Pular para o conteúdo principal

Águas de Maria

A água do Sacramento é visível.
A água do Espírito, invisível.
Aquela lava o corpo e significa o efeito que produz na alma:
é por esse Espírito que a alma é purificada e alimentada.
S. Agostinho de Hipona 1

A Comemoração do Batismo do Senhor nos renova a lembrança de algo arraigado na cultura popular brasileira e difundido por várias seitas e religiões: a Iniciação na Fé ou na Igreja por meio de um ritual simbólico-espiritual.

Com efeito, a primeira coisa que é feita pelos pais de uma criança após seu nascimento é a preparação do seu Batismo na Igreja Católica. Quer sejam “praticantes” ou “de estatística”. Os motivos são vários: preservar dos maus-olhares, proteger contra o Demônio, fazer com que fique mais bonita, atender ao pedido da tia ou avó, etc...

Poucos entendem o significado real e místico do rito. Daí tantas preocupações dos párocos com a recusa dos pais e padrinhos de participarem dos cursos de padrinhos, de aceitarem minúcias do Ritual, etc...

Evidentemente, a solução global para tantos problemas está em educar a comunidade. E isto só é plenamente conseguido nos que participam ativamente da vida da Igreja, como os Congregados marianos. Inclusive faz parte do programa de instrução para aspirantes em muitas Congregações o estudo pormenorizado dos Sacramentos que compõem o Rito de Iniciação Cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma. Estes bem educados farão em si e nos demais um bom fruto.

Uma das características da Consagração à Virgem nas Congregações Marianas é a vivência da vocação cristã proveniente do Batismo. A Consagração a Nossa Senhora é uma expressão mais radical da Consagração Batismal do Congregado Mariano2. Daí tão importante para os Congregados a meditação deste Sacramento.
Vivenciar o Batismo. Um degrau de ascese cristã. Somos chamados (vocação = chamado) por Deus a sermos santos. Hæc est Voluntas Dei, sanctificatio vestra. (Esta é a Vontade de Deus: a vossa santificação) 3. Temos vocação à santidade. O Cristo nos chama a evangelizar (evangelho = boa-nova)4. Temos vocação a levar a Boa-Nova da Salvação para todos os Homens. O Batismo nos dá esta dimensão missionária: evangelizar.

Nas cerimônias do Tríduo Pascal, há a ocasião em que o Círio Pascal é aceso, simbolizando a Ressurreição do Messias. No seu fogo puro, os acólitos acendem suas velas e passam para a assembléia que acendem uma a uma também as suas. O fogo passa de vela para vela. Ninguém acende sozinho, mas recebe de outro.

O simbolismo é belo: a Fé (o fogo) passa como Virtude Teologal da sua fonte, Cristo (o Círio), para a Igreja (os acólitos) e esta a leva para o Mundo (a Assembléia). Ninguém deve acender sua vela, a não ser por outra, pelo mesmo motivo que ninguém possui a Fé se Deus não no-la der e ensinada por outra pessoa que já a tenha. Lembremos que portamos uma vela acesa no Rito do Batismo. Esta vela acesa no mesmo Círio Pascal é acesa somente nesta ocasião fora do Tempo da Páscoa. Se não somos nós, por sermos crianças, alguém como nosso padrinho a sustém. Este mesmo padrinho que irá suster e fazer desenvolver nossa Fé até a idade madura. (O mandato missionário está então plenamente exemplificado).

E qual a relação entre a Consagração dos Congregados marianos e o Batismo?

Na Consagração prometemos fazer conhecer a Virgem e que todos a amem mais5. Acreditamos que a devoção à Virgem é um espetacular meio de chegar mais plenamente ao Cristo, o Caminho por excelência6. Então, praticando e fazendo com que outros pratiquem a devoção marial, estamos em última análise fazendo que sejam mais cristãos, estamos levando o Evangelho. Estamos vivendo o chamado missionário do Batismo. A verdadeira devoção à Maria, um suposto mariocentrismo, leva necessariamente a um cristocentrismo7.

Na Consagração, prometemos a santidade própria e dos demais8. Estamos obedecendo àquilo que prometemos ou prometeram por nós na Pia Batismal. Estamos vivendo a vocação à santidade que provém do Batismo.

Para exemplificar mais esta estreita relação entre Batismo e Consagração marial, as Congregações criaram alguns simbolismos. Nos antigos Ritos de Consagração dos Congregados Marianos, o candidato proferia sua Consagração à Virgem, segurando uma vela acesa do mesmo modo que no Batismo9. O simbolismo é claro: estava ratificando a promessa feita no Sacramento, através de uma devoção que lhe ajudaria a progredir na virtude.

