Pular para o conteúdo principal

Bento XVI: Maria deve estar no alto

Bento XVI: Maria deve estar no alto

A grande estátua do Monte Mario é restaurada a queda de outubro

ROMA, sexta-feira, 25 de junho de 2010 (ZENIT.org) - Ao abençoar a estátua Maria Salus Populi Romani, restituída ao seu local original em Monte Mario, Bento XVI pediu que Maria seja colocada no alto dos pensamentos e afetos humanos.

Com sua visita, realizada na última quinta-feira, o Papa quis renovar o gesto devoção que deu origem à figura, colocada no topo do Monte Mario, nas vizinhanças de Roma, em 1953.

A imponente estátua em cobre com 9 metros de altura foi derrubada de seu pedestal, de 19 metros de altura, por fortes ventos, em 12 de outubro do ano passado.

O prefeito Gianni Alemanno estava presente na cerimônia de bênção da estátua, recolocada sobre a torre da sede do Centro Dom Orione de Roma em 15 de junho após ser restaurada.

Em seu discurso, Bento XVI manifestou seu desejo de que "Maria, Mãe de Deus e nossa, esteja sempre acima no alto dos vossos pensamentos e afetos, amável conforto para vossas almas, guia segura das vossas vontades e apoio para vossos passos, inspiradora da imitação de Jesus Cristo".

"Que a Madonnina - como carinhosamente foi apelidada pelos romanos - em seu gesto de vigiar do alto os âmbitos da vida familiar, civil e religiosa de Roma, proteja as famílias e suscite propósitos de bem", acrescentou.

Bento XVI lembrou que, na ocasião da promessa popular pronunciada em 1944, "os romanos, além de prometerem orações e devoção, empenharam-se também em obras de caridade".

Neste sentido, indicou que "as obras de caridade, sejam como atos pessoais ou no serviço às pessoas necessitadas oferecido por grandes instituições, não podem jamais reduzir-se a um gesto filantrópico, mas devem ser sempre a expressão tangível do amor providente de Deus".

A estátua, erguida em 4 de abril de 1953, é obra de um artista judeu, Arrigo Minerbi, salvo da perseguição nazista durante, juntamente com sua família, pela Obra de Dom Orione.

Enquanto os alemães varriam a cidade, Minerbi, juntamente com outros correligionários, militares e opositores do regime, permaneceram escondidos como hóspedes dos sacerdotes da obra religiosa. Vários intelectuais, durante a perseguição nazi-fascista, foram acolhidos no instituto.

Em sinal de agradecimento, o escultor ofereceu uma escultura de Dom Orione e a de Maria Salus Populi Romani.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25 de março - fundação da primeira Congregação Mariana no mundo.

25 de março - solenidade da Anunciação do Senhor (Nossa Senhora da Anunciação) fundação da primeira Congregação Mariana no mundo Roma, 1563. "Roma e o Colégio Romano estavam fadados para o berço da primeira Congregação própriamente Mariana, cuja fundação Deus reservara a um jesuíta belga: o pe. Leunis. Em 1563 reunia este Padre, no princípio semanalmente, depois cada dia, aos pés de Nossa Senhora, os seus discípulos e muitos que não o eram, orando todos à Ssma. Virgem, e ouvindo a seguir uma breve leitura espiritual. Nos Domingos e Festas cantavam-se ainda as Vésperas solenes. Um ano depois, em 1564 eram já setenta os congregados e davam-se as primeiras Regras, cujo teor em resumo era: Fim primário: progresso na sólida piedade e no cumprimento dos próprios deveres, sob a proteção e com a ajuda da Virgem Ssma. Meios: confissão semanal, ouvir Missa cada dia, rezar o Rosário, e fazer outras orações do Manual. Nos dias de aula, depois desta, um quarto de hora de meditação, e ou

Porque chamamos as pessoas de "senhor" ou "senhora"?

Rodrigo Lavôr No Rio, quando você chama alguém de "senhor" ou "senhora" é comum que as pessoas te respondam: "deixa de ser formal. O Senhor ou a Senhora estão no Céu!". Trate-me de "você"! Bem, não deixa de ser bonito, dado que "você" é abreviação de "vossa mercê". Porém, por desconhecimento da raiz latina da palavra "senhor", perdemos muitas vezes a oportunidade de receber um grande elogio. "Senhor" vem de "dominus, i", o que significa: senhor, dono. Antigamente, se dizia "senhor" e "senhora" a toda pessoa a qual se desejava dizer: "você é dono (a) de si mesmo (a)", ou seja, você é uma pessoa madura, que tem "self mastery" ou uma pessoa muito virtuosa porque tem areté (= virtude, no grego). Sendo assim, não percamos a oportunidade de deixar que nos chamem "senhores de nós mesmos" quando acharmos que as coisas, de fato, são assim. Não tem nada a