Pular para o conteúdo principal

Um Congregado mariano “co-patrono” da JMJ 2011.

Irmão Rafael, proposto como "co-patrono" da Jornada da Juventude 2011.

Será canonizado por Bento XVI em 11 de outubro

BURGOS, segunda-feira, 31 de agosto de 2009 (ZENIT.org).- Bispos espanhóis escreveram uma carta na qual propõem que o beato María Rafael Arnáiz Barón, mais conhecido como "Irmão Rafael", seja proclamado um dos "co-patronos" da Jornada Mundial da Juventude que o Papa presidirá em agosto de 2011 em Madri.

No dia 11 de outubro, Bento XVI canonizará no Vaticano este jovem que faleceu aos 27 anos (1911-1938), no mosteiro cistercense de Santo Isidro de Dueñas, em Palencia, Espanha. 

"Confiamos que o Irmão Rafael Arnáiz nos acompanhe como um dos 'co-patronos' do encontro, para que todos os jovens do mundo possam conhecer a obra de Deus neste jovem do século XX", explicam os bispos pensando na Jornada Mundial da Juventude.

A carta pastoral dirigida aos jovens com o título "Busque o rosto de Deus" foi assinada em 15 de agosto em Santo Isidro de Dueñas por vários bispos. Os prelados alertam os jovens espanhóis: "não ocorra que nós, 'os de casa', desconheçamos o tesouro que temos a nosso lado, e que tenham de vir de longe para abrir-nos os olhos!".

Para isso exortam: "aproximemo-nos do Irmão Rafael, peregrinemos à Trapa de Santo Isidro de Dueñas para orar ante seu túmulo, leiamos seus escritos, e sejamos difusores de sua vida e testemunho...".

"Em resumo, sejamos autênticos, como o Irmão Rafael! Aos jovens católicos deste século XXI, cabe remar contra a corrente. Somos conscientes disso! Não é fácil ser autêntico, em meio a tantos clamores e tentações contrárias ao caminho do Evangelho", asseguram os bispos.

O Irmão Rafael, nascido em Burgos, era um jovem estudante de Arquitetura, quando em outubro de 1930 visitou o Mosteiro de Santo Isidro de Dueñas, vislumbrando a vocação monástica. Ingressou na Trapa quatro anos depois. Morreu no mosteiro em consequência do diabetes. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II, em 27 de setembro de 1992.
--------------------------------------------
Rafael Arnáiz era Congregado mariano. Com a mudança da família para a cidade de Olviedo em 1922, continuou seu Ensino Médio no Colégio de Santo Inácio, onde ingressou na Congregação Mariana de alunos, sendo um de seus diretores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25 de março - fundação da primeira Congregação Mariana no mundo.

25 de março - solenidade da Anunciação do Senhor (Nossa Senhora da Anunciação) fundação da primeira Congregação Mariana no mundo Roma, 1563. "Roma e o Colégio Romano estavam fadados para o berço da primeira Congregação própriamente Mariana, cuja fundação Deus reservara a um jesuíta belga: o pe. Leunis. Em 1563 reunia este Padre, no princípio semanalmente, depois cada dia, aos pés de Nossa Senhora, os seus discípulos e muitos que não o eram, orando todos à Ssma. Virgem, e ouvindo a seguir uma breve leitura espiritual. Nos Domingos e Festas cantavam-se ainda as Vésperas solenes. Um ano depois, em 1564 eram já setenta os congregados e davam-se as primeiras Regras, cujo teor em resumo era: Fim primário: progresso na sólida piedade e no cumprimento dos próprios deveres, sob a proteção e com a ajuda da Virgem Ssma. Meios: confissão semanal, ouvir Missa cada dia, rezar o Rosário, e fazer outras orações do Manual. Nos dias de aula, depois desta, um quarto de hora de meditação, e ou

Coisas estranhas acontecem na noite de Natal

É fato conhecido, que a data em que mais almas são libertas do Purgatório é a Noite de Natal. Vários santos e aparições falam desse fato. Uma história impressionante aconteceu em uma Igreja na Missão. Isso ocorreu em uma paróquia no Alasca e isso foi escrito graças ao padre jesuíta Segundo Llorente Villa , um missionário no Círculo Ártico. Padre Llorente transcreveu o testemunho de outra cura da qual não cita o nome ( que pode ter sido o próprio):  Padre Segundo Llorente (1906-1989) trabalhou durante quarenta anos , difícil de levar o Evangelho aos nativos daquele lugar. Ele escreveu uma reflexão intitulada "Coisas estranhas acontecem na noite de Natal." . Esta peça perspicaz, que foi publicado no Boletim da Sociedade Católica de Evangelistas em fevereiro de 1998, é relevante para o nosso terceiro milênio cristão. Ele diz que um padre lhe contou o que aconteceu uma vez em sua primeira paróquia. Depois da Missa do Galo no Natal, ele, pessoalmente, fec