humilde, paciente, terno, compassivo, magnânimo, generoso,
amigo das crianças, dos jovens, dos pecadores. A Santíssima Trindade tem Coração: o de Jesus
O Coração de Jesus é amor e gratuidade. Pai, Filho e Espírito Santo eram plenamente felizes, na eternidade.
Deus nos olhou, nos amou e gratuitamente enviou Seu Filho para nos salvar. Buscando a Vontade do Pai,
encarnou-se no seio da Virgem Maria, por obra do Espírito Santo.
O Coração de Jesus é a síntese do Evangelho, veio para nos libertar do pecado, para nos reconciliar com o Pai.
Libertação e reconciliação encontram-se nas bases do Reino, nas raízes do cristianismo. Cristo é o libertador
que nos reconcilia com o Pai, sendo a síntese perfeita de todo o Evangelho.
O Coração de Jesus é o endereço da felicidade, pois os bens materiais não satisfazem o coração humano, sedento de infinito. O homem moderno perdeu sua identidade profunda, porque desvinculado de Deus.
Jesus tem um Coração profundamente eucarístico, sendo que, o Cenáculo e o Calvário são os dois grandes marcos da vida de Cristo.
Perplexa, Santa Teresa de Ávila dizia não entender as três “loucuras” de Jesus que, sendo Deus: nasceu pobre e despojado; morreu na cruz do Calvário e permanece silencioso nos tabernáculos do mundo inteiro.
É Refúgio seguro num mundo violento, tumultuado, agressivo, que nos deixa inseguros, vacilantes, semelhantes a pássaros feridos, de asas quebradas.
Misericordioso e amigo, o Mestre nos repete, especialmente nos momentos de angústia, sofrimento e solidão:
“Vinde a mim todos os que estais cansados, aflitos e sobrecarregados. Tomai meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. Meu jugo é suave, e meu fardo é leve” (Mt 11, 28-30).
Garantia absoluta de Salvação. Na grande Promessa a Santa Margarida Maria, em 16 de junho de 1675, Jesus falou que na hora da morte, seria asilo seguro a todos os devotos de seu Coração.

Madre Maria Auxiliadora de Godoy, ASCJ
Espírito Santo do Pinhal (SP), "Triunfo do Coração de Jesus", n° 51

As doze Promessas do Sagrado Coração de Jesus


1- Dar-lhes-ei as graças necessárias para cumprirem os deveres de seu estado.

2- Darei paz às suas almas.

3- Consolá-los-ei em todas as suas aflições.

4- Serei refúgio seguro durante a vida e sobretudo na hora da morte.

5- Derramarei abundantes bênçãos sobre seus empreendimentos.

6- Os pecadores acharão em meu Coração a fonte e o oceano infinito da misericórdia.

7- As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas.

8- As almas fervorosas elevar-se-ão rapidamente a uma grande perfeição.

9- Abençoarei os lares onde for exposta e honrada a imagem do meu Coração.

10- Darei aos sacerdotes a graça de comoverem os corações endurecidos.

11- As pessoas que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos para sempre no meu Coração, e dele jamais
serão apagados.

12- Prometo, na excessiva misericórdia do meu Coração, que meu amor onipotente concederá a todos os que
comungarem, durante nove primeiras sextas-feiras do mês seguidas, a graça da penitência final: não morrerão em
pecado e sem receber os sacramentos, servindo-lhes meu Coração de asilo seguro naquele último momento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque chamamos as pessoas de "senhor" ou "senhora"?

Rodrigo Lavôr No Rio, quando você chama alguém de "senhor" ou "senhora" é comum que as pessoas te respondam: "deixa de ser formal. O Senhor ou a Senhora estão no Céu!". Trate-me de "você"! Bem, não deixa de ser bonito, dado que "você" é abreviação de "vossa mercê". Porém, por desconhecimento da raiz latina da palavra "senhor", perdemos muitas vezes a oportunidade de receber um grande elogio. "Senhor" vem de "dominus, i", o que significa: senhor, dono. Antigamente, se dizia "senhor" e "senhora" a toda pessoa a qual se desejava dizer: "você é dono (a) de si mesmo (a)", ou seja, você é uma pessoa madura, que tem "self mastery" ou uma pessoa muito virtuosa porque tem areté (= virtude, no grego). Sendo assim, não percamos a oportunidade de deixar que nos chamem "senhores de nós mesmos" quando acharmos que as coisas, de fato, são assim. Não tem nada a

25 de março - fundação da primeira Congregação Mariana no mundo.

25 de março - solenidade da Anunciação do Senhor (Nossa Senhora da Anunciação) fundação da primeira Congregação Mariana no mundo Roma, 1563. "Roma e o Colégio Romano estavam fadados para o berço da primeira Congregação própriamente Mariana, cuja fundação Deus reservara a um jesuíta belga: o pe. Leunis. Em 1563 reunia este Padre, no princípio semanalmente, depois cada dia, aos pés de Nossa Senhora, os seus discípulos e muitos que não o eram, orando todos à Ssma. Virgem, e ouvindo a seguir uma breve leitura espiritual. Nos Domingos e Festas cantavam-se ainda as Vésperas solenes. Um ano depois, em 1564 eram já setenta os congregados e davam-se as primeiras Regras, cujo teor em resumo era: Fim primário: progresso na sólida piedade e no cumprimento dos próprios deveres, sob a proteção e com a ajuda da Virgem Ssma. Meios: confissão semanal, ouvir Missa cada dia, rezar o Rosário, e fazer outras orações do Manual. Nos dias de aula, depois desta, um quarto de hora de meditação, e ou

Um olhar por trás da controvérsia da Eucaristia da JMJ Lisboa

  por Filipe d'Avillez 11 de agosto de 2023 . 14h08     Enquanto a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa termina, o debate persiste sobre algumas decisões litúrgicas tomadas durante o festival de uma semana realizado para peregrinos católicos de todo o mundo.  O Papa Francisco disse que Lisboa foi a Jornada Mundial da Juventude mais bem organizada que ele já viu como papa, mas alguns católicos estão criticando, com polêmica nas redes sociais sobre o tratamento da Eucaristia em Lisboa.  A Eucaristia reservada em uma tenda na Jornada Mundial da Juventude, na forma prescrita pela Fundação Jornada Mundial da Juventude. Crédito: MN. Havia dois pontos principais de discórdia. Uma delas tem a ver com a cibória usada numa missa ligada à Jornada Mundi