Portanto, a vivência da Consagração à Virgem Maria nas Congregações Marianas é a vivência do próprio Batismo pelo cristão comum. É de acesso livre a todos que se sentirem chamados a este estilo. Daí tantos sacerdotes, bispos, cardeais e até pontífices terem tantas vezes tecido louros à Consagração na Congregação Mariana: “Conhecemos bem as Congregações Marianas: por experiência própria e com êxito feliz temos podido admirá-las de perto e apreciar de quanta utilidade são para os indivíduos, para as famílias e também para as nações donde florecem10”. Sabiam que deviam o fato de estar onde estavam à vivência do chamado à santidade e evangelização proferido no Batismo e desenvolvido na Congregação Mariana. Eram humildes em acreditarem que tudo o que tinham, provinha das bondosas mãos daquela Senhora que sempre é nossa Intercessora perante a Trindade Beatífica que, como diz a secular oração, “nunca desampara a quem dela recorre” 11. Sabiam, outrossim, que apesar de receberem as Sagradas Ordens eram simples discípulos do Mestre a quem o Apóstolo dos Gentios avisava “quem está de pé cuidado para não cair12”. Cuidavam de não caírem, segurando nas puras mãos da Mãe, como as crianças fazem.

Peçamos à boa Senhora, “Cidade de Refúgio”, que nos refugie em seus braços, sobre seu manto real, das insídias do Mundo. Peçamos que nos guie, “Estrela do Mar”, para o porto de Cristo. Peçamos que a “Senhora das Candeias” nos ajude a manter acesa a chama da nossa Fé como as virgens prudentes13 nesta noite de nossa vida até a chegada do Divino Noivo de nossa alma.

Alexandre Martins, cm.
in "Palavra do Assistente", 2006,
págs.27-30


_____________________________________________________

1 - “Confissões”, ed. Quadrante, S.Paulo, 1995, pág. 137
2
- Regra de Vida nº 6b.
3 - 1Tes 4,3.
4
- Mt 28, 19
5
- antiga fórmula de Consagração, atribuída a s. Francisco de Sales.
6 - Regra de Vida nº 11a
7
- “Les Congrégations Mariales”, pe. Émile Villaret, SJ., Paris, 1957, pág. 57
8 - Regra de Vida nº 11b
9 - “Manual dos Congregados de Nsª. Srª - Congregações Marianas”, 3ª edição oficial, 1935, pág. 88.
10
- papa Pio XI (1922-1939) - A Diretores de Congregações Marianas - 27 de maio de 1922
11
- Oração atribuída a s. Bernardo de Claraval († 1157).
12 - 1Cor 10, 12
13 - Mt 25, 1-12

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque chamamos as pessoas de "senhor" ou "senhora"?

Rodrigo Lavôr No Rio, quando você chama alguém de "senhor" ou "senhora" é comum que as pessoas te respondam: "deixa de ser formal. O Senhor ou a Senhora estão no Céu!". Trate-me de "você"! Bem, não deixa de ser bonito, dado que "você" é abreviação de "vossa mercê". Porém, por desconhecimento da raiz latina da palavra "senhor", perdemos muitas vezes a oportunidade de receber um grande elogio. "Senhor" vem de "dominus, i", o que significa: senhor, dono. Antigamente, se dizia "senhor" e "senhora" a toda pessoa a qual se desejava dizer: "você é dono (a) de si mesmo (a)", ou seja, você é uma pessoa madura, que tem "self mastery" ou uma pessoa muito virtuosa porque tem areté (= virtude, no grego). Sendo assim, não percamos a oportunidade de deixar que nos chamem "senhores de nós mesmos" quando acharmos que as coisas, de fato, são assim. Não tem nada a

25 de março - fundação da primeira Congregação Mariana no mundo.

25 de março - solenidade da Anunciação do Senhor (Nossa Senhora da Anunciação) fundação da primeira Congregação Mariana no mundo Roma, 1563. "Roma e o Colégio Romano estavam fadados para o berço da primeira Congregação própriamente Mariana, cuja fundação Deus reservara a um jesuíta belga: o pe. Leunis. Em 1563 reunia este Padre, no princípio semanalmente, depois cada dia, aos pés de Nossa Senhora, os seus discípulos e muitos que não o eram, orando todos à Ssma. Virgem, e ouvindo a seguir uma breve leitura espiritual. Nos Domingos e Festas cantavam-se ainda as Vésperas solenes. Um ano depois, em 1564 eram já setenta os congregados e davam-se as primeiras Regras, cujo teor em resumo era: Fim primário: progresso na sólida piedade e no cumprimento dos próprios deveres, sob a proteção e com a ajuda da Virgem Ssma. Meios: confissão semanal, ouvir Missa cada dia, rezar o Rosário, e fazer outras orações do Manual. Nos dias de aula, depois desta, um quarto de hora de meditação, e ou

Um olhar por trás da controvérsia da Eucaristia da JMJ Lisboa

  por Filipe d'Avillez 11 de agosto de 2023 . 14h08     Enquanto a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa termina, o debate persiste sobre algumas decisões litúrgicas tomadas durante o festival de uma semana realizado para peregrinos católicos de todo o mundo.  O Papa Francisco disse que Lisboa foi a Jornada Mundial da Juventude mais bem organizada que ele já viu como papa, mas alguns católicos estão criticando, com polêmica nas redes sociais sobre o tratamento da Eucaristia em Lisboa.  A Eucaristia reservada em uma tenda na Jornada Mundial da Juventude, na forma prescrita pela Fundação Jornada Mundial da Juventude. Crédito: MN. Havia dois pontos principais de discórdia. Uma delas tem a ver com a cibória usada numa missa ligada à Jornada Mundi