Pular para o conteúdo principal

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos


Meditação para 1º dia da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 17 de janeiro de 2008 (ZENIT.org).- Publicamos o comentário aos textos bíblicos escolhidos para o 1º dia da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, 18 de janeiro.

O texto faz parte dos materiais distribuídos pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Ecumênico das Igrejas e o Conselho Pontifício para a promoção da Unidade dos Cristãos.

Textos bíblicos, meditações e orações para a Semana

1º dia: Orai sempre

Orai sem cessar (1 Tes 5, 17)

Is 55, 6-9: Buscai o Senhor enquanto Ele se deixa encontrar

Sal 34: Chamei o Senhor e Ele me respondeu

1 Tes 5, 13b-18: Orai sem cessar

Lc 18, 1-8: Orar constantemente e sem desfalecer

Comentário

Paulo escreveu: «Estai sempre alegres. Orai sem cessar. Conservai-vos em constante ação de graças, porque isso é o que Deus quer de vós como cristãos». Sua carta está dirigida a uma comunidade de fiéis ansiosos ante a morte. Muitos irmãos e irmãs, bons e crentes, «dormiram» antes de que o Senhor voltasse de novo para unir todos em sua ressurreição. O que será destes fiéis falecidos? Qual será o destino dos vivos? Paulo os reconforta dizendo que os mortos ressuscitarão com os vivos e os convida «a orar sem cessar». Mas o que significa orar sem cessar? As leituras de hoje oferecem alguns elementos como respostas a esta questão. Toda a nossa vida deve ser uma busca de Deus, na convicção que, se o buscarmos, nós o encontraremos.

Em pleno exílio, quando tudo parecia inútil e sem esperança, o profeta Isaías proclama: «Buscai ao Senhor enquanto Ele se deixa encontrar, invocai-o enquanto está perto». Inclusive no exílio, o Senhor está perto de seu povo e o exorta a dirigir-se a Ele na oração, e a seguir suas ordens para que possa conhecer sua misericórdia e seu perdão. No centro do salmo 34, encontramos esta convicção profética que o Senhor responderá ao chamado dos que o invocam, unindo o louvor ao chamado à oração contínua.

No evangelho de Lucas, Jesus conta a parábola da viúva que pede justiça por um juiz que não tem temor de Deus nem respeito aos homens. Este relato é uma maneira de recordar a necessidade de uma oração constante, «orar sempre e sem desfalecer», e a certeza que a oração será atendida: «E Deus não faria justiça a seus eleitos que o invocam dia e noite?»

Como cristãos em busca da unidade, meditamos sobre estas leituras para encontrar «a vontade de Deus» com relação a nós «em Cristo Jesus». É Cristo que vive em nós. O chamado de orar sem cessar se converte em parte integral de sua intercessão eterna ante o Pai: «Que todos sejam um... para que o mundo creia...». A unidade que buscamos é a unidade «tal como Cristo a quer» e a celebração da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é o reflexo do conceito bíblico de plenitude, ou seja, a esperança que um dia haverá resposta à nossa oração.

A unidade é um dom que Deus faz à Igreja. É também a vocação dos cristãos destinados a viver deste dom. A oração pela unidade é a fonte de onde brota qualquer esforço humano dedicado a manifestar a unidade plena e visível. Numerosos são os frutos produzidos em um século de semanas de oração pela unidade. Contudo, numerosas também são as barreiras que ainda dividem os cristãos e suas Igrejas. Com o fim de não desalentar-nos, devemos ser constantes na oração e buscar o Senhor e sua vontade em tudo o que empreendemos e em tudo o que somos.

Oração
Senhor da unidade, Pai, Filho e Espírito Santo, nós vos pedimos sem cessar que todos sejam um como vós sois um. Pai, ouvi nosso chamado quando vos buscamos. Cristo, conduzi-nos à unidade que desejais para nós. Espírito Santo, fazei que nunca nos desanimemos. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque chamamos as pessoas de "senhor" ou "senhora"?

Rodrigo Lavôr No Rio, quando você chama alguém de "senhor" ou "senhora" é comum que as pessoas te respondam: "deixa de ser formal. O Senhor ou a Senhora estão no Céu!". Trate-me de "você"! Bem, não deixa de ser bonito, dado que "você" é abreviação de "vossa mercê". Porém, por desconhecimento da raiz latina da palavra "senhor", perdemos muitas vezes a oportunidade de receber um grande elogio. "Senhor" vem de "dominus, i", o que significa: senhor, dono. Antigamente, se dizia "senhor" e "senhora" a toda pessoa a qual se desejava dizer: "você é dono (a) de si mesmo (a)", ou seja, você é uma pessoa madura, que tem "self mastery" ou uma pessoa muito virtuosa porque tem areté (= virtude, no grego). Sendo assim, não percamos a oportunidade de deixar que nos chamem "senhores de nós mesmos" quando acharmos que as coisas, de fato, são assim. Não tem nada a

25 de março - fundação da primeira Congregação Mariana no mundo.

25 de março - solenidade da Anunciação do Senhor (Nossa Senhora da Anunciação) fundação da primeira Congregação Mariana no mundo Roma, 1563. "Roma e o Colégio Romano estavam fadados para o berço da primeira Congregação própriamente Mariana, cuja fundação Deus reservara a um jesuíta belga: o pe. Leunis. Em 1563 reunia este Padre, no princípio semanalmente, depois cada dia, aos pés de Nossa Senhora, os seus discípulos e muitos que não o eram, orando todos à Ssma. Virgem, e ouvindo a seguir uma breve leitura espiritual. Nos Domingos e Festas cantavam-se ainda as Vésperas solenes. Um ano depois, em 1564 eram já setenta os congregados e davam-se as primeiras Regras, cujo teor em resumo era: Fim primário: progresso na sólida piedade e no cumprimento dos próprios deveres, sob a proteção e com a ajuda da Virgem Ssma. Meios: confissão semanal, ouvir Missa cada dia, rezar o Rosário, e fazer outras orações do Manual. Nos dias de aula, depois desta, um quarto de hora de meditação, e ou

Um olhar por trás da controvérsia da Eucaristia da JMJ Lisboa

  por Filipe d'Avillez 11 de agosto de 2023 . 14h08     Enquanto a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa termina, o debate persiste sobre algumas decisões litúrgicas tomadas durante o festival de uma semana realizado para peregrinos católicos de todo o mundo.  O Papa Francisco disse que Lisboa foi a Jornada Mundial da Juventude mais bem organizada que ele já viu como papa, mas alguns católicos estão criticando, com polêmica nas redes sociais sobre o tratamento da Eucaristia em Lisboa.  A Eucaristia reservada em uma tenda na Jornada Mundial da Juventude, na forma prescrita pela Fundação Jornada Mundial da Juventude. Crédito: MN. Havia dois pontos principais de discórdia. Uma delas tem a ver com a cibória usada numa missa ligada à Jornada Mundi